Vamos lá
1o - A FIFA já disponibilizou os ingressos no seu site. Ingressos pros jogos do Brasil já até acabaram.
2o - Embora o processo em si de venda pela FIFA seja uma zona total, ele não é propenso para cambistas; vou explicar como funciona:
- São 5 fases. Na 1a e 3a fase onde há a maior venda de ingressos o sistema é o de sorteio. Durante 1 mês ficam abertas as inscrições e cada um tenta comprar o seu. No final do mês sorteiam as pessoas que podem comprar. Na 2a e 4a fase são lançados pequenos lotes de ingressos a cada semana num esquema de fila, quem comprar primeiro leva. Cada um pode comprar um máximo de 4 ingressos para 7 diferentes jogos na soma total de todas as fases.
Os ingressos são nominais e só podem ser retirados no local, ou seja, na Africa do Sul. Além disso só o comprador pode retirá-lo. Para isso tem que mostrar o passaporte e o cartão de crédito utilizado.
Os ingressos possuem um chip RFID com os dados do comprador que podem ser exigidos na entrada do estádio. Na Alemanha não exigiram de quase ninguém. Não é bom pra FIFA que os estádios fiquem vazios.
Há lotes separados para Sulafricanos e estrangeiros.
No final, é óbvio que rola um mercado paralelo de ingresso, mas é muito mais por torcedores que compraram mais ingressos doq vão utilizar do que por cambistas profissionais(q tb existem, mas bem menos). Como rola sorteio muita gente tenta várias vezes pro mesmo ingresso. Eu por exemplo vou com 3 amigos. Cada um de nós tentamos no sorteio comprar ingresso para os 4. No final, 2 fomos sorteados e agora temos um pacote até as quartas de final pra ver o Brasil "sobrando".
Para comprar ingressos para outros jogos eu usei alguns artifícios que funcionaram mas melhor nem por aqui. Dá pra burlar e conseguir mais ingressos mas em geral vc precisa de 4 pessoas pra conseguir um máximo de 28 ingressos.
Sem contar que metade dos ingressos já estão a venda hoje, quando ninguém sabe ainda se comprou pra Espanha x Holanda na 1a fase ou Togo x Emirados Arabes. Quem comprar pode acabar com pepino na mão.
Toda venda é feita pela FIFA e não pela confederação Sul Africana