Ragnaros.
Usuário
Bem, primeiramente gostaria de desejar a todos os membros um ótimo feriado. Começo com este tópico falando da minha surpresa e alegria em encontrar certos escritos do Professor no que tange ao esplendoroso avanço da civilização Númenoreana. Destarte, gostaria de analisar com vocês a seguinte citação que encontrei em minha busca por mais informações relacionadas à Númenor:
Da leitura dos dois últimos parágrafos dessa citação fiquei intrigado, pois com a leitura que fiz no akallabêth, entendi que os exilados dessa grande civilização fizeram o importante feito de realizarem navegações que circundavam a Arda recém arredondada. Mas pelo trecho acima transcrito, percebe-se que Dúnedain foram mais longe ainda, pois, por dedução, eles conseguiram construir "literalmente" aeronaves ou aviões que chegavam até os limites da nossa atmosfera (até a estratosfera?), só não conseguindo chegar ao "vácuo" do espaço tão somente (creio eu) por não estarem providos dos conhecimentos tecnológicos de trajes espaciais etc.
Ora, fazendo uma leitura meio que "ficção científica", sempre imaginei, por exemplo, que Vingilot, após ser abençoada e "trabalhada" pelos Valar, veio adquirir feições e capacidades de um verdadeiro "UFO", não só uma nave espacial que voava além das galáxias, mas também uma nave que (agora extrapolando) conseguia "navegar" em regiões eivadas de "anti-matérias" ou até mesmo em regiões do universo que ainda estavam se formando (teria sido uma referência ao "oceano" de expansão que o universo ainda "sofre" hoje em dia?), vide o escrito: "Muito viajou ele (Eärendil) naquela embarcação, penetrando mesmo nos vazios desprovidos de estrelas" (O silmarillion - pag. 318).
Enfim, tenho que confessar que nunca imaginei que esses Atlantis pudessem realizar tal proeza, ainda mais em aeronaves que beiram até os limites da reentrada atmosférica (poxa, mesmo atualmente não são todos os aviões que chegam à essas altitudes).
Gostaria de analisar esse escrito, e discutir o que seriam esses "navios voadores" dos Númenoreanos, sei lá, seriam alguma espécie de Dirigível, avião?
Atenciosamente. E obrigado.
"Of old many of the exiles of Númenor could still see, some clearly and some more faintly, the paths to the True West; and they believed that at times from a high place they could descry the peaks of Taniquetil at the end of the straight road, high above the world. Therefore they built very high towers in those days, and their holy places were upon the tops of mountains, for they would climb, if it might be, above the mists of Middle-earth into the clearer air that doth not veil the vision of things far off.
"But ever the number of those that had the ancient sight dwindled, and those that had it not and could not conceive it in their thought scorned the builders of towers, and trusted to ships that sailed upon the water. But they came only to the lands of the new world, and found them like to those of the old and subject to death; and they reported that the world was round. For upon the straight road only the gods could walk, and only the ships of the elves could journey; for being straight that road passed through the air of breath and flight and rose above it, and traversed ilmen in which no mortal flesh can endure; whereas the surface of the earth was bent, and bent were the seas that lay upon it, and bent also were the heavy airs that were above them.
Yet it is said that even of those Númenóreans of old who had the straight vision there were some who did not comprehend this, and they were busy to contrive ships that should rise above the waters of the world and hold to the imagined seas. But they achieved only ships that would sail in the air of breath. And these ships, flying, came also to the lands of the new world, and to the east of the old world; and they reported that the world was round. Therefore many abandoned the Valar and put them out of their legends. But men of Middle-earth looked up with fear and wonder seeing the Númenóreans that descended out of the sky; and they took these mariners of the air to be gods, and some of the Númenóreans were content that this should be so." (HISTORY OF MIDDLE EARTH 9, THE DROWNING OF ANADÛNÊ, 338-9)
Da leitura dos dois últimos parágrafos dessa citação fiquei intrigado, pois com a leitura que fiz no akallabêth, entendi que os exilados dessa grande civilização fizeram o importante feito de realizarem navegações que circundavam a Arda recém arredondada. Mas pelo trecho acima transcrito, percebe-se que Dúnedain foram mais longe ainda, pois, por dedução, eles conseguiram construir "literalmente" aeronaves ou aviões que chegavam até os limites da nossa atmosfera (até a estratosfera?), só não conseguindo chegar ao "vácuo" do espaço tão somente (creio eu) por não estarem providos dos conhecimentos tecnológicos de trajes espaciais etc.
Ora, fazendo uma leitura meio que "ficção científica", sempre imaginei, por exemplo, que Vingilot, após ser abençoada e "trabalhada" pelos Valar, veio adquirir feições e capacidades de um verdadeiro "UFO", não só uma nave espacial que voava além das galáxias, mas também uma nave que (agora extrapolando) conseguia "navegar" em regiões eivadas de "anti-matérias" ou até mesmo em regiões do universo que ainda estavam se formando (teria sido uma referência ao "oceano" de expansão que o universo ainda "sofre" hoje em dia?), vide o escrito: "Muito viajou ele (Eärendil) naquela embarcação, penetrando mesmo nos vazios desprovidos de estrelas" (O silmarillion - pag. 318).
Enfim, tenho que confessar que nunca imaginei que esses Atlantis pudessem realizar tal proeza, ainda mais em aeronaves que beiram até os limites da reentrada atmosférica (poxa, mesmo atualmente não são todos os aviões que chegam à essas altitudes).
Gostaria de analisar esse escrito, e discutir o que seriam esses "navios voadores" dos Númenoreanos, sei lá, seriam alguma espécie de Dirigível, avião?
Atenciosamente. E obrigado.
Última edição: