• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

  • Criador do tópico Criador do tópico Spartaco
  • Data de Criação Data de Criação
O dia 28 de dezembro é a data de nascimento dos compositores:

cannabich1.jpg
Johann Christian Cannabich.webp

Johann Christian Innocenz Bonaventura Cannabich (1731, em Mannheim, Alemanha); ele foi nomeado diretor de música da Orquestra de Mannheim em 1774. Nessa época, a orquestra atingia o seu auge, tornando-se a melhor da Europa, e durante o mesmo período conheceu Mozart, tornando-se bons amigos. Este último considerava Cannabich o melhor diretor que eu vi, como escreveu em uma carta a seu pai Leopold.

Bild.jpg
João Domingos Bomtempo.webp

João Domingos Bomtempo (1775, Lisboa, Portugal); ele foi uma figura notável da história da arte em Portugal, ocupando um lugar entre os grandes reformadores oitocentistas da cultura portuguesa. Como compositor, grande parte da sua obra é desconhecida, o que torna difícil a avaliação exata do seu talento; no entanto, coube-lhe o papel histórico de ter sido o primeiro português a tentar as formas sinfônicas.
 
Além dos dois compositores acima mencionados, o dia de hoje é também a data de nascimento do compositor norte-americano Roger Huntington Sessions (1896, New York, USA).

c-sessions.jpg
Roger Sessions.webp

Quanto ao seu estilo musical, a respectiva produção dos anos 20 e 30 pode ser classificada como de estilo neoclássico; posteriormente, suas composições, apesar de ainda permanecerem no âmbito tonal, são harmonicamente mais complexas. Após 1953 (ano de sua Sonata para violino) Sessions adotou quase integralmente a escrita serial.
 
Última edição:
Dia 29 de dezembro: nascimento do compositor espanhol Tomás Bretón y Hernández (1850, em Salamanca).

breton_tomas.webp Tomás Bretón 1913.webp

Violinista e regente, Bretón foi autor de numerosas zarzuelas e óperas, sendo um ardente defensor da ópera em seu próprio idioma. Sua obra mais conhecida é a zarzuela La verbena de la Paloma (1894).
 
Última edição:
O dia 29 de dezembro é ainda a data de nascimento de um dos maiores violoncelistas de todos os tempos e também compositor, o catalão Pau Carles Salvador Casals i Defilló (1876, em Vendrell, Espanha)

220px-Pablocasals.jpg
Pau Casals.webp

Pablo Casals, que foi o exímio violoncelista que todos sabem, exerceu ainda as funções de professor e regente, além de ter sido compositor, escrevendo várias obras, como o oratório El Pessebre.

- - - Updated - - -

Ópera não podia ser no próprio idioma?
Aliás outra pergunta: onde surgiu o gênero? Itália?

Patrícia, respondendo a sua pergunta, a ópera é um gênero musical que nasceu na Itália; daí o idioma utilizado no início era o italiano, mesmo por compositores de outros países; tanto que o texto da ópera é chamada de libretto.

inv-opera3d-site_2.jpg
A Invenção da Ópera.webp
Se você se interessar pelo assunto e para quem gosta de saber um pouco mais da história da ópera, recomendo o livro A Invenção da Ópera ou a História de um Engano Florentino de Sergio Casoy (Algol Editora); nele o autor explica a sua origem, bem como cada elemento envolvido no espetáculo (orquestra, coro, regência, balé, direção de cena).
 
Dia 30 de dezembro: data de nascimento dos compositores André-Charles Prosper Messager (1853, Montluçon, França), Reinhold Moritzovich Glière (1874, Kiev, Ucrânia) e Dmitri Borisovich Kabalevsky (1904, em São Petersburgo, Rússia).

MessagerAndre.webp André Messager.webp

Messager compôs principalmente para o teatro, balés, operetas e óperas; foi diretor da Opéra-Comique en 1898, sendo que em 1902 ele dirigiu a estréia de Pelléas et Mélisande de Claude Debussy.

image7.webp Reinhold Moritzovich Glière.webp

A obra de Glière (onde se combinam a influência dos clássicos russos e do folclore), bem como os seus trabalhos científicos (principalmente sobre o folclore da Ucrânia e do Azerbaijão) valeram-lhe as mais altas honras da União Soviética, como o de presidente do comitê da União dos Compositores Soviéticos e doutor em ciências.

22546921_138613871580.webp Dmitri Kabalevsky.webp

Kabalevsky é um dos grandes nomes da era União Soviética; foi um prolífico compositor em todas as formas musicais, sendo mais conhecido por sua música instrumental, onde destacam-se os concertos para piano, para violino e para violoncelo, as suítes orquestrais e a música para piano.
 
Última edição:
Ficou faltando mencionar que no dia 30 de dezembro nasceu o compositor Josef Bohuslav Foerster (1859, em Dětenice na atual República Tcheca).

foerster_josef.jpg
Josef Bohuslav Foerster.webp

A música de Foerster não é nacionalista, sendo considerada muito subjetiva e pessoal, mística e idealista. Sua produção inclui 5 sinfonias e outras peças orquestrais, muita música de câmara (incluindo 5 quartetos de cordas, 3 trios com piano, 2 sonatas para violino e 2 para violoncelo), 5 óperas, 2 concertos para violino e um para violoncelo, música sacra, além de outros trabalhos, somando ao todo cerca de 170 obras com número de opus.
 
Dia 31 de dezembro: data de nasimento dos compositores Silvestre Revueltas Sánchez (1899, em Santiago Papasquiaro, México) e Nathan Mironovich Milstein (1903, em Odessa na Ucrânia).

201209%5CSilvestre%20Revueltas.jpg
Silvestre Revueltas.webp

Violinista e regente, Revueltas compôs música de câmara, canções, música para filmes, além de peças orquestrais, incluindo poemas sinfônicos. Sua linguagem musical é tonal, porém em certas passagens dissonante, com vitalidade rítmica, e com freqüência com um sabor distintivamente mexicano.


C02%20Nathan%20Milstein.jpg
Nathan Milstein.webp

Natahn Milstein, que naturalizou-se norte-americano em 1942, foi um dos mais famosos vionistas do século XX, tendo sido também compositor, além de efetuar transcrições de várias obras para o seu instrumento e compor várias cadenzas para alguns concertos para violino, como os de Bach e Beethoven.

Um abraço a todos e FELIZ 2013 :exclam::exclam:
 
Dia 1º de janeiro: data de nascimento do compositor Viktor Ullmann (1898, em Praga, então Tchecoslovaquia).

Ullmann.jpg
Viktor Ullmann.webp

Ele foi o aluno favorito de Schönberg em Viena, pode-se dizer que pertence a segunda geração da Nova Escola Vienense.

Na Segunda Grande Guerra ele foi deportado para o gueto em Theresienstadt, onde ficou de Setembro de 1942 até outubro de 1944, quando foi transferido para Auschwitz, onde foi morto na câmara de gás. Mesmo prisioneiro, Ullmann continuou com sua vida artística, pois compôs cerca de 40 obras, entre elas música orquestral, de câmara, para piano e a ópera Der Kaiser von Atlantis.
 
Primeiramente gostaria de agradecer a gentileza da Lynoka por suas palavras; muito obrigado. Agradeço, ainda, todos aqueles que estão apreciando este tópico. Valeu gente.

Voltando ao tópico, no dia 2 de janeiro ocorreu o nascimento dos seguintes compositores:

balakirev-1.jpg
Mily Balakirev.webp

Mily Alexeyevich Balakirev (1837, em Nizhni Novgorod, Rússia); pianista e compositor, ele foi o principal idealizador e líder do famoso Grupo dos Cinco, que era formado por Modest Mussorgsky, Alexander Borodin, César Cui e Nikolai Rimsky-Korsakov.

Balakirev compôs relativamente pouco, mas sua influência foi enorme sobre outros compositores, bem como para o desenvolvimento da música orquestral e vocal em seu país; suas mais notáveis obras são as duas sinfonias, o poema sinfônico Tamara e a fantasia para piano Islamey.

tippett.jpg
Michael Tippett.webp

Michael Kemp Tippett (1905, em Londres, Inglaterra); ele não foi um compositor prolífico, pois sua produção compreende, entre outras obras, cinco quartetos de cordas, quatro concertos, quatro sinfonias, cinco óperas e algumas peças vocais. Mesmo assim, foi um dos grandes compositores britânicos do século XX.

Deve-se salientar que seu empenho pacifista lhe valeu uma pena de prisão durante a Segunda Guerra Mundial (1943).

Peter_Eeotveos.jpg
Peter Eötvös.webp

Peter Eötvös (1944, em Székelyudvarhely, Hungria); maestro e compositor, ele é membro da Academia das Artes de Berlim, da Academia Szechenyi de Budapeste e da Sächsische Akademie de Dresden, sendo um dos intrépretes mais conhecidos da atualidade.

Atualmente as suas composições são interpretadas regularmente por todo o mundo, incluindo Chinese Opera (1986), Psychokosmos (1993), Atlantis (1995) e a ópera Three Sisters (1996-97), baseada na peça de Anton Chekhov.
 
Também no dia 2 de janeiro temos o dia de aniversário do compositor e pianista russo de renome internacional Vassily Pavlovich Lobanov (1947, em Moscou), que completa hoje 66 anos.

200px-Vasily_Lobanov.jpg
Vassily Lobanov.webp

Um de seus professores foi Alfred Schnittke, sendo que, como compositor, sofreu outras influências, principalmente de Ligeti e Boulez; ele compôs óperas, concertos, música para piano solo e de câmara.
 
Dia 3 de janeiro: provável data de nascimento do compositor espanhol Cristóbal de Morales (1512, em Sevilla).

220px-Crist%C3%B3bal_de_Morales.jpg
Cristóbal de Morales.webp

Morales é o principal representante da escola polifônica andaluza e um dos grandes, juntamente com Tomás Luis de Victoria e Francisco Guerrero, da composição polifônica espanhola do Renascimento.

O dia 3 de janeiro é ainda a data de nascimento de Maurice Jaubert (1900, em Nice, França).

img0023.jpg
Maurice-Jaubert.webp

Jaubert se dedicou mais à compor para o cinema, onde podemos destacar Quatorze Juillet de René Clair (1933), Un carnet de balde de Julien Duvivier (1937) e Quai des brumes de Marcel Carné (1938). No entanto, também compôs música de câmara e mélodies, além de obras vocais e música de cena.

Infelizmente, a Segunda Guerra Mundial põe fim precocemente a sua carreira; Maurice Jaubert foi feito prisioneiro em outubro de 1939, não terminando, assim, suas duas últimas obras; mortalmente ferido em Azérailles, morre algumas horas depois no Hospital de Baccarat (19 de junho de 1940). Cabe ressaltar que François Truffaut utilizará postumamente a música de Jaubert para quatro dos seus filmes: Adele H., L'Argent de Poche, L'Homme qui Aimait les Femmes e La Chambre Verte.
 
Dia 4 de janeiro: nascimento dos compositores Giovanni Battista Pergolesi (1710, em Jesi, Itália), Josef Suk (1874, em Křečovice, atual República Tcheca) e Nikolai Andreievich Roslavets (1881, Tchernigov na Ucrânia).

Pergolesi_image_01.jpg
Giovanni_Battista_Pergolesi.webp

Pergolesi foi um dos mais importantes compositores da chamada opera buffa, sendo que a sua mais popular composição encontra-se nesta categoria, o seu intermezzo La Serva Padrona. Apesar de sua morte precoce (aos 26 anos) ele também deixou um considerável número de obras sacras, entre elas o conhecidíssimo Stabat Mater, composto durante seu retiro em um monastério franciscano, pouco antes do seu falecimento.

suk.jpg
Josef_Suk.webp

Violinista e compositor, Suk foi aluno de Antonín Dvořák, cuja filha ele desposou; o estilo romântico tardio de Suk foi influenciado fortemente pelo seu mestre, sendo que sua música é mais intimista, melancolica e pessimista do que a de Dvořák. Entre as composições de Suk mais interessantes podemos destacar a Sinfonia Asrael (1905-6) e a Serenata para cordas (1892); outros trabalhos incluem uma fantasia orquestral, um maravilhoso poema sinfônico, além de música vocal, várias peças para piano e diversas obras câmara.

30476565.jpg
Nikolai Andreievich Roslavets.webp

Roslavets pode ser considerado um dos grandes compositores do início do século XX, sendo que, apenas nas últimas décadas, a sua música começou a ser revalorizada. Ele compôs algumas obras orquestrais, dois concerto para violino, sonatas para violino, para viola, canções, obras corais e várias peças para piano solo.
 
Última edição:
Dia 5 de janeiro: nascimento do compositor russo Nikolai Karlovich Medtner (1880, em Moscou).

medtner_nikolai_1907.jpg
Nikolai Karlovich Medtner.webp

Medtner foi um compositor do período final do romantismo, tendo composto cerca de 60 obras com número de opus, incluindo peças para piano solo, música de câmara, vocal e para orquestra, onde destacamos seus três concertos para piano.
 
O dia 6 de janeiro é a data de nascimento de vários compositores, que tem em comum o fato de que, apesar de terem adentrado ao século XX, as respectivas composições esão impregnadas do estilo romãntico; são os seguintes os aniversariantes de hoje:

Bild.jpg
Max Bruch (2).webp

Max Christian Friedrich Bruch (1838, em Köln, Alemanha); também regente, ele compôs mais de 200 obras, sendo que o seu concerto nº 1 para violino e orequestra está entre os mais populares do repertório românttico;

scharwenka.jpg
Xaver Scharwenka 1882.webp

Theophil Franz Xaver Scharwenka (1850, em Szamotuly, Polônia); pianista e professor, ele compôs, entre outra obras, 4 concertos para piano, 2 trios com piano, uma sinfonia, a ópera Mataswintha (1897) e inúmeras peças para piano solo;

35590104_ca533f4046_m.jpg
Alexander Nikolayevich Scriabin.webp

Alexander Nikolayevich Scriabin (1872, em Moscou, Rússia); exímio pianista, compôs numerosas obras para piano, sendo que as primeiras em um estilo romântico influenciado por Chopin; posteriormente, são bem originais, sobretudo a partir do momento em que se interessa pela mística e pela teosofia;

881ferroud.jpg
Pierre-Octave Ferroud.webp

Pierre-Octave Ferroud (1900, em Lyon, França); morto prematuramente em acidente de automovel em 1936, foi, durante a sua vida, uma figura proemminente na música francesa, tranto como compositor, como crítico musical; também fundou a Société de Musique de Chambre Le Triton.
 
No dia 7 de janeiro nasceu o compositor francês Francis Jean Marcel Poulenc (1899, em Paris).

francis-poulenc.jpg
Francis Poulenc.webp

Poulenc era membro do famoso grupo Les Six. A sua música, eclética e ao mesmo tempo pessoal, é essencialmente diatónica e melodiosa, embelezada com dissonâncias do século XX.

No tocante à sua produção, ela abrange todos os principais gêneros da música, incluindo canções, música para piano solo, ópera, oratório, balé, além de música orquestral e de câmara.
 
Bom dia prestonautas,

Dia 8 de janeiro: data de nascimento de dois compositores, o francês Jean Gilles (1668, em Tarascon) e o suiço Sigismond Fortuné François Thalberg (1812, em Genebra).

300px-Toul-cathedrale-2005.jpg
Jean Gilles.webp
Cathédrale Saint-Étienne

Jean Gilles tornou-se mestre de música da Catedral Saint-Étienne em Toulouse em 1697. Sua obra inspirou seu compatriota contemporâneo André Campra, bem como grande parte de músicos de sua época; compôs inúmeros motetos e um célebre Requiem, que acabou destinado aos seus próprios funerais. Gilles morreu prematuramente aos 37 anos de idade.

433px-Sigismond_Thalberg.jpeg
Sigismond Thalberg.webp

Thalberg foi, sem dúvida alguma, um dos maiores pianistas virtuoses de todos os tempos, rivalizendo-se com o grande Franz Liszt; com este último protagonizou um duelo pianístico em Paris no ano de 1837.

Como compositor, Sigismond Thalberg foi um dos mais famosos compositores para piano no século XIX; no entanto, apesar de ter desfrutado de grande popularidade em sua época e exercido influência sobre outros compositores, suas obras estão agora praticamente esquecidas.
 
Não pensem que esqueci; estou de volta com os aniversariantes. Eis:

Em 11 de janeiro nasceram os compositores Alexander Nikolayevitch Serov (1820, em São Petersburgo, Rússia) e Maurice Duruflé (1902, em Louviers, França).

serov_aleksandr.jpg
Alexander Nikolayevich Serov.webp

Serov, que era pai do pintor Valentin Serov, foi, além de compositor, um famoso crítico musical; no entanto, não foi somente um dos mais importantes críticos musicais de sua época, mas também o compositor russo mais significativo no cenário operístico no período que vai da ópera Rusalka de Dargomyzhsky até as óperas do final do século XIX, compostas por Cui, Rimsky-Korsakov, Mussorgsky e Tchaikovsky. Embora as suas óperas Judith (1863) e Rogneda (1865) foram, em seu tempo, completamente bem sucedidas, nenhuma delas são executadas freqüentemente hoje em dia.

durufle.gif
Maurice Duruflé.webp

Compositor, organista e pedagogo, Duruflé era extremamente auto-crítico, tendo, por isso, publicado somente poucas obras e continuou frequentemente a editar e mudar partes das mesmas após as respectivas publicações. O resultado deste perfeccionismo é que sua produção, especialmente sua música para órgão, está entre as principais do repertório para este instrumento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back
Topo