Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Gabriela, Cravo e Canela é uma belíssima ode ao amor livre.
"Capitães de Areia" foi só o que li, por sugestão/cobrança de um professor da Letras. Gostei. Também quero ler mais dele. Mas acho que o mais comumente recomendado é o "Terras do Sem-Fim". Então, se for por aí, tem mais chance de sucesso na leitura. ^^Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!![]()
Qualquer coisa do Jorge Amado vale a a pena. Não li nada ainda que não tenha gostado muito.Eu acho que é uma leitura possível, sim, mas pra mim, particularmente, ressalta mais a disparidade dos códigos sociais no que se refere aos homens e às mulheres, especificamente com relação à questão da liberdade/sujeição da mulher, numa Ilhéus em que se verifica um descompasso entre o rápido progresso econômico da região cacaueira e a lenta mudança dos costumes - "costumes feudais", na designação do personagem Tonico Bastos.
Nesse sentido, na minha leitura, acho que Gabriela - espírito livre, que Nacib intenta domar - é mais o elemento desestabilizador. E de certa forma, vejo uma outra personagem que, por caminhos diferentes, fez o mesmo: Malvina, filha do Coronel Melk Tavares, que afrontou o pátrio poder, negando ao pai a prerrogativa de decidir sobre o seu destino.
Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!![]()
Cara, eu gosto muito de Jubiabá, mas sou apaixonado por Terras do Sem Fim (que assim como Gabriela, se passa na região cacaueira). Nem sei explicar: aquelas leituras que te arrebatam. Capitães de Areia é um dos mais falados, e foi bom lembrarem, porque faz tempo que eu pretendo ler. Entrando na lista agora mesmo.Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!![]()