Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Dei um 5, mas só pelos efeitos especiais, e pela repecrcussão que o filme causou. Mas não gostei, além do enrredo velho, e de um cadeirante que vira um avatar, dorme e volta a ser cadeirante de novo, muito repetitivo e sem graça.
nunca vai ser igual a TITANIC..ainda mais com uma tecnologia muuuuito boa que só com IMAX pra ter a total experiencia! Onde que tem IMAX? quase em nenhum lugar...
acho q tem muito enxame nesse projeto! vou esperar pra v...
* Avatar vendeu mais ingressos por conta da tecnologia 3D, isso é comum a todos.
* Uma pesquisa foi realizada num site especializado em cinema, levando em conta a inflação no preço dos ingressos, e Avatar ficou em 26 lugar
Avatar não vendeu mais ingressos, ganhou mais dinheiro. Justamente por causa do preço das entradas do 3D que é bem maior, além da inflação. Acho que foi isso que você quis dizer, mas não ficou claro.
Exatamente!!! Mas acho que, também, quis dizer que pelo fato da technologia 3D usada no filme ser inovadora, levou mais gente para assisti-lo do que o próprio filme levaria sem esta "inovação".
Eu msm, o que mais me impulsionou a ir assisti-lo foi a curiosidade de ver esta tal nova technologia 3D.
=D
Tudo muito bem colado! Parabéns, foi um ótimo artigo.Tecnologia até demais
Nem mesmo toda a tecnologia usada para a produção de Avatar, que custou metade de seu estrondoso orçamento, poderá torná-lo um filme bom por completo. Isso porque sua história não apresentou nada de novo aos espectadores, diferentemente dos recursos audiovisuais, que justificaram o sucesso de bilheteria. Entretanto, tal contraste gera uma questão: como o diretor James Cameron conseguiu encantar a tantos expectadores, mesmo com um enredo tão clichê?
A maior parte dos gastos foi destinada a pesquisas tecnológicas e marketing. Além da grande quantidade de cores e efeitos especiais, o longa impulsionou a sequência, que ficará cada vez mais constante, de filmes e cinemas 3D. A preocupação foi tanta com as minúcias high tech que Cameron esperou quase que por uma década até que houvesse recursos suficientes para seu trabalho, que ficou incrível nesse quesito, mas que não deixa de ser uma produção experiencial¹. Com certeza, as técnicas utilizadas irão se aprimorar com o tempo nas mãos de outros cineastas, voltando até mesmo às de Cameron, que foi o precursor de tais ousadias.
Mas, talvez, o grande erro foi deixar contrastar tão evidentemente a falta de harmonia entre o roteiro e as técnicas. Claro que a relação natureza-homem é importante, ainda mais quando reproduzida para uma audiência significativa, porém, o clímax e o foco foram o mesmo que encontramos em outros tantos filmes hollywoodianos.
Uma produção de tal estirpe acaba caindo no conceito de muitos quando relacionado ao enredo previsível. O mesmo ocorre com ótimos roteiros que não são bem explorados, seja pelo elenco, ou pela produção como um todo. Cinema é harmonia entre as partes², o que deixou dúvidas quanto a Avatar.
Voltando a questão inicial, então: como essa produção conseguiu atrair e encantar a tantas pessoas? O que ocorre é que, por mais que sempre busquemos extrair algumas lições com as histórias – o que é particularmente meu caso -, Avatar não foi feito para isso, mas sim para puro entretenimento. A chave de encanto é sua beleza, desvinculada até mesmo da tecnologia, pois a maioria dos espectadores não tem fundamentos técnicos para julgá-lo revolucionário ou não; o belo sempre despertou uma atenção maior do ser humano, desde seus primórdios, e Avatar tem uma beleza peculiar que comprova isso. Eis o trunfo.
¹Referente às técnicas de animação do próprio filme e às 3D.
²Lembrando que o cinema, sendo a 7ª arte, reune todas as seis anteriores: música, dança, pintura, escultura, teatro e literatura, somado à arte digital.
Com relação à animação (esta técnica em específico), o precursor foi Peter Jackson, ao fazer o Gollum em O Senhor dos Anéis. Cameron apenas investiu para que a tecnologia fosse aprimorada e não criada.mas que não deixa de ser uma produção experiencial [Referente às técnicas de animação do próprio filme e às 3D.]. Com certeza, as técnicas utilizadas irão se aprimorar com o tempo nas mãos de outros cineastas, voltando até mesmo às de Cameron, que foi o precursor de tais ousadias.
Com relação à animação (esta técnica em específico), o precursor foi Peter Jackson, ao fazer o Gollum em O Senhor dos Anéis. Cameron apenas investiu para que a tecnologia fosse aprimorada e não criada.
Sim! A técnica usada em Avatar para fazer os Na'Vi é a mesma técnica usada por PJ em SdA para fazer o Gollum.É mesmo? Não sabia! Falha minha..
Agradeço.