Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Gabriela, Cravo e Canela é uma belíssima ode ao amor livre.
"Capitães de Areia" foi só o que li, por sugestão/cobrança de um professor da Letras. Gostei. Também quero ler mais dele. Mas acho que o mais comumente recomendado é o "Terras do Sem-Fim". Então, se for por aí, tem mais chance de sucesso na leitura. ^^Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!
Qualquer coisa do Jorge Amado vale a a pena. Não li nada ainda que não tenha gostado muito.Eu acho que é uma leitura possível, sim, mas pra mim, particularmente, ressalta mais a disparidade dos códigos sociais no que se refere aos homens e às mulheres, especificamente com relação à questão da liberdade/sujeição da mulher, numa Ilhéus em que se verifica um descompasso entre o rápido progresso econômico da região cacaueira e a lenta mudança dos costumes - "costumes feudais", na designação do personagem Tonico Bastos.
Nesse sentido, na minha leitura, acho que Gabriela - espírito livre, que Nacib intenta domar - é mais o elemento desestabilizador. E de certa forma, vejo uma outra personagem que, por caminhos diferentes, fez o mesmo: Malvina, filha do Coronel Melk Tavares, que afrontou o pátrio poder, negando ao pai a prerrogativa de decidir sobre o seu destino.
Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!
Cara, eu gosto muito de Jubiabá, mas sou apaixonado por Terras do Sem Fim (que assim como Gabriela, se passa na região cacaueira). Nem sei explicar: aquelas leituras que te arrebatam. Capitães de Areia é um dos mais falados, e foi bom lembrarem, porque faz tempo que eu pretendo ler. Entrando na lista agora mesmo.Cara, eu quero muito ler mais coisas do Jorge Amado. Dele eu só li "A morte e a morte de Quincas Berro d'Água" e "Gabriela", que eu adorei! Se quiserem me recomendar mais coisas dele, eu vou adorar!