Eu concordo com o Thalion em relação a que fadas como se entende comunmente ('sininhos') seria algo que somente teria sido posto em O Hobbit pelo fato de ele ser um livro para crianças, e não como uma lenda de hobbits.
Mas eu acho que o que é mais interessante é discutir se não é possível que Tolkien tivesse uma interpretação do termo fada (fairy) um tanto diferente do que nósconsideramos comum. A palavra fairy descende da palavra "faie" do Middle English, que significa: "uma pessoa ou lugar possuidor de propriedades mágicas". Em muitas lendas fada traduz 'ser mágicos': é comum verbos esse termo para changelings, duendes, gnomos, goblins, hobgoblins, changelings, elfos, etc. E a questão da fada, creio eu (talvez alguem que entenda melhor possa confirmar), é bastante presente nas lendas bretãs, e como muitos de nós sabemos, Tolkien era um estudioso delas (ele publicou um trabalho sobre o primeiro registro lenda de "Beowulf" [século VII ?] e também outro sobre o "Sir ???, O Cavaleiro Verde"). Isso nos leva a uma possível interpretação onde: elfos, balrogs, anões, nazguls, trolls, etc - podem ser considerados fadas.
Agora depois de tudo isso é hora da minha viajada(eu não li as cartas de Tolkien mas acho que alguém teria comentado sobre isso se ele tivesse escrito, portanto eu realmente acho que seja uma viagem minha): se considerarmos que todos os seres fantásticos de Tolkien são fadas, pois eles em um ou outro aspecto são 'mágicos', nós podemos dizer que ele atribui um caráter de 'mágico' (ou, no caso de Tolkien seria mais adequado, Divino) aos homens também. Em toda sua obra os homens estão no mesmo patamas que muitos outros seres (elfos, hobbits, trolls, orcs, etc), e eles são os 'irmãos' dos elfos: os outros filhos de Iluvatár. Mesmo que talvez Tolkien nunca tenha pensado (conscientemente) dessa forma, isso não só faria sentido com o conjunto da obra como também com a sua religiosidade (eu não sou cristão [nem batizado eu fui...meu amigo jesuíta diz que ainda vai enfiar minha cabeça na pia e me batizar
], mas creio que para o cristianismo os homens são o ser que tem o "ar mais místico"..."mágico"..."divino").
Espero que eu tenha despertado um novo olhar (ou talvez simplesmente novos termos para um olhar que vocês já tinham
), Tolkien é um grande estudioso de mitologias e suas lendas, e ele com certeza conhecia esse significado para a palavra fada. Eu não acho que seja provável que ele o usaria sem ao menos explicá-lo (afinal eu concordo que o termo foi usado simplesmente por ser um livro infantil), e nesse caso eu acho que seria recorrente.
PS.: Vlw pela inspiração Torugo
PPS.: As informações sobre a história da palavra fada foram tiradas de
http://www.virushead.net/flily/faeinfo.html
Eu sabia que ela tinha varios outros termos que pareciam com latim mas nunca tinha ido ver de onde vinha.
--PÓS-EDIÇÃO--
Tolkien detestava fadas, e um Hobitt com uma Elfa (Ou o contrario
) é mórbido demais.
Tolkien não detestava fadas...¬¬...
Fadas são muito interessantes, e Tolkien também achava:
"Proponho-me a falar de histórias de fadas (...). E posso ser considerado demasiado audaz, porque, apesar de ter sido um amante de histórias de fadas desde que aprendi a ler e de pensar sobre elas de tempos em tempos, nunca as estudei profissionalmente. Tenho sido pouco mais do que um explorador errante (ou transgressor) nessa terra, cheio de admiração, mas não de informações."
TOLKIEN, John Ronald Reul. Sobre Histórias de Fadas, pág 09.São Paulo: Conrad Editora, 2006.