Sim, conheço quem não gosta dos filmes: eu mesmo, rsrsrs.
O motivo não é o fato de o filme não ter cada detalhe do livro, como se poderia pensar: isso seria uma exigência descabida, ainda mais em se tratando de uma obra tão complexa. O motivo é muito mais simples: há, no filme, coisas que simplesmente não existem nos livros, de forma tal que sou levado a concluir que o diretor, colocando novidades por si próprio, criou um SdA ao seu próprio gosto, e não retratando fielmente a obra de Tolkien. Portanto, eu - vejam bem: eu - sou levado à repudiar esse filme.
Um exemplo muito simples da adulteração que citei é Sauron: o filme apresenta-o, no começo, como um "Maia-de-lata", o que está longe da realidade descrita por Tolkien; depois, ao longo do filme, apresenta-o como sendo aquele Olho horrível no topo de Barad-Dûr que, por sinal, ilumina igual uma lanterna aonde quer que olhe! O Olho de Sauron é um dos pontos-chave de todo o SdA e através dele muita coisa é revelada sobre o Senhor do Escuro: não é uma realidade física, mas um conceito que tenta exprimir a onipotência e onipresença de Sauron em seus domínios - que é ampliada e fortificada de forma extrema quando ele está com o Um Anel.
Ah, sim, mais um exemplo: Pippin e Merry são apresentados como dois moleques imbecis cujo único talento na maior parte do tempo se reduz a fazer m....! Que absurdo! Quem lê o SdA vê que esses dois não são assim, pelo contrário: são pessoas alegres, mas não atrapalhadas, e de extremo valor: um deles ajudou a Senhora de Rohan a matar o Senhor dos Nazgûl!
Mas, claro, é uma opinião minha.
[]'s!