• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2011

Pois é nem tem muito mais o que falar aqui...
O jogo ja foi dissecado inteiramente:
aplicação tatica e tecnica superiores e apatia total do outro time que foi apenas para ter aula de futebol.

Agiora o que não pode, e chegar 2012 e achar que o futebol que o Santos apresentou entre 2010 e o primeiro sementre de 2011 ta tudo erado e passar a usar 300 volantes e zagueiros cabeça de bagres.

Repetindo uma frase q ouvi aqui no trabalho: essa vitória do Barcelona sobre o Santos só o coloca como 9o melhor time do Brasileiro.

Agora, zoações a parte, esse time do Barça só pode ser comparado ao Santos de Pelé. E a verdade é que o único motivo q o Santos de Pelé é tão intocável assim, é pq leva o nome "de Pelé" no final. E ninguém ousa dizer que Pelé não era o melhor de todos os tempos, o Santos de Pelé o melhor de todos os tempos e a seleção de 70, com Pelé a melhor de todos os tempos.

Mas olhando sobre a soberania que o time apresenta, aquele Santos foi soberano durante 10-15 anos. Esse Barça está caminhando para isso. Vamos esperar 2015. Se o Barça "de Messi" (e de Xavi e Iniesta) ganhar mais 2 CL/Mundial e mais uns 2 espanhois (totalmente factível), pode-se dizer que é o melhor de todos os tempos.

Alguns vão falar do Real de Di Stefano(e suas 5 CL) mas esse time tem uma mancha histórica que é a Ditadura Franco intervindo no futebol, impedindo de jogadores (como o próprio Di Stefano) de se transferir para o Barça e colocando dinheiro no Real.
Eu acho que em termos de titulos todos já são equivalentes.

Agora é partir pro subjetivo de qual era o time que jogava de fato o melhor futebol.

Sim, não dá.

E mesmo a questão títulos é relativa. O Real de Di Stefano ganhou 5CL. Mas sabemos dos poréns.

O Santos de Pelé foi o time do Rei do Futebol. E isso basta. É quase que intocável.

Agora, abaixo desse santos, entra o Barça no mesmo nível dos "concorrentes", IMO. E o mais incrível: o time está longe de terminar, creio eu.

"Duas vezes em 1953 pela Pequena Taça do Mundo, em um amistoso em 1959 e em 1969, pelo Torneio Costa do Sol."

:rofl:

Olha, eu achei que dava pro Santos ganhar. Se encontrarem um post meu nesse tópico lá para quarta/quinta feira, verão que eu falei que dava Barça, mas sem passeio. É óbvio que o Barça era favorito, mas a questão é que o Santos teve a atuação mais patética que eu vi numa final de mundial em toda minha vida. Tinha que entrar mordendo, suando sangue, com raça, com valentia, dando pontapé, etc. E eu achei que o Santos ia jogar assim, simplesmente porque TODOS os brazucas jogaram assim no Japão. Mas nãããããão...

Santos ontem entrou COM MEDO! Pior, entraram emocionados por jogar contra o Barça, parecia que estavam só esperando o jogo acabar para pedirem autógrafos do Messi, Iniesta, Xavi, Fabregas, etc. O Santos não fazia nem faltas, não teve raça. O Santos ontem (e me desculpem os santistas) desonrou a camisa que usa.

É óbvio que a possibilidade de perder era bem maior que a de ganhar! Cara, esse Barcelona é um esquadrão histórico! Mas tinha chance sim. Mas tinha que jogar com o coração e ter sorte também. Sem sorte, mas com o coração, dava Barça por 2x1, 3x1. Com o Santos jogando da forma fresca que jogou ontem, 4x0 ficou barato. Era pra ter sido 8.

Sensacional... só não entendi pq eu culpo o Guardiola mas blz

Ah, você sempre corneta os técnicos.... :mrgreen:

Talvez fosse possível algo um pouco mais digno, um 2 x 0, ou um 3 x 1, com uma postura diferente.

É isso mesmo! Tivesse o Santos uma postura diferente, dava pra engrossar. Não vou dizer que ganharia, simplesmente porque o Barça é não só o melhor time do mundo, mas sim um dos maiores da história. Não digo ganhar, mas perdia com honra, sei lá.

Foi o maior massacre dos mundiais. Tanto no placar quanto no jogo.
Esperado. Vamos ver o que dirá o Sanders disso.

Eu já falei acima. :wink:

Resumindo: Barcelona é o melhor time do mundo, mas só deu aquele baile ontem porque o Santos ajudou. Porém, muito provavelmente seria campeão mesmo se o Santos jogasse com brio. Só não teria a humilhação que vimos ontem. Teria sido de 2x1, talvez 3x1, com Barça dominando a posse de bola, criando mais chances e o Santos dando uns sustos. Mas não, o Santos cagou tudo e tomou 4x0 NA SORTE. Porque foi um baile, uma surra, era pra ter sido 7x0, 8x0.

:lol:

Assisti o jogo ontem com dois camaradas (um são paulino, outro palmerense) e lembramos o tempo todo do famigerado vídeo "Goooool do Barcelona x Fluminense". :mrgreen:

Escanteio pro Santos.....GOOOLLL do Barcelona!!!!
:rofl:

4 x 0 foi uma vergonha pra esse time. Jogou muito esse ano, muito mesmo, mas se acovardaram no Mundial, ganharam do Reisol sei lá como. O justo pra esse time do Santos seria um 3 a 1, um 4 a 2 pro Barcelona. E só. Vergonha.

Se jogasse com brio, seria isso mesmo. E com alguma sorte, até poderia vencer. Mas pelo que jogou ontem, não merecia mesmo.

3x1 ou 4x2 é o que o Barça enfia no Manchester Utd, Real Madrid, etc.
Acho que 4x0 ficou de bom tamanho.

Manchester nem passou da primeira fase da UCL.

Pra mim no Santos quem tem que baixar muito mais a bola é o seu presidente, porque não é pelo fato que teve a felicidade de conseguir uma sequência vitoriosa de títulos isso dava a ele o direito de achar que o Santos de hoje vive um momento igual aos dos anos 60. Quem tá vivendo isso é o Barça.

Isso é verdade, e a cara de lixo do Luis Álvaro ontem no pódium foi hilária. Esse velho é muito arrogante, falava que ver o Santos jogar era como ir ao teatro, etc.

Foi ridículo, patético. Quando o Muricy falou em "explorar o contra-ataque", não era desse jeito que eu esperava.

Se o time jogar sem medo já é difícil, imagina com medo. Pelego lembrou bem da decisão de 2006 (que completou 5 anos no sábado, por sinal), e o Santos deveria ter lembrado desse jogo. Foi a ponto do Índio dizer semana passada: "quando chegou o fim do primeiro tempo, percebemos que o Barça não era tudo aquilo".

Sem contar que todos os gols do Barcelona foram de belas espanadas da defesa santista. O gol do Fábregas foi uma piada de mau gosto.

Barcelona joga muito? Joga. Vem ganhando de todo mundo? Vem. Tá ganhando tudo? Tá. Mas dá pra ganhar sim. Não tem time invencível.

Só pra não dizer que só menosprezo o continente dos piratas do mundo, Guardiola demonstrou bastante humildade e mostrou que a máxima de "a melhor defesa é o ataque" é muito válida. Serve como lição, inclusive, para tentar ganhar deles.

Concordo 100%.

Última edição por um moderador:
O que me preocupa (porque nem ligo para o fato do Santos ter sido praticamente humilhado na final de mundial), mas o que me preocupa é que há 2 anos queriam o Muricy na seleção. E ele disse não. Talvez ele merecesse, pelos titulos conquistados. Mas a forma como os times dele jogam são assim mesmo, sem brilho. Mano Menezes, é a mesma coisa. Todos seguem o estilo Felipão, que talvez até sirva para ganhar copa do brasil, libertadores e brasileiro. Mas para Copa do Mundo não dá mais.

Não temos a inovação. Alguns dizem que o CAio Jr tentou fazer algo diferente, o Falcão no Inter e agora o Dorival. Mas a verdade é que a nossa seleção joga num 4 4 2 básico enquanto a Espanha está mil anos luz a frente. E agora eles tem talento, coisa que faltava.

Santos ontem entrou COM MEDO! Pior, entraram emocionados por jogar contra o Barça, parecia que estavam só esperando o jogo acabar para pedirem autógrafos do Messi, Iniesta, Xavi, Fabregas, etc. O Santos não fazia nem faltas, não teve raça. .

O foda é que até então o time brasileiro que mais fez feio em final de mundial pra mim tinha sido o Cruzeiro de 97 com um time de pistoleiros de aluguel todo desentrosado.

Mas como vi os comentários nos programas esportivos, o Santos no 1° tempo fez pouquissimas faltas, ficou com medo enorme de divididas. Contra o Liverpool o Lugano mesmo sabendo do risco foi em todas, porque FINAL é FINAL. Aquele Grêmio do Felipão de 95 era muito inferior ao Ajax, mas o Adilson ia em todas. Jogar final com raça é isso.

Os jogadores do Barcelona dominavam a bola, levantavam a cabeça, dançavam e davam o passe. O Santos não marcou, cercou. Quando faziam a falta, pediam desculpas a todo o instante e ajudavam o adversário a se levantar. Estavam mais jogando um amistoso, pelo que parecia. E não adianta, para ganhar final de mundial, tem que fazer guerra. E um time sem nenhum estrangeiro peleador dos pampas, com uma imprensa acobertando tudo , afirmando que era possível ganhar do Barcelona, deu no que deu mesmo.

ah outra coisa, eu tenho certeza absoluta que quem mais se espantou com o resultado, com a facilidade, foram os jogadores do Barcelona. Eles nunca esperaram que fosse ser tão fácil.

Em 2006 perderam e em 2009 contra o Estudiantes precisaram da prorrogação para ganhar do Estudiantes.

Última edição:
Eles nunca enfrentaram a Fiel (aliás, o nosso maior freguês internacional). :lol:
Nhá.
Mas Barcelona só virou BARCELONA de fato nos anos 70 depois que o Rinus Michel e o Cruyff foram pra lá.
Antes disso o Flamengo também vencia fácil o Barça em amistosos.

Manchester nem passou da primeira fase da UCL.
Mas foi finalista da CL no meio deste ano.
E não só ele, Real também só leva baile.

Eu discordo.
Barça jogando 100% e Santos jogando 100%, 4x0 é um placar normal.
Barça jogando 25% como jogou e o Santos jogando 25% como jogou, continua 4x0.

O Santos ficou longe de jogar tudo que podia com a raça que podia? Sim.
E o Barça? Acham que isso que o Barça fez é tudo que eles já fizeram? Eles nem em dia com o sono estavam direito.

Os jogadores do Barcelona dominavam a bola, levantavam a cabeça, dançavam e davam o passe. O Santos não marcou, cercou. Quando faziam a falta, pediam desculpas a todo o instante e ajudavam o adversário a se levantar. Estavam mais jogando um amistoso, pelo que parecia. E não adianta, para ganhar final de mundial, tem que fazer guerra. E um time sem nenhum estrangeiro peleador dos pampas, com uma imprensa acobertando tudo , afirmando que era possível ganhar do Barcelona, deu no que deu mesmo.

ah outra coisa, eu tenho certeza absoluta que quem mais se espantou com o resultado, com a facilidade, foram os jogadores do Barcelona. Eles nunca esperaram que fosse ser tão fácil.

Em 2006 perderam e em 2009 contra o Estudiantes precisaram da prorrogação para ganhar do Estudiantes.
Mas aí que tem o paradoxo.
É pra descer o sarrafo e retrancar? Jogar feio como o Muriçoca gosta?
Ou é pra começar a resgatar o futebol brasileiro como você defendeu em outro post e que tá todo mundo agora bradando?

Porque foi isso que o SP, Estudiantes, Inter, Once, etc, fizeram. 11 homens atrás da linha da bola, bola pro mato, quebrando pernas e seja o que deus quiser.

O Santos talvez tenha entrado em conflito entre querer jogar bonito por parte dos jogadores e jogar na base do resultado como gosta o Muricy. E acabou ficando no meio do caminho.

O que me preocupa (porque nem ligo para o fato do Santos ter sido praticamente humilhado na final de mundial), mas o que me preocupa é que há 2 anos queriam o Muricy na seleção. E ele disse não. Talvez ele merecesse, pelos titulos conquistados. Mas a forma como os times dele jogam são assim mesmo, sem brilho. Mano Menezes, é a mesma coisa. Todos seguem o estilo Felipão, que talvez até sirva para ganhar copa do brasil, libertadores e brasileiro. Mas para Copa do Mundo não dá mais.

Não temos a inovação. Alguns dizem que o CAio Jr tentou fazer algo diferente, o Falcão no Inter e agora o Dorival. Mas a verdade é que a nossa seleção joga num 4 4 2 básico enquanto a Espanha está mil anos luz a frente. E agora eles tem talento, coisa que faltava.

Entrando nessa linha e do Knolex, essa goleada tem muito de culpa do Muricy. Me enganei com ele durante a semana. Ou melhor, não é que me enganei, ele é que não soube colocar na prática o que ele tinha pensado na teoria.

Mas a maior cagada dele, ao meu ver, foi mudar o esquema de jogo para três zagueiros. Este é o esquema mais perigoso de se usar. Se bem treinado e ensaiado, funciona que é uma maravilha. O tri brasileiro do São Paulo (lembrei do tri mundial também), a Copa de 2002 e o próprio Barcelona em vários momentos, não me deixam mentir. Por outro lado, se é usado de forma improvisada, sem treino, vira DESASTRE. Luxemburgo sabe bem do que estou falando.

O foda é que até então o time brasileiro que mais fez feio em final de mundial pra mim tinha sido o Cruzeiro de 97 com um time de pistoleiros de aluguel todo desentrosado.

Mas como vi os comentários nos programas esportivos, o Santos no 1° tempo fez pouquissimas faltas, ficou com medo enorme de divididas. Contra o Liverpool o Lugano mesmo sabendo do risco foi em todas, porque FINAL é FINAL. Aquele Grêmio do Felipão de 95 era muito inferior ao Ajax, mas o Adilson ia em todas. Jogar final com raça é isso.

Sim, exatamente. Claro que não precisa apelar pra violência (nem quero isso), mas figurativamente falando: sendo final, era pra Durval, Edu Dracena e Arouca VOAREM NA JUGULAR de Messi, Xavi e Iniesta. :lol:

É por isso que gosto do futebol argentino. OK, por vezes eles usam de jogo sujo, mas eles e os uruguaios sabem a postura de se jogar esses jogos melhor que ninguém. Messi vem correndo com a bola? Dá uma trombada que ele vai parar na arquibancada! Sem machucar nem nada, mas pra mostrar que aqui não passa.

Deu uma saudade do Rincón agora... :lol:

Nhá.
Mas Barcelona só virou BARCELONA de fato nos anos 70 depois que o Rinus Michel e o Cruyff foram pra lá.
Antes disso o Flamengo também vencia fácil o Barça em amistosos.

Eu sei, por isso dei risada. Só pra tirar um sarrinho do Barça mesmo. xD

[chicolang]Aliás, é por isso que eles não quiseram fazer amistoso com o Timão! É porque morrem de medo da Fiel!!![/chicolang] :rofl:

Mas aí que tem o paradoxo.
É pra descer o sarrafo e retrancar? Jogar feio como o Muriçoca gosta?
Ou é pra começar a resgatar o futebol brasileiro como você defendeu em outro post e que tá todo mundo agora bradando?

Porque foi isso que o SP, Estudiantes, Inter, Once, etc, fizeram. 11 homens atrás da linha da bola, bola pro mato, quebrando pernas e seja o que deus quiser.

O Santos talvez tenha entrado em conflito entre querer jogar bonito por parte dos jogadores e jogar na base do resultado como gosta o Muricy. E acabou ficando no meio do caminho.

Muitos grandes times conseguiam fazer os dois. O próprio Santos dos tempos de Pelé fazia isso. Tinha Coutinho, Mengálvio, Pelé e Pepe resolvendo na frente, mas tinha Mauro, Calvet e Dalmo lá atrás "batendo até no meio da linha", como diz meu pai. Aliás, Pelé batia e intimidava tanto quanto seus marcadores.

Outros times também tinham seus "cães de caça". O próprio Rincón que citei de 1998 a 2000, Marinho e Mozer no Mengo de 1981, Junior Baiano em todos os times que passou (especialmente o Palmeiras na Libertadores 1999 e Vasco nos anos seguintes), Lugano-Fabão-Edcarlos do São Paulo em 2005, Ceará-Índio-Fabiano Eller do Inter em 2006...

(EDIT: putz, achei que teria mais resposta depois da minha anterior... rola um merge aí, please?)

Muitos grandes times conseguiam fazer os dois. O próprio Santos dos tempos de Pelé fazia isso. Tinha Coutinho, Mengálvio, Pelé e Pepe resolvendo na frente, mas tinha Mauro, Calvet e Dalmo lá atrás "batendo até no meio da linha", como diz meu pai. Aliás, Pelé batia e intimidava tanto quanto seus marcadores.

Outros times também tinham seus "cães de caça". O próprio Rincón que citei de 1998 a 2000, Marinho e Mozer no Mengo de 1981, Junior Baiano em todos os times que passou (especialmente o Palmeiras na Libertadores 1999 e Vasco nos anos seguintes), Lugano-Fabão-Edcarlos do São Paulo em 2005, Ceará-Índio-Fabiano Eller do Inter em 2006...

(EDIT: putz, achei que teria mais resposta depois da minha anterior... rola um merge aí, please?)
Esse Barça não faz.
Ou pelo menos eu nunca vi.

Até o Puyol e Pique que são os menos dotados futebolisticamente não descem sarrafo. Por mais que digam que são pernas-de-pau e o Puyol é mais feio que filhote de cruz-credo, ele não é carniceiro como Lugano, Simeone, Jr Baiano, etc. Bem longe disso até.
Ambos fazem falta, como o Pique fez no Neymar quando perdeu a bola. Mas não descem sarrafo.

No elenco do Barça o unico que tem caracteristicas de fazer isso é o Mascherano, mas que normalmente é reserva.

É por isso que gosto do futebol argentino. OK, por vezes eles usam de jogo sujo, mas eles e os uruguaios sabem a postura de se jogar esses jogos melhor que ninguém. Messi vem correndo com a bola? Dá uma trombada que ele vai parar na arquibancada! Sem machucar nem nada, mas pra mostrar que aqui não passa.

Deu uma saudade do Rincón agora... :lol:
O Edu fez isso no Messi ou Fabregas. 2 vezes até. Em uma tomou amarelo e no outro não tomou nada.
O primeiro foi até quase comico. Foi nitidamente um chega-pra-lá-que-eu-sou-xerifão-aqui.

Última edição:

Concordo com voce, o primeiro chega pra lá que o Messi levou foi la por volta dos 13 do segundo tempo...
Não é pra rachar os caras ao meio, mas tinha que ter chego mais junto logo no começo do jogo pra mostrar que não ia ser tão facil... :roll:

Concordo com muitos aspectos levantados sobre o jogo, principalmente nos comentários de que o Santos entrou na final jogando como em um amistoso.

Partir para a violência não é o caminho, mas tentar intimidar um pouco o adversário é um dos caminhos que o Santos poderia ter utilizado. Claro que talvez não fosse adiantar de nada, já que os jogadores do Barcelona estão vacinados contra isso, mas a história de ficar passando a mão na cabeça deles a cada jogada mais forte foi ridícula por parte do Santos. Parecia até que não podiam tocar no adversário.

O Santos queria levar o prêmio de fair play ou de melhor time do mundo? Essa realmente não deu para entender. Se repararem em um lance em que o Edu Dracena tomou um cartão, em uma ombrada mais forte com o Messi, ele chegou a dar uma bronca na zaga, para ver se o pessoal acordava, mas logo em seguida foi pedir desculpas para o Messi, dando a mão para ele. Não é recriminar esse tipo de atitude, mas poderiam deixar as amizades e lado fã um pouco para o final do jogo. Joguem tudo ali naqueles 90 minutos e depois ficam com as cordialidades.

O Barcelona foi campeão com méritos. É um time que entrou para a história mundial por tudo que vem produzindo nos últimos anos.

Partir para a violência não é o caminho, mas tentar intimidar um pouco o adversário é um dos caminhos que o Santos poderia ter utilizado. Claro que talvez não fosse adiantar de nada, já que os jogadores do Barcelona estão vacinados contra isso, mas a história de ficar passando a mão na cabeça deles a cada jogada mais forte foi ridícula por parte do Santos. Parecia até que não podiam tocar no adversário.

O Santos queria levar o prêmio de fair play ou de melhor time do mundo? Essa realmente não deu para entender. Se repararem em um lance em que o Edu Dracena tomou um cartão, em uma ombrada mais forte com o Messi, ele chegou a dar uma bronca na zaga, para ver se o pessoal acordava, mas logo em seguida foi pedir desculpas para o Messi, dando a mão para ele. Não é recriminar esse tipo de atitude, mas poderiam deixar as amizades e lado fã um pouco para o final do jogo. Joguem tudo ali naqueles 90 minutos e depois ficam com as cordialidades.

Exatamente. Aliás, falando sobre deixar amizades de lado no campo, me fez lembrar do grande Serginho Chulapa na época do Santos, que saiu na mão com o Mauro do Corinthians no jogo e depois tava com o próprio Mauro no bar, os dois dando risada da briga! (Furia deve lembrar melhor que eu)

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back