• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa das Confederações 2013

Quem será o campeão da Cppa das Confederações?

• Total de votantes
    27
  • Votação encerrada .
Não via um Brasil assim há mais de 10 anos. Brasil foi um monstro arrasador sem chance para os espanhois.

Eu colocaria no máximo 8 anos que foi exatamente a final da Copa das Confederações de 2005 com goleada convincente sobre a Argentina precidida antes de um 3x2 em cima da Alemanha dentro da casa deles na semi, quando então funcionava bem o tal "Quadrado Mágico" do Parreira.

O Brasil se tornou um verdadeiro expert em ganhar esse torneio e não apenas isso jogando de forma convicente com 3 conquistas seguidas, deve agora subir bem no ranking da FIFA, mas daí ganhar a Copa no ano seguinte são outros 500. Por mais que o torneio seja bacaninha é como se um atleta ganhasse com sobras o Panamericano e acha que já tá pronto e forte pra ganhar Olimpíada.

Por causa das manifestações, né?
Falam que foi pra acalmar o povo.
Se é isso mesmo foi dinheiro jogado fora, porque as manifestações continuam :tsc:

Se a CBF pudesse ela compraria mesmo. Mas acontece que querer não é poder. Quero ver alguém enfiar na cabeça dos 11 jogadores que eles devem entregar uma final dessas, mesmo com muita grana. Não é como se tentassem comprar a segunda divisão do estadual do Amapá, onde cada jogador deve viver de salário mínimo.

Última edição:
Se a CPF pudesse ela compraria mesmo. Mas acontece que querer não é poder. Quero ver alguém enfiar na cabela dos 11 jogadores que eles devem entregar uma final dessas, mesmo com muita grana. Não é como se tentassem comprar a segunda divisão do estadual do Amapá, onde cada jogador deve viver de salário mínimo.

Você quis dizer a CBF, né?

Mas penso assim desde a final da Copa da França, quando falaram que o Brasil tinha se vendido.
Ficava imaginando a dificuldade do esquema porque, né, eles não iam pagar a mesma coisa pro Ronaldo e pra um jogador da reserva e é lógico que o que recebesse menos ia reclamar mais cedo ou mais tarde.

Em esquemas assim sempre tem um que chuta o balde, é só ver o caso daquele moço o Edward Snowden. :lol:

Você quis dizer a CBF, né?

Sim :lol:

Mas penso assim desde a final da Copa da França, quando falaram que o Brasil tinha se vendido.
Ficava imaginando a dificuldade do esquema porque, né, eles não iam pagar a mesma coisa pro Ronaldo e pra um jogador da reserva e é lógico que o que recebesse menos ia reclamar mais cedo ou mais tarde.

Em esquemas assim sempre tem um que chuta o balde, é só ver o caso daquele moço o Edward Snowden. :lol:

E tem outra: pra um jogador é humilhante fazer algo assim. Claro, tem muitos que não têm muitos escrúpulos e fariam por uma boa grana. Mas não funciona com todos. Quem acha isso é pq nunca jogou futebol.

para comprar um jogo basta comprar o trio de arbitragem, não precisa comprar um time inteiro (ou dois, dependendo da teoria de conspiração). não teríamos escândalos sobre "máfias do apito" em tantos lugares diferentes se isso fosse realmente difícil de fazer. MAÃÃÃÃÃÃÃÃÃAÃÃÃS, sinceramente, acho um negócio estúpido, essas teorias sobre copas compradas, vendidas ou whatever. o jogo nem tinha terminado ontem e já tinha babaca compartilhando imagem de pão e circo dizendo que estava sendo providenciado pela dilma para acalmar a galera. o que mais me emputece nisso é a posição que a pessoa adota de ser superior enquanto os mongos assistem futebol. cara, sim, assistir esporte é um troço meio bizarro se você parar para pensar: não é você que tá fazendo o exercício, tecnicamente não há um bem feito diretamente pra vc. mas diverte. é entretenimento, tipo ir ao cinema ou ler um livro. agora sou mais burra só porque torci para a seleção? fala sério.:blah:

Eu não via o Brasil jogar assim desde a final de 2002.

Esse Brasil é o Brasil do Felipão! Um time que não admite não correr, que marca muito bem e anula o esquema tático do adversário. Nesse time, só tem vaga quem se encaixa nesse esquema.
Esse time conseguiu ir além do que eu esperava. Eu imaginava um jogo equilibrado, de muita técnica do lado deles e de muito comprometimento tático do nosso. O que me surpreendeu foi que a maior técnica deles foi completamente anulada pela tática do Felipão. Foi um jogo praticamente perfeito. Apenas dois momentos de distração: o pênalti bobo do Marcelo e o vacilo de marcação coletivo que deixou o Pedro de frente pro gol. No mais, eles simplesmente não jogaram.

Sabem aquele jargão famoso? "O time jogou por música!" Felipão era o maestro. A todo momento ele estava lá, dizendo onde queria cada um dos seus comandados e o que eles deveriam fazer. Tenho plena certeza que era isso que faltava ao Mano e, principalmente, ao Dunga. Nenhum deles tinha o time nas mãos, nenhum deles conseguia tirar o máximo de cada jogador. Nenhum deles conseguiu ser competitivo.

O segredo do sucesso desse time em 2014 está em manter no elenco jogadores motivados e comprometidos. Quem melhor do que Felipão pra motivá-los?

Felipão, realmente, é o cara do mata-mata. A escolha perfeita para 2014. Ele já ganhou algum título de pontos corridos?

Sabem aquele jargão famoso? "O time jogou por música!" Felipão era o maestro. A todo momento ele estava lá, dizendo onde queria cada um dos seus comandados e o que eles deveriam fazer. Tenho plena certeza que era isso que faltava ao Mano e, principalmente, ao Dunga. Nenhum deles tinha o time nas mãos, nenhum deles conseguia tirar o máximo de cada jogador. Nenhum deles conseguiu ser competitivo.?
Po. O time do Dunga metia de 3x0 pra cima toda potencia que enfrentava.
Tres vezes 3 em cima de argentina (inclusive na Argentina), 3 em cima de italia, 6 em cima de Portugal, 4 em Montevideo, etc.
E foi perder na Copa do Mundo porcausa do disturbio do Felipe Melo (erro do Dunga, de fato). Mas o primeiro tempo contra a Holanda era pro brasil ter metido facilmente uns 2 ou 3 gols.

Esse time do Felipão se baseia um pouco em parar o adversário. Mesmo que seja pelo sarrafo.
Ontem o Iniesta tomava falta atrás de falta.
Na competição como um todo o Brasil foi disparado como o mais faltoso.

Considerando-se que o Felipão ficou bravo dizendo que os jornalistas estavam dando dicas pro adversário quando foi divulgado que a seleção era a mais faltosa me faz pensar que a estratégia é essa mesma. Parar os jogadores adversarios na falta e partir pro contra-ataque.

Última edição:
É lógico que é faltoso, mas isso é natural quando vc determina que seu time vai marcar pressão por, pelo menos, 30 minutos seguidos.
Foi isso que o Brasil fez ontem. A marcação só mudou porque ninguém consegue manter esse ritmo durante a partida toda.
Nessa hora, o Brasil inteiro veio pra seu campo de defesa, buscando o contra-ataque.
O resultado disso foi um chocolate na melhor seleção do mundo!
E por falar em resultados, o Brasil de Felipão, em poucos meses, meteu 3 na França, 3 na Espanha e 4 na Itália.
Somado a isso, a competitividade que Dunga não conseguiu dar!

Isso não é verdade.
Barcelona marca pressão e não faz essa quantidade de faltas. Bayer idem. A própria Espanha idem.

Marcar pressão não é sinonimo de fazer faltas.
Ainda mais quando se vê que as faltas foram concentradas no Iniesta. Aí não é questão de um esquema de jogo que provoca faltas, são faltas direcionadas, quiçá faltas treinadas.

Eu não devo entender o que você está chamando de competitividade, então.
Porque o Dunga também metia 3, 4, até 6 em seleções grandes. Metia 3 no Messi, 6 no C Ronaldo, 3x0 sem sustos ou erros de arbitragem na Italia, etc.
Também venceu a Copa das Confederações. Venceu a Copa América com baile na final. Fez um primeiro tempo contra a Holanda tão boa quanto o primeiro tempo de ontem.

Última edição:
Mas o Dunga fazia isso com uma seleção que tinha Kaká e Robinho no auge. Os principais jogadores hoje tem 20 ou 21 anos de idade. Neymar, Oscar e Lucas são os maiores talentos do futebol brasileiro hoje, mas são muito jóvens. E isso pesa bastante... É só ver o quanto o Neymar foi massacrado pela torcida até chegar aqui.

E eu não acho que o time tá uma maravilha não. Ontem foi o primeiro jogo realmente bom da seleção. Em toda a Copa das Confederações, o que vimos de verdade foi um Neymar que passou a funcionar bem na Seleção. Mas o jogo contra Japão, México e Uruguai foram horríveis! Contra a Itália foi mais ou menos... Foi só contra a Espanha que o time realmente jogou bem. Mas um único jogo é muito pouco para já bater o carimbo de "O time tá pronto".

O Dunga fez também a melhor campanha da história das eliminatórias conseguindo os dois resultados mais difíceis que é ganhar da Argentina e Uruguai com placar expressivo na casa deles e fazia algo que eu adorava que é cortar a badalação da imprensa nos treinamentos peitando a Globo inclusive.

O problema é que por ser um técnico ainda iniciante e que desafiava a imprensa, esta pouco tava se lixando se foi o Felipe Melo que enterrou o Brasil na Copa e preferiu joga-lo na guilhotina.

Mas foi um técnico competitivo sim.

Competitivo o Dunga era, o problema dele era não ter opções, fechar um grupo só de operários, deixando Kaká e Robinho como únicos caminhos criativos (sendo que o segundo ia bem na seleção, mas nunca foi tuuuuudo isso). Em 2010, Neymar, Ganso e Ronaldinho no banco poderiam ter sido essas alternativas.

Já o Felipão tem isso. Fechou um time e também recheou de operários, mas tem criatividade no banco, com Lucas, Bernard, e até o Jadson, que é bom armador. Em 2010, nosso reserva pra ser o meia criativo era o Júlio Baptista. Isso que não pode.

Po. O time do Dunga metia de 3x0 pra cima toda potencia que enfrentava.
Tres vezes 3 em cima de argentina (inclusive na Argentina), 3 em cima de italia, 6 em cima de Portugal, 4 em Montevideo, etc.
E foi perder na Copa do Mundo porcausa do disturbio do Felipe Melo (erro do Dunga, de fato). Mas o primeiro tempo contra a Holanda era pro brasil ter metido facilmente uns 2 ou 3 gols.

Esse time do Felipão se baseia um pouco em parar o adversário. Mesmo que seja pelo sarrafo.
Ontem o Iniesta tomava falta atrás de falta.
Na competição como um todo o Brasil foi disparado como o mais faltoso.

Considerando-se que o Felipão ficou bravo dizendo que os jornalistas estavam dando dicas pro adversário quando foi divulgado que a seleção era a mais faltosa me faz pensar que a estratégia é essa mesma. Parar os jogadores adversarios na falta e partir pro contra-ataque.
Perdeu pq tanto o JC quanto o FM falharam miseravelmente! Aliás, esse é o meu medo com o JC no gol.

Competitivo o Dunga era, o problema dele era não ter opções, fechar um grupo só de operários, deixando Kaká e Robinho como únicos caminhos criativos (sendo que o segundo ia bem na seleção, mas nunca foi tuuuuudo isso). Em 2010, Neymar, Ganso e Ronaldinho no banco poderiam ter sido essas alternativas.

Já o Felipão tem isso. Fechou um time e também recheou de operários, mas tem criatividade no banco, com Lucas, Bernard, e até o Jadson, que é bom armador. Em 2010, nosso reserva pra ser o meia criativo era o Júlio Baptista. Isso que não pode.
Mas acho que isso se bateu muito no que o Furia disse (oh! concordei com ele!!!!).
O Dunga era muito mais confrontador e rancoroso do que o Felipão é. Manteve o Felipe Melo e não levou Ganso/Neymar por confronto a imprensa mesmo.
Aí de fato é um defeito dele. Que continua até hoje pelo que vi em declarações no Internacional.

Só que o time era competitivo. Inegavelmente. No mínimo tanto quanto já estão dizendo que essa do Felipão é (baseado em 2 jogos).
E não acho que o Brasil foi eliminado por falta de meia criativo. Foi eliminado por uma falha do JC e um destempero do Felipe Melo. O erro do Dunga, ao meu ver, foi o Felipe Melo (já que não dava pra dizer que em 2010, recém eleito melhor do mundo, o JC não fosse titular).

Perdeu pq tanto o JC quanto o FM falharam miseravelmente! Aliás, esse é o meu medo com o JC no gol.
Nah.
Voce quer é o Cavalieri no gol.

Sendo que o JC nunca teve uma fase tão horrorosa quanto a dele no inicio do Flu.

Última edição:
Mas acho que isso se bateu muito no que o Furia disse (oh! concordei com ele!!!!).
O Dunga era muito mais confrontador e rancoroso do que o Felipão é. Manteve o Felipe Melo e não levou Ganso/Neymar por confronto a imprensa mesmo.
Aí de fato é um defeito dele. Que continua até hoje pelo que vi em declarações no Internacional.

Só que o time era competitivo. Inegavelmente. No mínimo tanto quanto já estão dizendo que essa do Felipão é (baseado em 2 jogos).
E não acho que o Brasil foi eliminado por falta de meia criativo. Foi eliminado por uma falha do JC e um destempero do Felipe Melo. O erro do Dunga, ao meu ver, foi o Felipe Melo.
Peraí, Ganso e Neymar eram moleques ainda. Não dá pra saber qual seria a reação deles numa copa do mundo. E o FM era um dos melhores da seleção até se lembrar do passado flamenguista e ser expulso. E lembre-se o goleiro FALHOU! Isso ferra um time.

Assim, eu vinha falando por aí que esperava por esse jogo há bons 6 anos. Desde q a Espanha despontou como nova potencia mundial ao apresentar o Tiki-Taka na Euro2008. Na época ainda com Marcos Senna de titular naquele meio de campo.

Sempre achei q o Brasil tinha time pra ganhar nesse meio tempo. Por sempre leia-se até o time de Dunga. Em 2009 ficou um gosto amarguissimo na boca de enfrentar os EUA na final ao invés da Espanha. Achava q ia ser sacode nosso ali já. Com o Mano já não acreditava nisso, mas ontem acreditava. E acreditava q ia ser 3 a 0 mesmo. Q ia marcar 2 no 1o tempo e no tudo ou nada do 2o marcaria o terceiro. Imaginava q ia ser como Brasil x França de 98, só q nós no lugar dos Franceses. Obviamente, acreditar isso e ser isso era uma grande diferença.

A seleção teve o momento. Me preocupa um pouco de ter tido o momento 1 ano antes do desejado. Espero que ela mantenha esse momento, ou q construa um novo ano q vem, coisa q não é fácil. Mas pelo menos tira o peso das costas desse time.

E a vitória de ontem foi mais q uma vitória, foi uma declaração. E eu espero, de verdade, pegar a Espanha de novo ano q vem, se possível antes da final, onde eu quero vencer a Alemanha, esta sim, pra mim a favorita européia da Copa.

Falta pouco para esta Copa das Confederações terminar perfeita! Alta média de gols, jogos emocionantes, nenhuma repetição de duelo, final entre os favoritos... falta só o Brasil dar uma boa sapecada para acabar de vez com esse oba-oba da Espanha. 4 copas seguidas, 4 títulos? Deixa não, Felipão!

Só uma correção, 2 títulos. A Copa das Confederações de 2009 foi nossa, eles perderam a semi pros EUA em 2009

Não entendo de futebol :hihihi:, mas acredito que foi um pouco dos dois. Sem contar o quanto esse cara joga. Pra mim ele devia ter ganhado pelo menos a bola de bronze de melhor jogador da competição. Não só pelo jogo de hoje, mas pela sequencia de bons jogos.

Vc tá certa. Foi técnica na maneira com q ele correu pro gol, fechando o 2o poste pra pegar uma bola justamente assim. Ele quis fazer aquilo, foi proposital, mas daí ele conseguir, foi sorte tb.

Agora, qto as teorias da conspiração, são feitas por quem não entende bulhufas de futebol.

Ok.
Goleiro é posição de confiança mesmo.

Mas por que pouco confiável?

Em termos práticos eu lembro de 2 momentos horrorosos dele na seleção. A falha contra holanda e um frango dele em 2011 na copa america.
No Flamengo teve aquele famoso lance da saída de bola na cabeça do Da Silva.
Qual mais?

Qualquer outro goleiro teve falhas similares ou piores. Dida, Ceni, Marcos, etc.
Dida inclusive eu nunca consegui confiar justamente porcausa daqueles frangos seguidos no inicio do Milan, que eram frangos nivel quinta divisão de futebol juvenil. Mas obviamente que ele teve mais altos do que essas falhas.

Eu até acho que por merecimento o JC não seria o titular agora. Eu acho que o Jefferson vem em alta faz alguns anos já. Mas ele sofre preconceito fora do Rio que preferem o mão de alface Cavalieri pela grife e por 1 ano bom (e talvez também porque já jogou em São Paulo).
Eu daria mais chances pra ele só. Pela constancia.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back