• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

  • Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
A leitura que eu faço do fatricídio: Fëanor considerava as silmarils mais importante que a vida de qualquer um. Por vaidade e orgulho, considerou sua obra mais importante que a obra de Eru. Isso não foi responsabilidade do Melkor, ele já tinha isso consigo.
 
Todos os Seres de Beleriand consideravam as Silmarills mais importantes q qq um..Com excessao de Berens e Luthiens e caras do tipo..
:D
 
Não é verdade, nem de longe!!!! Mesmo os Filho de Feanor não concordavam com você, tanto que Maglor, por exemplo, só participou por força do juramento!
 
Tem uma coisa que eu odeio mais: distorção dos fatops da obra em direção a uma idéia pessoal. Mas não chegamos a esse ponto ;)

A verdade da obra é a verdade da obra... por mais que você goste dele, existe alguns fatos que não se pode renegar. Seria como aquelas pessoas que teimam em não aceitar que Elfos tenham orelhas pontudas, por exemplo, apesar de Tolkien mesmo ter dito que tinham... e assim por diante.
 
Orelhas de Elfos, Asas de Balrogs, Bombadil=Erú , Glorifindels.....:D
Vc considera Feanor INFELIZ em suas decisoes ou Vilao?
 
Vilão. Ninguém que mata uma enormidade de irmãos de raça conscientemente pode ser inocente.... "Oh! me desculpe! Foi uma decisão infeliz matar você!" :wink:
 
Bechara disse:
Orelhas de Elfos, Asas de Balrogs, Bombadil=Erú , Glorifindels

Esqueci de comentar. Destes que você citou apenas Asas de Balrog são realmente um mistério. Os demais já foram resolvidos há anos.
 
Elwe não fez nada de grandemente errado. Quanto a Luthien ele não fez nada que Elrond não tenha feito igual. Ele era arrogante, mas não especialmente maldoso.
 
Bom..Mas ele ficou Cego Em relação à Silmarill quase TANTO quanto Feanor! Se Falassem pro Elwe que a Silmarill nao era dele, e pegassem dele, ele entrava em guerra com os filhos do feanor.. :wink:

Nao achas?
 
Knolex disse:
Fëanor é de longe um dos meus favoritos no Silma, empatado com Fingolfin... Se não fosse pelo FRaticídio e pela queima dos barcos ele seria meu favorito entre todas as obras...

O cara fala bem pacas... Vão dizer que vcs não concordaram com o que ele disse ao arauto dos Valar nba hora de partir? Hábil, cokm personalidade forte e convicções fortes. Eu gosto de Fëanor!

Como Hitler.

Aliás a história é bem parecida não acham? Se esta parte fosse escrita depois do Terceiro Reich, eu diria que tinha uma influênciazinha aí.
 
Bechara disse:
Bom..Mas ele ficou Cego Em relação à Silmarill quase TANTO quanto Feanor! Se Falassem pro Elwe que a Silmarill nao era dele, e pegassem dele, ele entrava em guerra com os filhos do feanor.. :wink:

Nao achas?

Tanto é que ele morreu por causa do colar...

Ele é tão mala quanto, senão mais... a arrogância do Thingol me deixa fulo, porém os atos deles, talvez por ajuda de Melian, nem de longe se comparam com os atos do Fëanor.
 
Eu acabo levando pro gosto pessoal, e por isso odeio o Elwe e acho o Feanor legal..:mrgreen:

Acho que Feanor nao era vilao pois nao tinha maldade em seu coração..só vontade de vingança;;
 
Essa discussão vai longe...

Fëanor foi um grande elfo. Sem as contribuições dele, a história de Arda não seria nada parecida como a conhecemos. Ele criou coisas incríveis, e diga-se de passagem, ajudou a todos. PORÉM, quando Morgoth o destruiu as árvores, ele mostrou-se como o Grande Arrogante Detentor das Silmarilli ®, quando estas foram roubadas, ele, em sua arrogância, não respeitou ninguém, Vala ou Elfo, que não pensasse como ele, lançando-se naquela jornada louca, digna de um demente. Trair seus consanguíneos, assassinar seus semalhantes, etc... EU AGRADEÇO AO GOTHMOG POR ACABAR COM ESSE CARA!!

Quanto ao Turin -> Um demente. Coitada da Niniel, que além de ter um irmão tão desgraçado, ainda se casa com ele.

Quanto ao Thingol -> Um megalomaníaco.

Zoeira: Será que o Fëanor ficou tão revoltado porque não conseguiu nada com a Galadriel? ;-)
 
Tá bom, Fëanor agiu mal mesmo. Não tem como negar, nunca tentei fazer isso. Mas nenhum argumento me faz mudar de idéia, pra mim ele não é vilão que todos enxergam.

Por isso, pode parecer contraditório da minha parte, mas... eu não gosto do Thingol. Mesquinho, pulso fraco, arrogante. Não seria nada se não fosse a Melian. Olhando por esse lado, é quase um Celeborn. Não sei explicar o porquê, mas toda minha antipatia vai para ele. :twisted:
 
Que Fëanor fez muita burrada, isto é óbvio; que cometeu assassinato contra seus irmãos elfos também. Mas ainda assim, dizer que ele era “mau”, é simplificar as coisas.

Fato: Fëanor era o elfo mais orgulhoso que já existiu.

E o que é preciso para fazer alguém orgulhoso passar dos limites?
R: alimentar esse orgulho.

E qual é a melhor maneira de se fazer isso?
R: mentindo para essa pessoa.

E quem foi o maior mentiroso que já pisou em Arda?
R: Melkor.

Logo, se Fëanor passou dos limites, foi pelo que Melkor disse a ele (diretamente ou não); isso não exclui a culpa de Fëanor pelo que cometeu, de modo algum; nem justifica (totalmente) seus atos. Mas a “origem” de tudo isso pode ser encontrada. E essa origem é Melkor.

Não creio que elfo algum, por mais orgulhoso que fosse, pudesse ser “mau” em sua essência (nem mesmo Maeglin e traidores do tipo); todo o mal na obra de Tolkien vem diretamente de Melkor; ele é o causador da rebelião na Canção e de tudo que se “desvirtuou” do Tema a partir daí.
Ainda que ele não tivesse cometido todas as maldades que aconteceram em Arda, de qualquer forma ele foi a raiz delas (e nisso entra as ações de Fëanor: o fato de ele cometer uma “maldade” não faz dele necessariamente “mau” pois, como disse o Gildor, existem outros fatores, como a cegueira causada pela dor da perda do pai [as relações entre os elfos, familiares principalmente, vão além dos círculos do mundo; só como exemplo, eis uma passagem no Silmarillion: “(...) Enterraram o corpo de Felagund no topo da colina de sua própria ilha, e ela voltou a ser pura. (...) Finrod, porém, caminha com Finarfin, seu pai, à sombra das árvores em Eldamar. (...)”. Finrod, após ter sido morto por um lobisomem para salvar Beren, passou seu tempo estipulado em Mandos e voltou para a companhia de seu pai, que ele havia deixado para trás em Valinor para seguir Fëanor] e o roubo das Silmarils). Quando perdeu as coisas que mais amava, Fëanor já estava sob a influência das palavras de Morgoth que, somada à sua dor, se transformou em ódio irracional contra Morgoth e o fez cometer as barbaridades. De tudo e todos que se colocassem em seu caminho ele passaria por cima...e assim o fez.

Mas ele era “mau”? Não.

Em um tribunal de hoje em dia, o advogado dele alegaria “insanidade temporária”; mas no caso dos atos cometidos por Morgoth, “temporário” é uma palavra que não se encaixa: a essência de Morgoth está espalhada por toda a Arda, até o fim dos dias. E o mesmo se aplica aos seres vivos (elfos inclusos. :wink: )
E foi isso que aconteceu com Fëanor. Envenenado pelas palavras do próprio Morgoth, que chegavam até ele principalmente de modo indireto, já que o vala espalhava suas mentiras ao quatro ventos entre os noldor, Fëanor foi ficando cego, de ódio, rancor, inveja, dor, egoísmo...tudo que aconteceu após isso foram meras conseqüências. Mas dirão: “e ele não tinha consciência dos seus atos? Não via a dor que ele estava causando?” Acho que a resposta é: não totalmente. Ele poderia perceber o que estava fazendo (como no assassinato dos teleri), mas isso já não fazia diferença pra ele, tomado por sua sede de vingança. Mesmo com uma força de vontade imensa, resistir às palavras de Morgoth (rei da oratória, e que teve um belo discípulo: Sauron) era praticamente impossível para um elfo...poucos foram capazes de tal feito.
Morgoth, com toda a sua malícia, iludiu até mesmo (alguns dos) os valar, inclusive Manwë; o que dirá então do que podia fazer com um elfo.

Eis alguns trechos do Silmarillion que ilustram bem a capacidade de Morgoth de semear a discórdia e de suas outras intenções:

“(...) E então Melkor cobiçou as Silmarils, e a mera lembrança de seu brilho era um fogo a lhe corroer o coração. Daquela época em diante, instigado por este desejo, ele buscou, cada vez mais avidamente, um meio de destruir Fëanor e encerrar a amizade entre os Valar e os elfos; mas disfarçou seus objetivos com astúcia, e nenhuma malignidade podia ser vislumbrada no semblante que ele apresentava. Por muito tempo dedicou-se ele a esse trabalho, e a princípio lentos e estéries eram seus esforços. Contudo, quem semeia mentiras no final não deixará de ter sua colheita; e em breve poderá descansar da labuta enquanto outros vão colher e semear em seu lugar. Melkor sempre encontra ouvidos que lhe dessem atenção, e alguma línguas que aumentassem o que haviam escutado; e suas mentiras passaram de amigo a amigo, como segredos cujo conhecimento demonstra a sabedoria de quem os revela. Amargo foi o preço pago pelos noldor, nos tempos que se seguiram, pela tolice de manter os ouvidos abertos.
Quando via que muitos se inclinavam em sua direção, Melkor costumava caminhar entre eles; e, em meio a suas belas palavras, eram entremeadas outras, com tanta sutileza, que muitos daqueles que as ouviam, ao procurar se lembrar, acreditavam terem elas brotado de seu próprio pensamento. Ele fazia surgir visões em seus corações dos esplêndidos reinos que ele poderiam ter governado por si mesmos, em poder e liberdade, no leste; e então se espalharam rumores de que os Valar teriam atraído os eldar para Aman em decorrência de sua inveja, temendo que a beleza dos quendi e o poder criador que Ilúvatar lhes havia transmitido crescessem tanto, que os Valar não pudessem mais controlá-los, à medida que os elfos crescessem e se espalhassem pelas terras do mundo. (...)”

“(...) Assim, antes que os Valar percebessem, a paz de Valinor estava envenenada. Os noldor começaram a resmungar contra eles, e muitos se encheram de orgulho, esquecendo-se de que grande parte do que possuíam e conheciam lhes chegara como presente dos Valar. Ardia com maior violência a nova chama do desejo de liberdade e de territórios mais vastos no coração impaciente de Fëanor; e Melkor ria em segredo, pois era esse o alvo ao qual se dirigiam suas mentiras, já que odiava Fëanor acima de todos e sempre cobiçara as Silmarils. (...)”

“(...) E, quando Melkor viu que as mentiras se inflamavam, e que o orgulho e raiva haviam despertado entre os noldor, ele lhes falou de armas. (...)”

“(...) E assim, por meio de mentiras, rumores maldosos e conselhos falsos, Melkor atiçou o coração dos noldor para a luta (...)”


E não é questão de “jogar sempre a culpa no diabo”, não. Acontece que nesse caso, tudo converge para Melkor. Ele é a fonte de todo mal.
Os noldor poderiam ter evitado tudo isso se não dessem ouvidos às palavras de Melkor, mas como já disse, isso era para pouquíssimos.
E os noldor não teriam que dar ouvidos a Melkor se ele não falasse nada. :wink:

Assim, Fëanor cometeu atrocidades, sim, isso é óbvio.
Mas nada disso teria acontecido se Melkor não fosse um menino tão mau. :wink:

Fëanor agiu de livre e espontânea vontade, sim, isto também está claro.
Mas ele estava cego por tudo que acontecera. O “certo e errado” para ele já estavam deturpados pelas palavras de Melkor; ele foi envenenado (assim como vários outros) por Melkor. Ele podia ter um orgulho do tamanho de Arda, mas ele não teria feito essas m***** se tivesse sido deixado no seu canto. O poder das mentiras de Melkor permanecia: por mais lúcido que Fëanor tentasse ser, ele já não o conseguia.


Em suma: Melkor fez o favor de “apodrecer” Fëanor, mas este, em origem, nunca foi “mau”...era apenas o maior cabeça-dura de Eä, que deu ouvidos ao maior mentiroso de Eä.

Com certeza Morgoth ainda está rindo no Vazio por tudo que causou aos noldor.
 
Tô tentando me lembrar agora.. quando Ungoliant matou as duas árvores, Yavanna falou q poderia usar as Silmarils pra curá-las e o Fëanor se negou a dar as gemas pra ela, mesmo condenando Aman às trevas, certo?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back
Topo