O problema é que, pelo o que eu sei, ainda não há tradução para esses livros, você só consegue achá-los importados, em inglês...
Existe em português a novelização dos episódios I, IV, V e VI, além da trilogia "Herdeiros do Império" e Estrela de Cristal, além de alguns poucos quadrinhos. Mas são difíceis de achar... atualmente, só em sebo, com muita sorte.
Ah sim, Haran, e os livros não são aceitos pelo Lucas como parte oficial da saga, sendo apenas autorizados por ele. Ou seja, se você ficar empolgadão com alguma história e depois achar algum fato que bate de frente com algum dos filmes, não se decepcione. O George Lucas passa por cima dos livros mesmo, sem dó nem piedade...
Deixa-me ver se entendi: Os jedis normais quando morrem se unem à força, "dissipando-se". Os mais avançados desaparecem e viram fantasmas. Qui-Gon Jinn era poderoso, mais nem tanto, por isso manteve a sua identidade apenas vocalmente. Bom, Windu deve ser mais poderoso que Obi-wan e que Qui-Gon Jinn, deveria permanecer como fantasma também.
Não sei se isso tem a ver com o grau de evolução dos jedi. Ao que me parece, é uma técnica que eles vão descobrir no Episódio III, talvez ajudados pelo Qui-Gon, que conseguiu completar meia passagem.
E nada impede que o Mace vire fantasminha. Ele só não aparece no Retorno porque sequer conheceu o Luke, não faz parte da vida dele. Mas nada que o Lucas não possa mudar no futuro....
1. Yoda diz no episódio V que os Jedis podem ver pessoas que já se foram. Como isso é possível? Aliais, há algum dado sobre o que acontece com os espíritos dos seres, de modo geral?
Eu não sei se isso é explicado em algum livro de RPG ou do Universo Expandido. De qualquer forma, acredito que é algo que vai ficar sem explicação mesmo.
2. Não entendi o lance do Sifo Dias. Ele realmente existe? Ele é Quin-gon (é dito que ele morreu a mais de 10 anos)? Ele é só um nome falso usado por Dooku para assumir uma identidade de jedi? Os clones foram pedidos por Dooku através de Jango Fett? Expliquem-me isso, por favor, empaquei nessa parte .
Isso vai ser explicado no Ep. III, mas eu acho que o Syfo Dias é o Sidious, que se disfarçou pra bolar aquele plano maluco. Os nomes até se parecem etc.
3. Verifiquem se meu esquema sobre a estrutura política da República está correto: República é tipo uma ONU do Star Wars, é composta por representantes de vários planetas (reis, senadores?). O líder desses representantes é o chanceler. Ele é decidido a partir dos votos dos representantes, algo parecido com o sistema da Inglaterra, onde os ministros votam para decidir quem será o primeiro-ministro. Os senadores são exatamente a mesma coisa de um senador de um país.
É isso mesmo. A República é liderada pelo Supremo Chanceler, e cada planeta/sistema possui seu senador representante em Coruscant. Além disso, cada sistema/planeta tem seu governante, seja ele rei, vice-rei, presidente ou o que quer que seja, que governa em casa.
As decisões que afetam a galáxia de uma maneira geral são decididas por voto no Senado em Coruscant. Isso até o Episódio II...
4. Equilíbrio da força seria o domíno do “Lado Branco”, ou seria a existência de jedis e siths em mesmo número? Pelo que eu olhei isso vai acontecendo durante a velha trilogia.
Essa é uma discussão velha. Mas, pelo que eu sempre entendi do universo Star Wars, a Força é um "sistema" harmônico, que envolve todos os seres e planetas e fica lá na dele etc.
Os jedi, que aprenderam a usar a Força, fazem uso desse sistema sem afetar a harmonia que existe. Os sith, pelo contrário, só querem saber de fazer mau uso da pobrezinha, e isso causa uma quebra nessa harmonia. Logo, pra existir desequilíbrio basta existir um sith.
Vader, ao matar seu mestre e deixar de ser um sith nos últimos momentos de vida, cumpre a profecia e devolve o equilíbrio à Força. Só que eu acho que o Luke merece muito mais esse mérito