• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafio de Literatura (atualizado em 04/12/05 - 20:00h)

Status
Fechado para novas mensagens.
Ok, lá vai então...

Em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", o Sr. Tummus é encarregado de seqüestrar alguém. Mas quem é Tummus? E quem ele devia seqüestrar?

Nao sei... esse eh o livro q se lia na sexta serie... mas lah vai: Sr. Tummus eh um fauno... uma especie de santo, divindade algo assim nao? eh cabeludo tbem... meio bode meio homem..., a parte de baxo eh bode...

ele devia sequestrar Lucia?

Lordpas está correto. Tummus é um Fauno (meio homem meio bode) e devia seqüestrar Lucy (Lúcia).
A bola é sua...

Putz to sem inspiraçao nenhuma...
bom voh faze uma muito facil... eu vo bota uma parte de um dos meus poemas favoritos aqui:
"Eu, Marilia, nao sou algum vaqueiro,
Que viva de guardar alheio gado,
De tosco trato, de expressoes grosseiro
Dos frios gelos e dos sois queimado
Tenho proprio casal e nele assisto;
Da-me vinho, legume, fruta, azeite;
Das brancas ovelhinhas tiro o leite;
E as mais finas las, de que me visto.

Graças, Marilia bela,
Graças a minha estrela!"

Bem tah facil neh?! Eu soh quero saber quem escreveu o poema citado, o nome do poema inteiro, alem do nome completo da jovem a quem o autor exprime tdo o seu amor....

Ah jah q tah facil, tem que dizer uma outra obra do autor, a outra famosa dele... :wink:

Nao eh fantastico esse poema! Alias eu adoro essa escola literaria! :mrgreen:

MARÍLIA DE DIRCEU

Tomas A. Gonzaga o autor e o nome do poema é MARÍLIA DE DIRCEU, que tambem é o nome da moça.

editado:
ah,
e um outro livro do autor:
Cartas Chilenas ( em 1863)

Certo lordpas ? :wink:

O autor é Tomas Antonio Gonzaga, o poema é Marilia de Dirceu, o nome da moça é Maria Doroteia Joaquina de Seixas e a outra obra é Cartas Chilenas.

Muito bem Cachopardo, mas o nome completo da moça nao eh Marilia de Dirceu e sim o que a Arien postou... entao pelo conjunto ela fika com o acerto.. :wink:

oh, mas que tristeza, mas tudo bem, quem sabe eu acerte numa próxima vez, quem sabe...

Ah, mas precisava pedir o nome completo ?! he he deixa pra lá... a vida continua... :roll:

Ana Lovejoy disse:
a Arien sabe tudo :grinlove:
Ah Joy, sei nada... :oops: :grinlove:

lordpas disse:
Muito bem Cachopardo, mas o nome completo da moça nao eh Marilia de Dirceu e sim o que a Arien postou... entao pelo conjunto ela fika com o acerto.. :wink:

Obrigado lordpas :D

Em Fedra, de Racine, por quem Fedra estava apaixonada, e por que esta paixão era proibida?

Fedra ama Hipolito, seu enteado... :wink:

esqueci de fala: era proibido pq ele era enteado dela... eh uma proibiçao mais moral e social ao meu ver...

Isso mesmo lordpas, sua vez!

:obiggraz:

Bom vo continuar na poesia... agora outra de minhas favoritas... ai vai um trechinho:

"E existe um povo que a bandeira empresta
Pra cobrir tanta infamia e cobardia!
E deixa-a transformar-se nessa festa
Em manto impura de Bacante fria!
Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira eh essa
Que impundente na gavea tripudia?
Silencio!
Musa!
chora, chora tanto...
que o pavilhao se lave no teu pranto!

(...)

Lamentai-vos, herois do novo mundo
Andrada! arranca esse pendao dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!"

Putz esse eh um trecho da minha poesia favorita eh a q tah em primeiro no meu Top 10 hehe...

-Eu quero saber quem escreveu...
-o nome da poesia...
-pq o poeta passa a se interessar por outra tematica (o nome do seu grande amor)...
-qual o nome da obra q estah o poema e qual o outro poema dessa mesma obra...

Alguém já leu O Senhor dos Anéis, aqui?
Brincadeira....eu estive perguntando....aqui é pra eu colocar minhas criações ou comentar outras? :o?:

Quem escreveu foi Castro Alves, o nome da poesia é Navio Negreiro, ele passou a se interessar por outra temática por estar apaixonado pela atriz portuguesa Eugenia Camara, e o poema está na obra Os escravos, junto com Vozes d'Africa.

Ufa, acho que é isso...

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back