É possível ser comunista no Brasil?
(Pergunta sincera e sem ironia, gostaria de uma resposta no mesmo tom
)
Não sei se a coisa na prática funciona assim, no final das contas. Eu acho que qualquer um que tem contas para pagar acaba tendo que se "conformar" em viver de acordo com o sistema do país em que está. E por se "conformar" eu incluo aí o aceitar as doenças sociais tal como você colocou, e principalmente o fato de que pouquíssimas pessoas abrem mão do conforto básico por causa de um ideal político.
Em suma, minha pergunta é mais sobre como viveria um comunista no Brasil, de acordo com os princípios do comunismo.
É possível ser um pacifista no Brasil (ou nos EUA)? É possível ser cristão no Brasil? etc
Se a pergunta é "alguém pode se dizer comunista no Brasil (ou em qualquer lugar) hoje?". A resposta, dado que muitos o fazem, só pode ser afirmativa. Isto é, se por "ser comunista" você entende uma prática que vê a revolução social como uma forma de superação do capitalismo, que partilha de certa idéias como justiça social etc. Isso é possível e existe.
Se, por outra lado, "ser comunista" para você é viver e atuar como se estivesse no comunismo hoje, não é necessário nem responder. Seria uma aberração, contrária a imensa maioria da produção marxista, imaginar que é possível, individualmente, "viver tal como no comunismo".
Ser comunista não é a mesma coisa que ser "moralmente comunista". É, ao contrário, "ler" o mundo através de certo aparato teórico-conceitual que, dadas as diversas análises, apontam para a superação do capitalismo por outro modo de produção, comunista.
Ninguém é (e nenhum país nunca foi) comunista (no sentido de que esse é o modo de produção vigente) porque assim se denomina. Mas diversas pessoas (e poucos países) tomam o comunismo como horizonte, denominam-se então comunistas. Não porque vivem tal como no comunismo, mas porque o vêem como a superação do capitalismo.
Rigorosamente, ninguém é comunista ou capitalista, assim como ninguém era "feudalista". As sociedades é que tem modos de produção, que são, portanto, comunistas, capitalistas, feudais etc.
Ser comunista, da forma que isso existe hoje, é ter uma posição política que aponta para a superação do capitalismo. Não tem relação com obedecer a uma certa moral que, no final das contas, enquanto "moral" comunista não existe nem está dada.