• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compositores Aniversariantes

  • Criador do tópico Criador do tópico Spartaco
  • Data de Criação Data de Criação
Dia 12 de janeiro: nascimento de Ermanno Wolf-Ferrari (1876, em Veneza, Itália).

wolfferrari.jpg
Ermanno Wolf-Ferrari.webp

Trata-se, em minha opinião, de um compositor injustamente esquecido e negligenciado. Podemos dizer que hoje em dia ele é somente lembrado por suas óperas cômicas I quattro rusteghi (1906) e Il segreto di Susanna (1909); porém, Wolf-Ferrari escreveu outras óperas, bem como música instrumental, varias peças de câmara, incluindo um quinteto para piano e dois trios com piano, além de música orquestral, onde devemos destacar seu belo concerto para violino e orquestra.
 
Dia 13 de janeiro: nascimento do compositor russo Vasily Sergeyevich Kalinnikov (1866, em Voin, Orlovskaya).

z01243vbenw.jpg
Vasily Sergeyevich Kalinnikov.webp

Ele é mais conhecido por suas obras orquestrais, onde destacam-se suas duas sinfonias, sendo que a mais popular é a primeira (1895). Kalinnikov faleceu prematuramente em 1901, antes de completar seu 35º aniversário.
 
O dia 16 de janeiro é a data de nascimento dos compositores Vito Niccolò Marcello Antonio Giacomo Piccinni (1728, em Bari, Itália) e Ernesto Alberto Halffter Escriche (1905, em Madrid, Espanha).

piccinni2.jpg
Niccolò Piccinni.webp

Piccinni foi um dos nomes mais importantes no cenário operístico do século XVIII; ele compôs cerca de 120 óperas, 15 sinfonias, música sacra, além de algumas peças para cravo.

Halffter1.JPG
Ernesto Halffter.webp

O compositor e regente Ernesto Halffter foi considerado o discípulo mais genuíno de Manuel de Falla; sua obra é a expressão de um músico de grande talento, alegre e perfeccionista. Ele é autor de numerosas obras para orquestra, bem como para instrumentos solistas, além balés, música de cena e numerosas trilhas sonoras para o cinema.
 
Dia 17 de janeiro: data de nascimento dos compositores François-Joseph Gossec (1734, em Vergnies, atualmente na Bélgica), Alexander Sergeievich Taneyev (1850, em São Petersburgo, na Rússia) e Jean-Henri-Alphonse Barraqué (1928, em Puteaux, França).

gossec_francois-joseph.jpg
François-Joseph Gossec.webp

Gossec pode ser considerado o pai da sinfonia francesa. Ele compôs cerca de 50 sinfoníias, que contribuiram para o desenvolvimento do gênero na França. Ele foi amigo de Wolfgang Amadeus Mozart e fundou com o músico Grétry o Conservatório de París, onde trabalhou como professor de composição.

230px-Taneev_Alexandr_Sergeevitsch_%28Mladschy%29.jpg
Alexander Sergeievich Taneyev 2.webp

Alexander Taneyev, tio do também compositor Sergey Taneyev, estudou com Rimsky-Korsakov; de sua produção destacamos as suas três sinfonias e a sua música de câmara.

137764.gif
barraque2.webp

Jean Barraqué é um dos principais compositores serialistas do pós-guerra; em sua música ele alia a técnica serial, de extrema complexidade, com a paixão e a emoção.
 
Última edição:
Dia 18 de janeiro: data de nascimento dos compositores César Antonovitch Cui (1835, em Vilnius, Lituania) Emmanuel Alexis Chabrier (1841, em Ambert, França) e Berthold Goldschmidt (1903, em Hamburgo, Alemanha).

cui.jpg
Cesar Cui.webp

Cui, que era filho de pai francês e mãe lituana, ficou conhecido por ser membro do famoso Grupo dos Cinco; ele, que se formou na Academia Militar como engenheiro civil, envolveu-se com a música como amador, tendo sido considerado melhor crítico musical do que compositor. Sua produção abrange óperas, suites para orquestra, alguma música de câmara, peças para piano solo e canções.

250px-Emmanuel_Chabrier.jpg
Emmanuel Chabrier.webp

Chabrier é um dos grandes nomes da música francesa no final do século XIX; deve-se ressaltar que a sua influênncia para outros compositores foi considerável, notadamente sobre o grupo Les Six e em particular Poulenc.

goldschmidt.jpg
Berthold Goldschmidt.webp

Goldschmidt, que estudou com Schreker em Berlim, teve a sua música banida da Alemanha, pelo governo nazista, nos anos 30 do século passado, por ser considerada degenerada.
 
O dia 19 de janeiro é a data de nascimento do compositor alemão Boris Blacher (1903, em Njo Sjwang, China).

boris-blacher.jpg
Boris Blacher.webp

A sua música é livremente atonal, apresentando, por vezes, um neo-classicismo irônico. Blacher compôs 13 óperas, 9 balés, concertos para piano, violino, violoncelo e trompete, além de obras vocais e de câmara.
 
Dia 20 de janeiro: data de nascimento dos compositores Johann Hermann Schein (1586, Grünhain, Alemanha), Amédée-Ernest Chausson (1855, em Paris, França) e Guillaume Lekeu (1870, em Heusy, Belgica).

Schein-Johann-Hermann-1.jpg
Johann Hermann Schein.webp

Schein, compositor do do período barroco, foi um dos primeiros músicos que importou inovações estilísticas italianas na música alemã e um dos compositores mais importantes de sua época.

chausson.jpg
Ernest Chausson.webp

Chausson, que também era advogado, foi aluno de Jules Massenet no Conservatório de Paris; posteriormente ele estudou com César Franck. Destacamos entre suas composições as suas melodies, a Sinfonia em si bemol maior, seu Poéme para violino e orquestra, além do belíssimo Poéme de l'amour et de la mer para voz e orquestra.

lekeu.jpg
Guillaume Lekeu.webp

Lekeu, que também sofreu influência de César Franck, teve sua carreira bruscamente interrompida devido a sua morte prematura aos 24 anos, vítima de tifo. Assim, apesar de ter começado a compor aos 15 anos de idade, a sua lista de obras é pequena, incluindo entre outros trabalhos uma sonata para cello, um adagio para cordas, dois estudos sinfônicos e algumas peças vocais e para piano.
 
Dia 21 de janeiro: nascimento dos compositores Reinhard Keiser (1674, em Teuchern, na Alemanha), Henri Fouques Duparc (1848, em Paris, França) e Alexander Nikolayevich Tcherepnin (1899, em São Petersburgo, na Rússia).

frontespizio%20di%20Tomyris%20di%20Keiser,%201717.jpg
Cena de Annibale - Keiser.webp
Estréia da ópera Tomyris de Keiser (1717)

Reinhard Keiser, que era do período barroco, compôs algumas óperas e singspiele, cantatas, oratórios, bem como música instrumental.

duparc_1864.jpg
Henri Duparc.webp

Henri Duparc, que era do período romântico e aluno de César Franck, deixou-nos uma pequena produção (basicamente mélodies), devido a sua severa auto-crítica, que o fez destruir a maior parte de suas composições.

at_piano.jpg
Alexander Tcherepnin.webp

Alexander Tcherepnin, que viveu no século XX, era filho do também compositor Nikolai Tcherepnin; ele foi um prolífico compositor, incluindo entre seus trabalhos 4 óperas, 13 balés, 4 sinfonias, além de outras obras orquestrais, música de câmara e mais de 200 peças para piano.
 
Dia 22 de janeiro: data de aniversário de dois compositores franceses, Charles Arnould Tournemire (1870, em Bordeaux) e Henri Dutilleux (1916, em Angers).

tournemire.jpg
Charles Arnould Tournemire.webp

Tournemire, que já oi chamado de o Mahler francês, hoje é um nome praticamente esquecido; no entanto, foi, em sua época, um importante organista e compositor.

Sua obra mais relevante é L'Orgue Mystique, uma verdadeira antologia musical para os organistas. Tournemire também compôs música de câmara, oratórios, música para piano e oito monumentais sinfonias.

Dutilleux-Henri-09.jpg
Henri Dutilleux.webp

Devemos salientar que Dutilleux é um dos compositores franceses mais importantes da segunda metade do século XX, herdeiro da tradição representada por Claude Debussy, Maurice Ravel e Albert Roussel, porém, com um estilo próprio distinto. Apesar de sua produção ser relativamente pequena (cerca de trinta obras), sua qualidade e originalidade trouxe-lhe um merecido reconhecimento internacional.

Henri Dutilleux é um dos grandes músicos vivos, sendo que está completando hoje 97 anos de idade.
 
No dia 23 de janeiro nasceu o compositor italiano Muzio Filippo Vincenzo Francesco Saverio Clementi (1752, em Roma).

muzio-clementi-1-sized.jpg
Muzio Clementi.webp

A herança musical de Clementi foi enorme, tendo ele sido o primeiro compositor a escrever especificamente para o pianoforte; o contraponto e a passagem virtuosística em suas obras para piano são marcas registradas deste compositor. Ele compôs mais de cem sonatas para o referido instrumento, tendo influenciado muitos pianistas e compositores posteriores.

Entre as suas outras composições podemos mencionar inúmeros trabalhos para piano a quatro mãos, duas sinfonias, um concerto para piano e orquestra, além de muitas outras peças para piano solo.
 
Dia 24 de janeiro: devo registrar que o dia de hoje é a data de nascimento do meu falecido pai que, se estivesse vivo, estaria completando 84 anos de idade. Que esteja com Deus.

Após essa singela homenagem, gostaria de mencionar os compositores aniversariantes deste dia, a saber:

23552627_119862072563.jpg
Vitezslava Kapralova.webp

A regente e compositora Vítězslava Kaprálová (1915, em Brno, atual República Tcheca) que, sem dúvida alguma, foi uma das principais figuras do sexo feminino no terreno da chamada música erudita; infelizmente morreu muito jovem - aos 25 anos de tuberculose - privando-nos, assim, de uma musicista de extraordinário talento.

Se algum dos amigos foristas quiser conhecer mais sobre a vida e obra desta importante compositora, é só ir ao "site" http://www.kapralova.org.

eta-hoffmann-1-sized.jpg
Theodor Amadeus Hoffmann.webp

Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann (1776, em Königsberg, Alemanha) foi também escritor, caricaturista e pintor; ele é considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica mundial. Hoffmann, que era ainda um crítico musical perspicaz, foi um dos primeiros a proclamar a genialidade de Beethoven.

5bf5d812c903.jpg
Vladimir Shcherbachov.webp

Vladimir Vladimirovich Shcherbachov (1889, em Varsóvia, Polônia) foi um dos compositores mais importantes da era soviética; sendo professor no Conservatório de Leningrado, teve entre seus alunos Boris Arapov, Evgeny Mravinsky e Gavriil Popov.
 
No dia em que comemoramos o aniversário da cidade de São Paulo (459 anos) - dia 25 de janeiro - também comemoramos o nascimento do regente Wilhelm Furtwängler (1886, Berlim na Alemana) e o centenário do compositor Witold Lutosławski (1913, em Varsóvia, Polônia).

furtwaengler1886_z.jpg
Wilhelm Furtwngler.webp

Com certeza Wilhelm Furtwängler foi um dos grandes maestros do século XX. Foi titular, durante muitos anos, da Filarmônica de Berlim, inclusive durante o nazismo.

Como compositor, sua música se coloca dentro da corrente do romantismo, à margem de todos os movimentos inovadores de seu tempo. Assim, notadamente romântica é a sua composição mais interessante, a Sinfonia n° 2 (1948); trata-se de uma obra de evidente acento bruckneriano, que, infelizmente, não conseguiu impor-se no repertório das grandes orquestras.

bg_lutoslawski_banner.jpg
Witold-Lutoslawski.webp

Lutosławski foi, com certeza, um dos grandes compositores do século XX; entre suas principais composições destacamos o seu famoso Concerto para orquestra, as suas 4 sinfonias, os seus concertos para piano e para violoncelo, além de música de câmara e vocal.
 
Última edição:
Dia 27 de janeiro: comemoramos hoje o nascimento de um dos maiores gênios da música erudita, Wolfgang Amadeus Mozart (1756, em Salzburgo, Áustria). No entanto, também nesta data nasceram dois outros grandes compositores: Juan Crisóstomo Jacobo Antonio Arriaga y Balzola (1806, em Bilbao, Espanha) e Edouard-Victor-Antoine Lalo (1823, em Lille, França).

mozart.jpg
Mozart by Doris Stock 1789.webp

Mozart dispensa quaisquer comentários, pois além de ser o mais popular compositor clássico, foi o mais versátil e significativo compositor que já existiu, tendo contribuído com o seu talento em mais de 600 obras em todos os gêneros musicais, desde peças para instrumento solista até óperas e grandes obras sacras e orquestrais.

11arriaga.jpg
Juan_de_Arriaga.webp

Arriaga foi um compositor precoce, tendo começado a compor muito cedo; porém, a sua morte, com apenas 20 anos, interrompeu uma carreira muito promissora; entre suas obras incluem-se uma sinfonia, duas aberturas, três quartetos de cordas, peças para piano e algumas obras sacras. Curiosidade: tendo em vista que nasceu exatamente cinqüenta anos após o nascimento do mestre de Salzburgo, e devido a sua morte prematura, ficou sendo conhecido como o Mozart espanhol.

lalo.jpg
Edouard Lalo.webp

Lalo, ao contrário dos anteriormente mencionados, não foi um gênio precoce, nem um menino prodígio: suas principais obras foram escritas após os cinqüenta anos de idade. O seu concerto para violino (1873) e a brilhante Sinfonia Espanhola (1874) obtiveram reconhecimento mundial e são peças obrigatórias no repertório dos grandes violinistas; devemos acrescentar a estas, duas outras importantes composições de Lalo, a sua ópera Le Roi d'Ys (1888) e o seu balé Namouna (1879-81).[/img]
 
Última edição:
Dia 28 de janeiro: nascimento do compositor francês Louis Joseph Ferdinand Hérold (1791, em Paris).

Ferdinand_Herold_-Lithograph_by_Louis_Dupre.jpg
Louis Ferdinand Herold.webp

Aluno do violinista Rodolphe Kreutzer no Conservatório de Paris, Hérold, em sua época, fez sucesso como compositor do Opera Comique. No entanto, seu nome foi rapidamente esquecido - ele faleceu antes de completar 43 anos; atualmente ele é quase desconhecido, sendo ainda lembrado por poucos, graças a aertura de sua ópera Zampa e o seu balé La Fille Mal Gardée.
 
Também no dia 28 de janeiro nasceu o compositor inglês Sir John Tavener (1944, em Londres). Ele está completando hoje 69 anos de idade.

JohnTavener.jpg
John Tavener.webp

Tavener compôs principalmente música relisiosa, sendo que sua obra foi influenciada pelas tradições cristãs ortodoxas; posteriormente abandonou-as, explorando outras tradições religiosas diferentes, entre elas o hinduismo e o islamismo.
 
Última edição:
Dia 29 de janeiro: nascimento dos compositores Daniel-François-Esprit Auber (1782, Caen, França), Frederick Theodor Albert Delius (1862, Bradford, Inglaterra) e Luigi Nono (1924, Veneza, Itália).

auber.jpg
Daniel Auber.webp

Auber foi, no início do século XIX, um dos grandes nomes do cenário operístico na França; ele compôs cerca de 50 óperas, entre as quais destacamos Fra Diavolo (1830), Le domino noir (1837) e Les diamants de la couronne (1841).

delius.jpg
Frederick Delius (1907).webp

Delius foi um compositor singular, pois seguiu um estilo próprio; como resultado ele permaneceu isolado dos acontecimentos musicais de seu tempo. Entre suas composições, Delius escreveu canções, peças instrumentais, orquestrais e óperas.

04nano_300x248.jpg
Luigi Nono.webp

Nono foi um compositor contemporâneo (faleceu em 1990), sendo um dos principais nomes da música eletrônica, aleatória e serial.
 
Devo mencionar ainda que na data de 29 de janeiro é o dia de nascimento de outros dois compositores:

wagenseil.jpg
Johann_Christoph_Wagenseil.webp

Georg Christoph Anton Wagenseil (1715, em Viena, Áustria); cravista e organista, entre seus alunos encontramos Johann Baptist Schenk (que iria ensinar Ludwig van Beethoven) e a futura rainha da França Marie Antoinette. Wagenseil era uma figura musical bem conhecida em na sua época. Ele compôs uma enúmeras de óperas, obras corais, sinfonias e concertos, além de música de câmara e peças para teclado.

brian.jpg
Havergal Brian.webp

William Havergal Brian (1876, em Dresden, Staffordshire, Inglaterra); adquiriu status de lenda no momento da sua redescoberta nos anos 1960, tendo em vista o grande número das sinfonias ele conseguiu escrever (32 até o final de sua vida), um número excepcionalmente grande para qualquer compositor desde Haydn e Mozart; mais notavelmente, ele completou 14 dessas sinfonias em seus 80 anos e mais sete com 90 anos. Ele também é notável por sua persistência criativa em face do quase total abandono durante a maior parte de sua longa vida.
 
Última edição:
Na data de hoje, 30 de janeiro, ocorreu o nascimento do compositor alemão Johann Joachim Quantz (1697, em Oberscheden).

quantz%203.jpg
Johann Joachim Quantz.webp

Flautista e professor de Frederico, o Grande, Quantz deu muita importância ao seu instrumento, pois compôs cerca de 300 concertos para flauta, além de outras duzentas composições para o mesmo instrumento, entre peças solo, duetos, trios e quartetos.
 
Dia 31 de janeiro: nascimento dos compositores Franz Peter Schubert (1797, em Viena, Áustria) e Philip Glass (1937, em Chicago, USA).

Franz+Schubert+02-430x525.png
Franz Schubert.webp

Schubert é, sem nenhuma dúvida, um dos maiores nomes da música em todos os tempos; em minha opinião ele foi, como Beethoven, um pré-romântico. Apesar de sua morte prematura, aos 31 anos, ele compôs mais de 600 lieder, além de centenas de outras obras entre sinfonias, missas, música de câmara e peças para piano.

09_Philip_Glass.jpg
Philip Glass.webp

Glass, que está completando 76 anos de idade, é um dos principais compositores do movimento denominado minimalismo; entre sua principais composições destacam-se o seu concerto para violino, Itaipu, para coro e orquestra, e as óperas Akhnaten e Einstein on the Beach. Parabéns!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back
Topo