• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Asas dos Balrogs

• Criador do tópico Criador do tópico Neithan
  • Data de Criação Data de Criação

Balrogs Tinham asas

• SIM

Votos: 79 47,3%
  • NÃO

Votos: 73 43,7%
  • ALGUNS

Votos: 15 9,0%

• Total de votantes
    167
eu acho que não.
na sociedade do anel Tolkien fala de asas apenas para mostrar o poder e a força de presença do balrog. "sua sombra se espalhou como asas".COMO asas. é apenas uma comparação.

eu acho que não.
na sociedade do anel Tolkien fala de asas apenas para mostrar o poder e a força de presença do balrog. "sua sombra se espalhou como asas".COMO asas. é apenas uma comparação.

essa é apenas uma das várias traduções Glaurung, teve uma mais antiga que já citaram aqui que afirma que eles tem asas mesmo no entanto, ainda não trouxeram-na...

essa é apenas uma das várias traduções Glaurung, teve uma mais antiga que já citaram aqui que afirma que eles tem asas mesmo no entanto, ainda não trouxeram-na...

:think:...ah então eu não posso afirmar com certeza mesmo.a única versão que eu conheço é essa então é só nela que eu possso me basear.
mas então...você sabe onde eu posso encotrar essa outra tradução?muda algo mais além disso?

:think:...ah então eu não posso afirmar com certeza mesmo.a única versão que eu conheço é essa então é só nela que eu possso me basear.
mas então...você sabe onde eu posso encotrar essa outra tradução?muda algo mais além disso?
Alguém postou isso na página de trás desse tópico. E desde então estamos em busca do trecho original em ingles pra ver se a tradução está correta, mas até agora ninguém achou nada.

Os trechos originais são estes (grifos meus):

The Balrog reached the bridge. Gandalf stood in the middle of the span, leaning on the staff in his left hand, but in his other hand Glamdring gleamed, cold and white. His enemy halted again, facing him, and the shadow about it reached out like two vast wings. (...)

The Balrog made no answer. The fire in it seemed to die, but the darkness grew. It stepped forward slowly on to the bridge, and suddenly it drew itself up to a great height, and its wings were spread from wall to wall;(...)

São dois trechos, um perto do outro. Só que o primeiro é que tem a palavra "como" ("like", em inglês), enquanto no segundo, apesar de não ter a palavra "como", estaria subentendido que "asas" ali se refere à metáfora do primeiro parágrafo, o do "e a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas". Seria um simples referente textual, que é chamado de anáfora: um termo ocorre duas vezes dentro de um mesmo contexto, mas para evitar a repetição da mesma palavra ou expressão, ela é substituída por outra que mantém os laços com o que foi dito primeiro. Neste caso, a expressão "a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas" ocorre em um parágrafo, enquanto que "suas asas se estenderam de parede a parede" ocorre dois parágrafos adiante. "Asas" no segundo parágrafo seria o referente textual que substitui toda a expressão "a sombra ao seu redor se estendeu como duas grandes asas" - apenas uma palavra da expressão original é repetida, por questões estilísticas, para dar mais fluidez ao texto e criar uma cena de impacto.

Em resumo, isso dá a entender que simplesmente a sombra tomou forma de asas e, depois, ainda nessa forma, essas "asas de sombra" foram o que se estenderam de parede a parede. O Balrog, logo, não possuiria asas físicas, mas uma sombra (que ele controlava como queria) que podia assumir a forma que ele bem entendesse - nesse caso, a de asas, para causar um maior impacto psicológico sobre os membros da Comitiva, para sentirem que seriam "envoltos" pela escuridão etc.

Última edição:
pois é...era até aí que eu sabia, mas se esses são os trechos originais, quer dizer que não há como haver outro modo de interpretar senão do modo como aí foi explicado.
a tradução que eu imaginava então estava corrreta.e chegamos à coclusão, agora com acesso aos originais, que balrogs não tem asas.pelo menos, não fisicamente.(podemos concluir isso agora, não podemos?)

Por acaso vai decidir alguma coisa dizer se eles têm ou não asas? Que enquete mais inútil. Só vai ter um monte de opiniões engraçadinhas e o único resultado prático será saber qual é a opinião da maioria, o que não diz respeito à obra.

Poxa Gabriel, esse seu último parágrafo foi O parágrafo. Nunca tinha pensando na sombra do balrog obter formas para causar "traumas" e medo em seu adversário...

Poxa Gabriel, esse seu último parágrafo foi O parágrafo. Nunca tinha pensando na sombra do balrog obter formas para causar "traumas" e medo em seu adversário...

Faço das minhas as palavras de meu nolion; realmente o modo que você explicou tudinho aí ficou perfeitamente colocado, logo o Balrog não tinha asas, porém ele com sua sombra as criou para causar om maior impacto e medo a comitiva o tornando mais imponente, comprova-se isso logo após 1quando ele fala que ele estendeu as asas...., assa essa feitas de sombra não originais.

O Gabriel deixou tudo muito bem explicadinho. Realmente, nessa passágem dá pra notar que as asas são apenas uma matáfora e que não existem, senão como uma nuvem de fumaça escura.

Mas ainda assim eu gosto da idéia deles terem asas e não quero mudar meu voto! Eles são bem mais fodões com asas!

Por acaso vai decidir alguma coisa dizer se eles têm ou não asas? Que enquete mais inútil. Só vai ter um monte de opiniões engraçadinhas e o único resultado prático será saber qual é a opinião da maioria, o que não diz respeito à obra.
Foi exatamente que o tópico foi aberto no De Fã para Fã, apenas para obtermos um consenso.
Eu ACHO/PREFIRO que eles tenham asas, então voto que eles tem.
Você ACHA/PREFERE que eles não as tenham, então eles não tem.

Simples assim! Agora deixa de ser ranzinza e voto logo!

DE FÃ PARA FÃ! Isso está no "Tolkien e sua Obras (diga amigo e entre)"? Não. Porque eu sei que não chegaremos a uma decisão, por isso, fiz essa enquete, para que por convenção possamos decidir. Se você acha que não, vote não, se você acha que sim, vota sim, se você acha que alguns, vote em alguns, se você acha inútil, tchau.:cerva:

Estranho, o que está no seu conjunto tem. :think:

Uhahahah pensei a mesma coisa quando ia escrever já existia..., mas reforçando, pois no seu conjunto tem mesmo..., eu prefiria que alguns tivessem para não ficar uma coisa igualitária.

DE FÃ PARA FÃ! Isso está no "Tolkien e sua Obras (diga amigo e entre)"? Não. Porque eu sei que não chegaremos a uma decisão, por isso, fiz essa enquete, para que por convenção possamos decidir. Se você acha que não, vote não, se você acha que sim, vota sim, se você acha que alguns, vote em alguns, se você acha inútil, tchau.:cerva:

Apesar desta explicação... Gosto mais com asas.... looool

Mas não tem não...:lol:

Tem sim.... :D

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back