Um dia desses eu estava lendo aqui no fórum sobre a semelhança da natureza dos maiar entre si e achei um detalhe curioso.
Ao que parece Ossë tinha uma queda por demonstrar poder pela felicidade de usar o poder (com sua fúria e violência) e por semelhança desse pensamento acabou por esquecer as prioridades de Eru, que eram os povos livres aliando-se a Melkor por um tempo.
Como Saruman, Sauron e Fëanor também gostavam muito de manifestar habilidades elas acabaram se distanciando em seus respectivos campos... Para Sauron a queda foi para a escuridão, para Feanor foi para o fogo, para Ossë foi pela fúria e aqui ele se parece muito com as características das fúrias gregas, antes de ser domado por, que na Grécia eram as servas dos homens, Ossë teria agido como uma fúria indômita, semelhante a Fëanor.
Há um trecho falando sobre o brilho dos olhos de Arien ser insuportável até mesmo para os elfos, num exemplo de fúria incontrolada... E fico imaginando que Saruman pode ter tido um desses acessos de fúrias para algum lado... Talvez ele maquinasse demais as coisas e Gandalf, que tinha piedade até dos escravos do Inimigo acabou por não ter sido cego por sua própria fúria, ou seus próprios poderes.
Suponho que em termos de forjadura de personalidade, Saruman enxergou necessidades imaturas, formulando por conseqüência planos imaturos que foram colhidos antes do tempo, rendendo frutos perdidos.