O problema é que falando assim é fácil. Mas em diversas situações limítrofes fica difícil diferenciar quem é o louco que pode tudo e quem é o cara desesperado que não vai fazer nada.
E outro problema que pode ser gerado com isso: permitir que atiradores de elite decidam de forma discricionária sobre a vida de outras pessoas é dar a eles um poder muito grande. E não adianta falar que é pelo bem maior da sociedade, porque todo mundo sabe muito bem ao que esse tipo de discurso pode levar.
Não que eu defenda que os atiradores em determinados casos não devam fazer isso, mas cada caso deve ser analisado concretamente, e não ser dado uma carta branca e indiscriminada pra carnificina..
Meu, raramente alguém desesperado vai ficar torturando refém e fazendo vitimas. O desesperado é aquele que age por impulso, que rouba, e se tiver que matar, ele vai matar a queima roupa, no "susto" e não ficar horas fazendo refém. Quem faz esse tipo de coisa, ou é desequilibrado ou é premeditado.
(e sim, se acabou matando, por mais que seja por "desespero", também deveria existir a pena de morte. Matou? Morreu. Simples e eficiente. Se pode tirar uma vida, então a sua também não vale nada.)
Uai, e os bandidos podem decidir quem vai viver e morrer?
Não acho que é dar poderes maiores, é igualar as chances de quem vai viver e morrer. Se um inocente pode morrer, porque o bandido tem que ser protegido?!?!
Ai é uma inversão de valores.
E essa coisa de "bem maior" é só quem tem preguiça de falar os argumentos de verdade
(ou não tem argumentos
)
Mas concordo, não tem que dar carta branca pra TODOS os casos. Mas ainda sim, deveria SIM ser mais fácil resolver isso.
Eu acho que a malícia de bandido pra esse tipo de coisa não exige nada além de ensino básico. Muitos golpes extremamente complicados e muita pilantragem vem da cabeça de bandido semianalfabeto... não acredito que seria impossível para eles desenvolverem um sequestro mais complicado.
Normalmente os maiores golpes realmente inteligentes foram feitos por pessoas além do ensino básico. Claro, pode existir um prodigio. Mas é minoria.
Além do mais, grandes e complicados golpes, feitos por pessoas mais inteligentes, quase nunca envolvem tiroteiro e armas, porque eles sabem que se forem pegos, isso é agravante.
Tiroteiro, brincar de arminha de fogo, é pra gente que quer o caminho mais fácil.
Os grandes ladrões no nosso Brasil, que não usam arma de fogo, estão de terno e gravata e não pegam numa arma, e tem faculdade.
E sim, deveria ter punições mais severas pra esses também. Mas como é tudo a base da grana, eles saem mais fácil disso. Infelizmente.
Mas se tu me mostrar um bandido analfabeto, sem escolaridade, e que deu um golpe muito inteligente, eu me retrato. Por hora, eu não me recordo de nenhum.
Pode ser meio infantil e inconsequente o que vou dizer... Mas eu sou a favor de um Kira! Se bandidos como pedófilos, estupradores, sequestradores entre outros fossem desta para a pior, o mundo não seria tão ruim.
Até me lembro de um frase de um bandido implorando aos policiais em Death Note:
"Me dêem uma segunda chance, eu prometo que nunca mais farei algo do tipo, mas eu não quero morrer!"
Sim, eu sou a favor da pena de morte. Tinha que ser por fuzilamento, um tiro na cabeça e mandar a nota fical da munição pra família pagar.
E não me venham com essa história de pai de família desempregado, ou ele não teve oportunidade, conheço muita gente que é desse meio, humilde, batalhadora e que não está roubando e matando por aí, só porque não tem boas condições financeiras.
Exatamente. Acho que quem realmente ta em desespero, vai la, rouba um pão, um mercadinho e se arrepende amargamente. Muito diferente de ficar fazendo reféns e matando outro humano.
Claro, PODE ACONTECER. Mas se a pessoa não consegue se segurar, será que ela é realmente confiavel?
Mas ai já é mais uma discussão psicologica, eu acho
Death note!!!!
Com certeza o único grande pecado daquela época foi o extermínio de inocentes.
Mas pra mim seria simples demais ver por exemplo a execução um perigosíssimo assassino serial por uma injeção letal e aí no caso desses estamos bem longe de condenar um inocente.
Pela barbárie que cometeu se tivesse envolvido alguém proximo de mim eu ia querer que ele tivesse uma morte bem sofrida pra literalmente sentir nos ossos, na carne e na alma o que é tirar uma vida.
Nessas horas, salvo algumas exceções no fundo até aquela pessoa mais pacifica ia desejar isso caso acontecesse com um ente muito querido proximo dela.
Mas a gente não pode julgar. Um serial killer ou estuprador, sente prazer na dor alheia. Tem um disturbio psicologico comprovado. A gente pode achar que morrer de forma dolorosa e lenta é um "castigo", eu duvido que eles vejam assim. E eu não quero me tornar o mesmo monstro que eles.
Então, morrem de vez.
Eu acho que quem busca vingança, é só uma alma que nunca vai realmente ficar em paz. Mas ai é minha crença pessoal.
"- Sinto decepção.
- Esse é um termo usado entre amantes. Que tal ódio? De todas as pessoas que conheci, você é a que tem a história mais cabeluda com Zuwanie. Afinal, foram as minas dele que mataram...
- Shhhh...Não mencione os mortos...Todo mundo que perde alguém quer vingança, e se vinga em Deus se não encontra outra pessoa. Mas na África, em Matobo, os Ku acreditam que só se esquece um sofrimento salvando uma vida. Quando alguém é assassinado. Passa-se um ano de luto que termina com o ritual do julgamento do afogado. O assassino é posto em um barco. Esta amarrado, não pode nadar. Ele é jogado no rio. A familia do morto escolhe: podem salva-lo, ou ,deixa-lo morre. Os ku acreditam que se a familia o deixar morrer, terão justiça, mas passarão o resto da vida em luto. Mas se o salvarem... Se aceitarem que a vida não é justa...Isso pode acabar com o sofrimento. Vingança é uma forma preguiçosa de sofrer."
Filme A Interprete.