É, eu não vou deixar passar um texto com um tema de tantas opiniões e discussões tratando de uma pessoa tão íntegra. Antes de sair criticando por aí dizendo que tal autor é racista, é preciso afirmar o porque e tentar persuadir apresentando "teses" do porque de se dizer isso, portanto isso é um dos motivos de tanto preconceitono mundo, a palavra diz:
pré - conceito.
Uma coisa que me veio de súbito agora: e daí se Tolkien era racista ? Isso vai atrapalhar ? Não. É a mesma coisa que ser de uma outra religião, tenho uma amiga que é de uma outra religião e é super legal e muito competente. Pode ser que o 'negro' não goste da pessoa Tolkien, mas não vejo problemas de não gostar de 'o conteúdo Tolkien'. Seja a opção que Tolkien tenha, isso é da conta dele (ou foi), mas o que me interessa é o que ele fez e contou.
Tudo bem, tem este certo "dane-se, não sou eu", mas não é bem assim, neste caso esta frase se aplica, mas como uma coisa: desde que isso não venha a prejudicar alguém. Uma pessoa pode ter preconceito, de não gostar daquela pessoa e tal, mas tem de aceitá-la como todos outros, agora, se odeia ela: guarde para si
The Consigliere disse:
Isso explicaria porque a maioria das raças humanas na história são 'brancas'.
Não é bem isso. Me lembro que nos meus primeiros tempos de Valinor, discuti com uma pessoa sobre o possível racismo de Tolkien num tópico, e na "conclusão" foi dito por nós, o seguinte:
Um autor (Tolkien) vive num meio de pessoa 'brancas', ele como um ser huamno 'branco' acaba por colocar direta ou indiretamente os personagens como brancos, pois a pessoa não tem um convívio com pessoas 'negras'. Sendo assim, a pessoa esta praticamente "programada" para colocar um personagem familiar, 'branco'.
Sabe, eu sou 'branco' e já escrevi algumas histórias, e em todas elas, os personagens são 'brancos', pois eu acabo me "esquecendo" do 'negro' - não seria bem o termo 'esquecer', mas é que o que eu quero expressar é que o criador de algo só imagina algo diferente quando o contexto que ele vai escrever é diferente da sua norma de histórias...
Uma resposta interna seria dizer que a Terra-média se assemelha às descrições do interior da Inglaterra e as regiões norte da Escandinávia, Irlanda e Escócia; portanto comprometeria a autenticidade destas localizações geográficas se raças de outras partes do mundo habitassem essas terras.
Assim como o "teorema" do negro e branco que comentei na citação acima, este caso não é diferente: Tolkien viveu dos 3 anos em diante na inglaterra, sendo assim ele acaba por ser influênciado no meio que vive, e isso é resultado de a construção de histórias tão ligadas politicamente, geograficamente e culturalmente em suas obras.
3. Orcs são negros e elfos são brancos. Isso não é mostrar que 'negro' representa o mal e 'branco' representa o bem?
Pode ser, mas a distinção entre cor de pele e a cor da luz /dia deve ser diferente, assim como dito no texto. Eu digo isso, pois dizer 'negro' no caso de mal não é dizer que os negros são maus, mas que negro na expressão significa que vem da cor preta, que representa o mal, consegue compreender ?
The Cosigliere disse:
A chave para lidar com racismo é aceitar que ele existe dentro de cada um de nós e que devemos fazer todo o possível para derrotá-lo dentro de nós.
Poisé, o racismo esta nos costumes, na genética, na educação, é impossível ser uma pessoa sem racismo, seja com em grau com o vizinho ou até de ser racista oficial com comunidades, etc... E como disse a autora, nem Tolkien é excessão, por isso ele pode ter seus preconceitos, mas que não faça isso prejudicar alguém...