Interessante ver esse tópico aqui, porque eu estava com o mesmo pensamento de faze-ló.
Eu sou muito fã do rei Artur, pra mim ele é um dos personagens mais lendários da história.
Eu lí a Caverna de Cristal, as Brumas dde Avalon, e vários outros...
Ultimamente eu ando lendo "Rei Artur" de Allan Massie o segundo de uma trilogia que retrata a Idade Média...
Lendo todos esses livros agente começa a ver a passagen de uma percepção de um Artur que é um garoto qualquer que retira por acaso uma espada mágica e se torna um rei notável; depois trancorre a imagem do menino que sofreu e foi guiado pra esse destino... e que depois de rei sofreu pra aceitarem-no, a bases de guerras contra reis, como o Lot....
E é claro o merlim que de primeira é um mago... mas pesquisando se conclue que era uma pessoa esquizita, com manias, e que todos as suas supostas magias era na verdade o conhecimento que era tão raro na época, considerando que as pessoas eram ignorantes e alienadas pelo absolutismo e pela Igreja...
E fiva claro que as "mulheres" de "Brumas de Avalon" na verdade é a fragmentação da personalidade de uma só mulher... Morgan...
Essa época é maravilhosa e eu poderia escrever páginas desse assunto...
Mas uma verdade é clara... nada é 100 por cento certo, pois tudo é a base de relatos, e imagene a concepção das pessoas da época: fanátidos da igreja, aldeões alienados e paões... aumenta aqui e ali... e nada é certo...
Afinal...o que um poco de conhecimento físico pôde ser aproveitado por Merlin pra deixar aquela espada tão difícil de ser tirada... e olhas os truques mágicos...