• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

• Criador do tópico Criador do tópico Siëlenor
  • Data de Criação Data de Criação
Não....Túrin Turambar Dagnir Glaurunga é a frase do epitáfio de Túrin, ou seja, é o que tá escrito na lápide dele!! O nome da história dele é outro (dele e da família!!)!!

O Valaquenta não conta sobre o início de nenhuma Era específica...conta sobre os Valar e suas funções/características!!

Uma longa história
Observei-a do início ao fim
Guardo-a em minha memória
Cantei-a em um festim

Balada de Earendil

História trágica
Seu fim nos trouxe dor
Espanta mais que mágica
E o que conta ainda brilha com fulgor

Narn i Hín Húrin.*

*Assim termina o Conto dos Filhos de Húrin, a mais longa de todas as baladas de Beleriand.

História bela
Conta de tudo o precípuo
Em seu enredo uma querela
Conta do mau perpétuo

AINULINDALË (A Música dos Ainur)

História antiga
Do início de uma era
És bela cantiga
Inicia o fim que ainda se espera

Nurtalë Valinóreva, a Ocultação de Valinor

Bom, tinha postado aqui as respostas completas, mas não tinha lido esta página, então não vi que a Tia Neera já tinha acertado o nome do Conto dos Filhos de Húrin e da última história. :issoaih: Agora é esperar que ela poste o seu enigma. =]

Última edição:
E quem disse que a Tia Neera acertou tudo?? :lol:

A última estrofe ainda está errada!! Eu quero um cântico que fala do início de uma Era!! Realmente a Ocultação ocorre logo no início da 1a Era do Sol, mas não é um conto específico, e sim um fato.

Se não for isto 8-O eu me demito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:lol: :lol: :lol:

Uma longa história
Cantei-a em um festim

Balada de Earendil

História trágica
Seu fim nos trouxe dor
Espanta mais que mágica

Narn i Hín Húrin.*

*Assim termina o Conto dos Filhos de Húrin, a mais longa de todas as baladas de Beleriand.

História bela
Conta de tudo o precípuo
Conta do mau perpétuo

História antiga
Do início de uma era
És bela cantiga

Narsilion, o Cântico do Sol e da Lua.

:abraco:

E quem disse que a Tia Neera acertou tudo?? :lol:

A última estrofe ainda está errada!! Eu quero um cântico que fala do início de uma Era!! Realmente a Ocultação ocorre logo no início da 1a Era do Sol, mas não é um conto específico, e sim um fato.

O Silmarillion disse:
E também nesse tempo, que os cantos chamam Nurtalë Valinóreva (o escondimento de Valinor), foram criadas as ilhas Encantadas, e todos os mares à volta delas foram cheios de sombras e confusão.

Ora, pode ser considerado um conto! O conto do escodimento de Valinor. Bom, mas você é que manda. :g: E desta está mesmo certo...

Ora, mas está incluída no início dessa era. Como quem diz: o início do século XXI foi às 00:00:00 do dia 1 de Janeiro de 2001; mas as 14:23:04 desse mesmo dia também estão incluídas no início do século - qualquer acontecimento que tenha ocorrido nessa altura pode-se dizer que ocorreu no início do século. O apareciemento do Sol e da Lua marcam o início da 1ª Era do Sol - mas o escondimento, que ocorreu imediatamente a seguir, faz parte desse início.

Enfim, não me expressei nada bem, mas não interessa, de qualquer maneira o enigma já foi bem respondido. :g:

Mas a Primeira Era não começou co o Ocaso de Valinor, mas com o surgimento da Lua :dente:

É o que eu tô falando desde ontem a noite!! :lol:

Ora, pode ser considerado um conto! O conto do escodimento de Valinor. Bom, mas você é que manda. :g: E desta está mesmo certo...

Exato...é o que os cantos chama de Nurtalë Valinóreva, mas este não é o nome de um conto, é o nome de um fato: A Ocultação de Valinor!!

Se não for isto 8-O eu me demito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

:lol: :lol: :lol:

Uma longa história
Cantei-a em um festim

Balada de Earendil

História trágica
Seu fim nos trouxe dor
Espanta mais que mágica

Narn i Hín Húrin.*

História bela
Conta de tudo o precípuo
Conta do mau perpétuo

História antiga
Do início de uma era
És bela cantiga

Narsilion, o Cântico do Sol e da Lua.

:abraco:

Não se demita, pois finalmente acertou!! :joy:

A Balada de Eärendil
Narn i Hín Húrin
Ainulindalë
Narsilion

Todos eles são contos que falam de eventos importantes para Arda, diferente por exemplo do Valaquenta!!

Vai fundo Tia Neera, mande seu Enigma!!

Depois de voce me dar mais uns fios de cabelos brancos :tongue:(:abraco:), gostaria que alguem continuasse....já disse uma vez, gosto só de advinhar..:grinlove:..10º, se habilita?

Tendo em conta que vou sair Sábado e ficar uma semana ausente, preparei uma fácil, mas sem ser absurdamente óbvio claro.

Aqui vai:

Ele se destacava entre o seu povo
Por ser o melhor no que fazia.
Nem sempre obedecia,
Mas seu coração era bondoso.

O seu aprendiz, em tudo semelhante,
Era notório pela sua destreza,
Louvado pelo engenho, impressionante.
No fim, no entanto, tristeza...

Mas foi, por sua vez, o aprendiz deste,
Quem se tornaria o maior, e mais cantado.
Contos de beleza e tragédia,
E mudança na história da Terra Média.

Está acessível, mas é mesmo isso que eu quero, porque só tenho um dia. Ok, aqui vão as perguntas a serem respondidas:

1 - Quem era cada um deles?
2 - No que se destacavam?
3 - Porque digo que o primeiro não obedecia, por vezes?
4 - Porque o segundo foi triste?
5 - O que mudou na Terra Média por causa do terceiro?

Vamos ver o que consigo.................

1 - Aulë
2 - Na criação com as mãos
3 - Criou os anões
4 - Mahtan casou a filha com Feanor
5 - O destino da mesma.

Vou na linha da tia: Aulë, Na criação com as mãos, Criou os anões
Mas o segundo, IMO, seria Saruman, e o que mudou foi... bem, precisa explicar mesmo? :roll:

1 - Aulë, Mahtan e Feanor
2 - Na criação com as mãos
3 - Criou os anões
4 - Mahtan se arrependeu de ter ensinado a Feanor o seu oficio
5 - O destino da mesma

Tendo em conta que vou sair Sábado e ficar uma semana ausente, preparei uma fácil, mas sem ser absurdamente óbvio claro.

Aqui vai:

Ele se destacava entre o seu povo
Por ser o melhor no que fazia.
Nem sempre obedecia,
Mas seu coração era bondoso.

O seu aprendiz, em tudo semelhante,
Era notório pela sua destreza,
Louvado pelo engenho, impressionante.
No fim, no entanto, tristeza...

Mas foi, por sua vez, o aprendiz deste,
Quem se tornaria o maior, e mais cantado.
Contos de beleza e tragédia,
E mudança na história da Terra Média.

Está acessível, mas é mesmo isso que eu quero, porque só tenho um dia. Ok, aqui vão as perguntas a serem respondidas:

1 - Quem era cada um deles?
2 - No que se destacavam?
3 - Porque digo que o primeiro não obedecia, por vezes?
4 - Porque o segundo foi triste?
5 - O que mudou na Terra Média por causa do terceiro?

1 - Aulë, Mahtan e Fëanor
2 - Na criação de objetos de metal e pedra, como também na criação e lapidação de pedras preciosas
3- Aulë tinha o desejo (dado como dom por Ilúvatar) de criar coisas diferentes, fruto de sua própria imaginação. Sua maior desobediência foi a criação dos anões.
4 - Porque Fëanor não fez a filha de Mahan, a quem tomara como esposa, feliz, levando-o a se decepcionar com o discípulo a quem tudo ensinou.
5 - A terra média teve uma esperança de libertação doi jugo de Melkor devido a chegada dos Noldor liderados por Fëanor. Sem a sua rebeldia, os Valar não retornariam à TM e Melkor teria dominado tudo.

Bom, a Tia Neera acertou tudo como deve de ser. É a vez dela então. =] Só uma coisa: a resposta correcta à pergunta 5 seria que Fëanor foi o o responsavel pelo êxodo dos Noldor de Valinor para a Terra Média, bem como o criador das Silmarills que seriam as motivadoras de todas as grandes batalhas que viriam a ocorrer.

Desde o enigma do Rufgand tenho tentado criar algo decente. Nada feito :oops:!! O forum tá aberto, mas eu vou continuar tentando advinhar e tentando escrever algo decente para o dia que eu acertar..:disgusti:

tá bom, tia Neera, então lá vai:

"Fui escravo do escravo
que fez de mim seu destino;
tudo lhe dei, menos tino,
até que a vida, enfim,
que ele não tirou de mim,
tirou-a o mendigo maldito..."

Quem é a voz do poema?
quem é o segundo escravo?
quem é o mendigo?

Inté!!!

Valinor 2023