Maglor disse:
Realmente, muito interessante o seu ponto-de-vista, Tilion. Realmente Feänor não agiu daquela maneira naturalmente, mas ele já tinha um certo instinto rebelde, um tanto "adolescente". Eu senti isso no trecho que já comentaram sobre a chance de trazer as Árvores de volta a vida. Ali que eu acho que foi a grande prova da fraqueza de caráter do Fëanor. Nesse episódio ele se mostrou menos sábio do que pensavam, ele realmente queria vingança, não a paz.
Quanto ao episódio da possível entrega das Silmarils, eis o trecho do Silma:
“(...) Pronunciou-se, porém, Fëanor com um lamento amargurado:
- Para os inferiores como para os superiores, existe um feito que ele não poderá realizar mais do que uma vez; e a esse feito seu coração se apegará. Talvez eu libere as minhas pedras preciosas, mas nunca mais farei outras semelhantes; e, se precisar destruí-las, destruirei meu coração e morrerei. (...)”
“(...) Parecia-lhe estar encurralado numa roda de inimigos, e voltaram à sua mente as palavras de Melkor, dizendo que as Silmarils não estariam em segurança se os Valar quisessem possuí-las. ‘E não é um Vala como eles,’ dizia seu pensamento, ‘e não compreende seus corações? Sim, um ladrão revelará ladrões!’ – Isto eu não farei de livre e espontânea vontade – gritou então bem alto. – Porém, se os Valar me forçarem, saberei então com certeza que Melkor é da sua estirpe. (...)”
Assim, mesmo que a atitude dele possa parecer estúpida e adolescente, ela ainda é explicada. Pode-se notar que as palavras de Melkor já tinham feito seu estrago, e mesmo com a dor e ódio que ele estava sentindo pelo assassino de seu pai, o que Melkor havia lhe dito ainda surtia efeito sobre ele.
Ao meu ver, isso turvou seu bom-senso de qualquer maneira. Ele ainda disse que “talvez” entregasse as pedras, mas que morreria após isso; mas essa alternativa realmente existiu, e ele a ponderou, antes que as palavras de Melkor voltassem à sua mente.
Isso me faz pensar numa questão que considero muito interessante: qual seria a reação de Feänor se vivesse até a chegada dos Homens? Acho que o Elwë poderia ser considerado muito legal com eles em comparação ao que seria o Feänor.
Quanto o que os noldor pensavam dos homens, outro trecho:
“(...) Naquela época, além disso, embora os Valar soubessem de fato da chegada dos homens, que ocorreria, os elfos nada sabiam a respeito; pois Manwë não lhes havia feito esta revelação. Melkor, porém, falou-lhes em segredo dos homens mortais, percebendo que o silêncio dos Valar poderia ser distorcido. Pouco sabia ele, ainda, dos homens, pois, absorto em seu próprio pensamento, na Música, prestara pouquíssima atenção ao Terceiro Tema de Ilúvatar; mas agora corriam entre os elfos rumores de que Manwë os mantinha cativos, para que os homens pudessem chegar e suplantá-los nos territórios da Terra-média, pois os Valar consideravam que poderiam influenciar com maior facilidade essa raça mais fraca e de vida curta, privando os elfos da herança de Ilúvatar. Pouca verdade havia nisso; e raramente os Valar chegaram a tentar influenciar a vontade dos homens; mas muitos dos noldor acreditaram, ou acreditaram em parte, nessas palavras nefastas. (...)”
Logo, a opinião de Fëanor quanto aos homens seria a mesma dos outros noldor, senão pior, por acreditarem nas mentiras de Melkor.
Já Elwë não possuía motivo (como os dos noldor) para a princípio pensar mal dos homens, pois não ouviu as palavras de Melkor (já que ficou na Terra-média depois de sair da Marcha para Valinor, apaixonar-se por Melian em Nan Elmoth e se tornar o rei dos sindar.)