• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

• Criador do tópico Criador do tópico Siëlenor
  • Data de Criação Data de Criação
Já q só eu tento responder mesmo, aqui vai:

"Somos vários, que seguem o rumo de um.
Para onde ele se dirige, nós seguimos.
Quando ele nos alcança,
Curvamo-nos perante a sua majestade, sombra do que éramos.
Obedecemos à sua vontade, lhe dando força.

O Rio Gelion é o maior rio de Beleriand e deságua no mar, após cortar todo o território. Seus afluentes seguem seu caminho, e qndo se encopntram com ele, se curvam perante seu tamanho. Todos eles acba seguindo seu curso, dando força ao Gelion, já que suas águas formam a majestade do rio.

Mas mesmo o nosso senhor foi vergado:
Pois finalmente encontrou força superior à sua.
E foi curvado, subjugado, mutilado.
Por fim, reduzido a quase nada.
Memória de tempos idos...

Na Gueerra da Ira, Beleriand sucumbe e é afundada no mar. O Gelion, mesmo sendo um poderoso rio, foi subjugado pelo poder do Oceano.

Do líder aos seguidores
Só de nós três você ouviu
Do senhor que foi servido
Do ouro que foi recebido
Do amor que foi oculto

Do Gelion e seus afluentes, três possuem importância na história da 1a Era:
O Próprio Rio Gelion, que era o senhor dos 6 rios de Ossiriand; o Rio Ascar que recebeu o ouro de Doriath quando Beren matou o Senhor de Nogrod; e o Rio Adurant, que escondeu o amor de Beren e Lúthien na ilha de Tol Galen quando eles voltaram dos Palácios de Mandos.

Tenho a amizade de todos
Mas não retribuo nenhum
Eles acham que vão me conquistar
Mas apenas com seus presentes
Nada me fará mudar

O Rio Gelion recebe a água como "presente" de seus afluentes, mas estes nào são capazes de alterar seu curso.

Ouro! Ouro! Eu tenho ouro!
Que não desejei e me foi dado
E com ninguém ficou
Foi amaldiçoado!

Como já disse, o Rio Ascar recebeu o ouro da pilhagem de Doriath, e foi às suas margens que Beren Erchamion matou o Senhor de Nogrod para vingar o assassinato de Thingol e retomar a Silmaril engastada no Nauglamir.

O amor foi o impulso,
Que moveu todos os atos
Para o bem? Pelo mal? Não sei
Pois fui mero observador.

Não sei se encaixa direito, mas o Rio Andurant foi quem acolheu Beren e Lúthien após seu retorno dos Palácios de Mandos, na ilha de Tol Galen. Ele não viu atos maléficos, mas presenciou o ataque aos anões saqueadores de Doriath.

Respondendo então:
Quem somos nós? Os 6 Rios de Ossiriand

Quem é o um que servimos? O Rio Gelion

Interprete a 3ª estrofe. Está interpretada
Qual a força superior mencionada na 2ª? Já respondido.

Acho que dessa vez cheguei mais perto!! Se não for o Gelion a resposta, será o Sirion e seus afluentes!! :mrgreen:

Enfim, para quê adiar mais: você praticamente acertou Rufgand. Muitos parabéns! :clap: O Charada mostrou o que vale.

MAS, você ainda tem algumas coisas a corrigir que não acertou completamente. Dê uma vista de olhos, uma delas é, bem óbvia. =] E ainda não cumpriu a promessa que fez: dizer quais estrofes foram feitas por cada um dos três autores. Será que consegue isso? :hanhan:

No próximo enigma todo mundo bloqueia o Ruf no MSN. :gira:

Parabéns Ruf. :clap:
Mas diz ae: Nós não pensamos em algo foda? :cool:

Ainda acho que as formigas eram a resposta mais adequada...

Parabéns moço :D
E parabéns ao trio... tava difícil (se bem que essa foi a minha primeira vez ;D)

Estou pensando em responder sempre algo completamente nonsense junto da minha resposta "verdadeira"... mas só se eu pensar em algo bão mesmo..XD

No próximo enigma todo mundo bloqueia o Ruf no MSN. :gira:

Parabéns Ruf. :clap:
Mas diz ae: Nós não pensamos em algo foda? :cool:

Sim...pensaram em algo foda!! Mas num precisa bloquear não...descobri pelo meu próprio mérito!! :lol:

Não em diga que você lhe deu pistas. :dente:

Deu as pistas que estavam escritas aqui no fórum, e algumas outras direções contrárias, fazendo uma tremenda hora com a minha cara!! :rofl:

Só uma, mas a ficha dele só foi cair depois que a Tia deu uma. :dente:

Mentira...minha ficha caiu depois de uma frase que você soltou no msn!! E nem foi uma dica, foi uma frase solta q eu consegui captar!! :mrgreen:

Ainda acho que as formigas eram a resposta mais adequada...

Parabéns moço :D
E parabéns ao trio... tava difícil (se bem que essa foi a minha primeira vez ;D)

Estou pensando em responder sempre algo completamente nonsense junto da minha resposta "verdadeira"... mas só se eu pensar em algo bão mesmo..XD

Eu tb acho a resposta das formigas/cupins/abelhas mto adequada, mas fazer o que!! :lol:

Mas enfim: não sei mto bem o que corrigir nas respostas!! Será que vcs querem q eu coloque Os 7 rios de Ossiriand?? Ascar, Andurant, Thalos, Legolin, Brilthor, Duilwen e o Gelion!! De resto, não vejo nada que dê margem a respostas erradas!! :think:

Enfim, antes de mais nada, a resposta que queria que você desse a quem era a "Grande Força" seria mais o poder dos Valar do que o oceano. E o Gelion, de um certo ponto de vista, pode ter 7 afluentes, se considerarmos o Grande Gelion como o Gelion propriamente dito e o Pequeno Gelion como um afluente - mas a sua maneira está correcta.

Como disse, não é nada directamente errado, só algo que não correspondia totalmente ao nosso ponto de vista. Mas não vale adiantar mais, manda lá um enigma: e faça um com mais de 3 versos, por favor!

Ah, e ainda quero ver você dizendo quem fez o quê. Sem recorrer a frases soltas no MSN. :aham:

"Somos vários, que seguem o rumo de um.
Para onde ele se dirige, nós seguimos.
Quando ele nos alcança,
Curvamo-nos perante a sua majestade, sombra do que éramos.
Obedecemos à sua vontade, lhe dando força.

Mas mesmo o nosso senhor foi vergado:
Pois finalmente encontrou força superior à sua.
E foi curvado, subjugado, mutilado.
Por fim, reduzido a quase nada.
Memória de tempos idos...

As duas são completamente diferentes do resto do enigma...versos mais longos e quebrados!! Apesar de não parecer dele, vai pro 10°

Do líder aos seguidores
Só de nós três você ouviu
Do senhor que foi servido
Do ouro que foi recebido
Do amor que foi oculto

Tenho a amizade de todos
Mas não retribuo nenhum
Eles acham que vão me conquistar
Mas apenas com seus presentes
Nada me fará mudar

Ouro! Ouro! Eu tenho ouro!
Que não desejei e me foi dado
E com ninguém ficou
Foi amaldiçoado!

Imagino que estas três estrofes tenham sido escritas principalmente pelo Asca!!

O amor foi o impulso,
Que moveu todos os atos
Para o bem? Pelo mal? Não sei
Pois fui mero observador.

Neera...

De glória e atos malditos,
Que é bom não esquecer,
Enquanto o mundo perdurar e o mal viver."

O final não sei...vou chutar!! 10°!!

Quanto ao meu enigma, postarei-o amanhã!! :mrgreen:

Última edição:
O Rufgand acertou a minha parte. Depois de eu confirmar por MSN, claro. :aham:

Aqui está a prova:

attachment.php

Mas o resto não acertou. Pelo menos completamente...

Anexos

• Ruf_editou_prova.webp
    Ruf_editou_prova.webp
    55,5 KB · Visualizações: 85
Última edição:
Realmente...editei o post e esqueci de colocar a razão do edit!! Mudei a resposta no mesmo post pra não floodar!!

Mas enfim...acho q errei né!! :lol:

Na verdade, isso é o Ruf respondendo ao desafio que ele lançou a si mesmo :D
Ele disse que descobriria quem fez cada parte do último enigma, criado pela Tia Neera, o 10° e o Asca :D
Mas eu acho que você já sabia disso ><

Não sei...meus enigmas são fáceis!!
Se juntasse eu, Almië, Alucard e 10°, aí sim não tinha pra ninguém!!

Podia vir o próprio Tolkien que ele não acertava!! :lol:

Eu pensei no tema do enigma eu fiz quase tu... no enigma. E ele me despreza? :gira:

Você vai ver só verdinho.

Se juntasse eu, Almië, Alucard e 10°, aí sim não tinha pra ninguém!!

Mais você e o Asca, aí sim ninguém acertava. Até porque todo o mundo bom a acertar enigma estava a fazê-lo. :hihihi:

Aliás, pode postar logo o seu enigma, que o nosso já perdeu a graça. Fique sabendo que era só especificar os versos que eram da Neera e do Asca nas estrofes do meio. =]

Eu pensei no tema do enigma eu fiz quase tu... no enigma. E ele me despreza?

Oras, você teve a ideia do tema, mas basta ver acima para constatar que eu fiz metade, você outra, e a Neera deu uns retoques aqui e ali. Todos sabemos que você é um dos melhores aqui. :g:

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back