• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DESAFIO DE CONHECIMENTO - J.R.R. Tolkien e suas Obras

O Sano Insano com cara-de-pano, gentilmente :upa: permitiu que eu colocasse uma questão... Vamos a ela:

O que havia inscrito no Portão Leste de Moria, e em quais línguas?

Difícil...

Última edição:
Errado, uma montanha de distância.
Ótima metáfora! :lol:

Bom, a minha tentativa vai meio colada, mas vai:

Dos Anões e Homens disse:
Ele possuía inscrições Rúnicas em várias línguas: magias de proibição e exclusão em Khuzdul e comandos para que todos que não tivessem a permissão do Senhor de Moria deveriam partir escritos em Quenya, Sindarin, Língua Comum, línguas de Rohan, de Dale e de Dunland.

Parabéns Snaga, sacou a metáfora, meio resposta!

Para quem não sacou a piada, o Rogério colocou o que tinha no Portão Oeste, mas eu perguntei sobre o Portão Leste, ou seja, do outro lado da montanha!

Corretíssimo, sem problema por colar; se você guardasse tudo isso de cabeça, eu ficaria assim >> O.O

Última edição:
Valeu, Istimo!!!

Então, lá vai a minha:

O que quer dizer 'Moria' e porque Khazad-dûm recebeu esse nome?!

Moria quer dizer abismo negro e Khazad-dûm é a mesma coisa só que em ligua dos anões.
Teve esse nome depois que o balrog a tomou.

Última edição:
Vou tentar...Uma substância mágica que é feita de mithril pelos elfos,e podia ser vista quando refletia a luz da lua,ou das estrelas.

Moria quer dizer abismo negro e Khazad-dûm é a mesma coisa só que em ligua dos anões.
Teve esse nome depois que o balrog a tomou.

Bem, Moria em sindarin, de fato, significa (similar) "abismo negro", porém, Khazad-dûm significa "Salão/Escavação/Mina/Mansão dos Anões", vide khazâd que significa "anões", (sing. khuzd?) e dûm significa "escavações, salões, mansões", tanto no plural propriamente dito, como em singular coletivo, no caso do nome Khazad-dûm.
O nome em khuzdul é anterior ao nome sindarin e a descoberta do Balrog pelos anões, creio que advenha da Primeira Era.

Só uma pequena colocação, desculpem-me. =]
Abraços.

Bem, Moria em sindarin, de fato, significa (similar) "abismo negro", porém, Khazad-dûm significa "Salão/Escavação/Mina/Mansão dos Anões", vide khazâd que significa "anões", (sing. khuzd?) e dûm significa "escavações, salões, mansões", tanto no plural propriamente dito, como em singular coletivo, no caso do nome Khazad-dûm.

Só uma pequena colocação, desculpem-me. =]
Abraços.

Muito obrigado Aracáno, copiei aquilo da enciclopedia.:D

Não se preocupe Philip, é normal errar, seja qual for a fonte copiada, e não quis ser rude contigo, me desculpe qualquer coisa.
Não sei de qual enciclopédia copiou, mas ela está divergindo com a questão contextual e etimológica, creio que tenha de ser revisada.

Abraços, e desculpe-me mais uma vez. =]

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back