Olá pessoas! Acabei de ler todas as 30 paginas deste topico.
Estou montando uma frase em Quenya pra ser escrita em tengwar Quenyano( !?)
Rolaram certas duvidas, e aqui vão:
A palavra Valainacassaro, usaria a letra "vala" como v ? e a palavra "venno"= marido?
o "ss" seria representado pela letra "silme" ou "esse" ?
Que letra para "h" eu usaria na palavra "ohtar" ?
Para a palavra " Haryon" traduzida como herdeiro/principe, o h seria "Hiarmen" ? com o tehta p/ a, seguida da letra "romen" com os 2 pontinhos do "y" em baixo? Mas o "y" em quenya não tem função de consoante?
E por ultimo, para representar o "nw" de palavras como Finwë eu realmente usaria as letras "numem" e "Wylia" ?
Eu escreveria
Valainacassaro assim: Vala + tehta A sobre Vala + Yanta + tehta A sobre Yanta + Númen + tehta A sobre Númen + Calma + tehta A sobre Calma + Esse Nuquerna + tehta A sobre Esse Nuquerna + Rómen + tehta O sobre Rómen.
Venno seria: Vala + tehta E sobre Vala + Númen + "til" SOB Númen (representando a consoante dupla) + tehta O sobre Númen.
SS é representado em Quenya sempre com Esse. Se for seguido de vogal, vc usa Esse Nuquerna, pra ficar mais visível a tehta sobre ela.
H é sempre com Hyarmen, exceto se for HW, que vc usa Hwesta.
Haryon seria quase como você disse. Y é sim uma consoante, mas ela é escrita de um jeito diferente. Se for precedida por outra consoante, você usa os dois pontos SOB a tengwa precedente. Se estiver no início da palavra, vc usa Anna + os dois pontos sob Anna, como um tengwa comum.
Haryon, portanto, seria: Hyarmen + tehta A sobre Hyarmen + Óre + dois pontos sob Óre + tehta O sobre Óre + Númen.
A observação aqui fica por conta das letras Óre e Rómen. Óre vc usa pra R seguido de consoante e Rómen pra R seguido de vogal (veja o primeiro exemplo ali).
Por fim, NW você sempre usa Númen + Wilya quando for meio de palavra (ex. Finwë), mas se for no início, vc usa Nwalme.
Em anexo um resumo muito bom de todas as regrinhas para escrever Quenya usando Tengwar