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Fórmula 1 2009

  • Criador do tópico Criador do tópico Fëanor
  • Data de Criação Data de Criação
Sim, Alf... já tivemos 13 equipes, já tivemos mais de 30 carros querendo participar. Os testes de qualificação já serviram inclusive pra isso: impor um limite na quantidade de carros.

Entretanto, com a saída da Renault, teríamos apenas 9 equipes, e isso seria bem ruim. Se há tantas equipes assim querendo entrar, por que nenhuma delas se prontificou a comprar a Honda no fim do ano passado? Entrar na F1 não é assim, um passe de mágica. Já ouvi falar que há um número mínimo de carros pra iniciar um GP. Posso estar enganado, mas acho que com 18 carros não há campeonato...

Olha, faltam 5 corridas pra terminar esse campeonato. Pro ano que vem já temos 13 equipes inscritas. E sei lá, umas 6 foram descartadas.

Basta entao permitir a entrada de uma nova equipe para 2010 ou fazer o campeonato com as 12 equipes já inscritas. Em 2009 pode-se deixar terminar o campeonato ou correr apenas umas 2 ou 3 corridas com 18 carros.
 
O do Rubinho não envolvia mais ninguém, somente ele e o Shumacher. O episódio foi anti desportivo e se não me engano a Ferrari chegou a ser punida, mas esse caso do Nelsinho é mais grave, pois envolvia vidas humanas.

O problema é que a Ferrari e nenhum piloto foi punido.. passou em branco.. e o campeonato seguiu normal. Se tivesse rolado uma punição exemplar já naquela época.. esse episódio do Nelsinho com a Renault talvez nem teria acontecido
 
Acredito que o Alonso deveria saber sim.
A própria declaração indica uma estratégia de combustivel kamikase que faria sentido com a batida do Nelsinho.
Mas o Briatore nem deve ter pedido opinião do Alonso. Só deve ter citado que aquilo ocorreria.
 
Wilzterman disse:
O problema é que a Ferrari e nenhum piloto foi punido.. passou em branco.. e o campeonato seguiu normal. Se tivesse rolado uma punição exemplar já naquela época.. esse episódio do Nelsinho com a Renault talvez nem teria acontecido
Eu até que gostei das palavras do Rubinho no post acima meu sobre esse episódio.

"A minha situação na Áustria teve oito voltas repercussão, sendo que em oito voltas você está dentro do carro, você está gritando, não tinha sido nada combinado, até que foram ditas certas coisas que eu não tinha como fugir. Mas não tinha um 'script'. Se fosse assim, a Ferrari não teria feito como eu fiz, na cara de todo mundo, na última curva; teria sido feito antes."

Como ele disse. Ele mostrou em pista que deixaria o Shumacher passar para que o Shumacher obtivesse a vitória. E não acredito que mesmo com uma punição naquela época, teria evitado tal episódio. Até porque, como bem disse o Nelsinho, ele estava a procura de uma renovação de contrato.

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Acredito que o Alonso deveria saber sim.
A própria declaração indica uma estratégia de combustivel kamikase que faria sentido com a batida do Nelsinho.
Mas o Briatore nem deve ter pedido opinião do Alonso. Só deve ter citado que aquilo ocorreria.
Até mesmo o engenheiro não sabia do episódio, segundo o Alonso. Mas como eu disse, assim que ele for pra Ferrari e tiver sua vaguinha lá, não duvido que apareçam mais coisas. É claro que ele está querendo se isentar totalmente do episódio, já que quer chegar com uma boa imagem na Ferrari.
 
Complicado provar essas coisas mesmo.
Mas mesmo que não tivesse sido explícito, a estratégia kamikase deve ter ficado bem claro para ele quando ele viu o Nelsinho rodando.

Mas isso deve ir longe. É palavra de um contra a do outro.
A Renault deve processar o Nelsinho e tudo mais.
 
Não é só palavra de um contra o outro. Tem indícios na telemetria e tal. Além disso, os discursos do Briatore e do Symons foram contraditório. O Briatore alega que o assunto não foi tocado e que é tudo invenção do Nelsinho. Já o Symons confessou ter tido a conversa sobre o assunto com o Nelsinho e o Briatore mas que a idéia foi toda do Nelsinho.
 
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Agora dificil vai ser provar se foi ordem do briatore ou iniciativa do nelsinho.
Ou as duas coisas.

Dia 21 teremos a resposta disso tudo. E já foram processados sim o Nelson pai e filho por parte da Renault.
 
Como ele disse. Ele mostrou em pista que deixaria o Shumacher passar para que o Shumacher obtivesse a vitória. E não acredito que mesmo com uma punição naquela época, teria evitado tal episódio. Até porque, como bem disse o Nelsinho, ele estava a procura de uma renovação de contrato.

Se eu já não tinha nenhuma simpatia pelo Rubinho agora que não tenho mais...
As desculpas dele são totalmente esfarrapadas.. não importa se não tinha script ou algo combinado antes.. ele fazer na ultima volta ou na primeira combinado antes é a mesma coisa.. o que vale é o resultado final.. ele cometeu uma atitude antidesportiva .. e todos que pagaram ingresso pra ver aquela corrida se sentiram lesados... porque houve uma fraude no resultado final do GP.
As palavras do Cléber Machado na narração foram as mais perfeitas "Se tivesse apostado todo meu dinheiro teria perdido"
E se tivesse havido punição grave na época como suspensão da equipe e dos pilotos poderem correr na F1 por um certo tempo, qualquer outro piloto pensaria muitas vezes antes de querer ter uma atitude irresponsável como a do Nelsinho.
 
Bem... Muitas notícias hoje no nobre esporte sobre rodas....

Briatore e Pat Symonds são demitidos da Renault, mas a confusão do caso Cingapura/08 ainda continua. Tem audiência dia 21, mas a Renault já disse que não vai contestar o resultado.

Agora é carnaval no circo! Vejam o carro da Lotus, que foi confirmada na temporada de 2010 no lugar da BMW:
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Anexos

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Lotus só no nome né, ou melhor, nem no nome pois vai se chamar MalasiaF1, algo assim. Ou seja, de Lotus nõa tem nada mesmo.
 
Últimas notícias


Saiu a primeira versão do Calendário 2010:

14 de março, GP do Bahrein
28 de março, GP da Austrália
4 de abril, GP da Malásia
18 de abril, GP da China
9 de maio, GP da Espanha
23 de maio, GP de Mônaco
30 de maio, GP da Turquia
13 de junho, GP do Canadá
27 de junho, GP da Europa
11 de julho, GP da Inglaterra
25 de julho, GP da Alemanha
1 de agosto, GP da Hungria
29 de agosto, GP da Bélgica
12 de setembro, GP da Itália
26 de setembro, GP de Cingapura (corrida noturna)
3 de outubro, GP do Japão
17 de outubro, GP da Coréia do Sul
31 de outubro, GP de Abu Dhabi
14 de novembro, GP do Brasil

Austrália e Abu Dhabi começarão às 17h horário local.
http://msn.lancenet.com.br/formula-...ismo-fia-divulga-calendario-da-temporada-2010
http://www.formula1.com/news/headlines/2009/9/9956.html

_______________________________________________________________

Sai o resultado do julgamento do que está sendo chamado de 'Cingapuragate'.

  1. Briatore banido da F1 por toda a vida;
  2. Pat Symonds suspenso por cinco anos;
  3. Fernando Alonso foi inocentado;
  4. Nelsinho Piquet não foi punido por ter colaborado com as investigações;
  5. Renault seria banida da F1, mas por ter colaborado e demitido os envolvidos, ficará em observação até 2011. Se cometer falta grave, será expulsa definitivamente.

Declaração completa do Conselho(em inglês):

At an extraordinary meeting of the World Motor Sport Council held in Paris on 21 September 2009, the ING Renault F1 team (“Renault F1”) admitted that the team had conspired with its driver Nelson Piquet Jr. to cause a deliberate crash at the 2008 Singapore Grand Prix, in breach of the International Sporting Code and F1 Sporting Regulations.

Renault F1 stated at the meeting that it had conducted a detailed internal investigation, which found that: (i) Flavio Briatore, Pat Symonds and Nelson Piquet Jr. had conspired to cause the crash; and (ii) no other team member was involved in the conspiracy.

The FIA has conducted its own detailed investigation and its findings correspond with those of Renault F1.

At the meeting of the World Motor Sport Council, Renault F1 made the following points in mitigation:

- it had accepted, at the earliest practicable opportunity, that it committed the offences with which it was charged and cooperated fully with the FIA’s investigation;
- it had confirmed that Mr. Briatore and Mr. Symonds were involved in the conspiracy and ensured that they left the team;
- it apologised unreservedly to the FIA and to the sport for the harm caused by its actions;
- it committed to paying the costs incurred by the FIA in its investigation; and
- Renault (the parent company, as opposed to Renault F1) committed to making a significant contribution to FIA safety-related projects.

Nelson Piquet Jr. also apologised unreservedly to the World Motor Sport Council for his part in the conspiracy.

The following decision was taken:

The World Motor Sport Council finds that Renault F1 team members Flavio Briatore, Pat Symonds and Nelson Piquet Jr. conspired to cause a deliberate crash at the 2008 Singapore Grand Prix. The World Motor Sport Council therefore finds Renault F1, which, under article 123 of the International Sporting Code, is responsible for the actions of its employees, in breach of Articles 151(c) and point 2(c) of Chapter IV of Appendix L of the Code, and Articles 3.2, 30.3 and/or 39.1 of the Formula One Sporting Regulations.

The World Motor Sport Council considers Renault F1’s breaches relating to the 2008 Singapore Grand Prix to be of unparalleled severity. Renault F1’s breaches not only compromised the integrity of the sport but also endangered the lives of spectators, officials, other competitors and Nelson Piquet Jr. himself. The World Motor Sport Council considers that offences of this severity merit permanent disqualification from the FIA Formula One World Championship. However, having regard to the points in mitigation mentioned above and in particular the steps taken by Renault F1 to identify and address the failings within its team and condemn the actions of the individuals involved, the WMSC has decided to suspend Renault F1’s disqualification until the end of the 2011 season. The World Motor Sport Council will only activate this disqualification if Renault F1 is found guilty of a comparable breach during that time.

In addition the World Motor Sport Council notes Renault F1’s apology and agrees that the team should pay the costs of the investigation. It also accepts the offer of a significant contribution to the FIA’s safety work.

As regards Mr. Briatore, the World Motor Sport Council declares that, for an unlimited period, the FIA does not intend to sanction any International Event, Championship, Cup, Trophy, Challenge or Series involving Mr. Briatore in any capacity whatsoever, or grant any license to any Team or other entity engaging Mr. Briatore in any capacity whatsoever. It also hereby instructs all officials present at FIA-sanctioned events not to permit Mr. Briatore access to any areas under the FIA’s jurisdiction. Furthermore, it does not intend to renew any Superlicence granted to any driver who is associated (through a management contract or otherwise) with Mr. Briatore, or any entity or individual associated with Mr. Briatore. In determining that such instructions should be applicable for an unlimited period, the World Motor Sport Council has had regard not only to the severity of the breach in which Mr. Briatore was complicit but also to his actions in continuing to deny his participation in the breach despite all the evidence.

As regards Mr. Symonds, the World Motor Sport Council declares that, for a period of five years, the FIA does not intend to sanction any International Event, Championship, Cup, Trophy, Challenge or Series involving Mr. Symonds in any capacity whatsoever, or grant any license to any Team or other entity engaging Mr. Symonds in any capacity whatsoever. It hereby instructs, for a period of five years, all officials present at FIA-sanctioned events not to permit Mr. Symonds access to any areas under the FIA’s jurisdiction. In determining that such instructions should be effective for a period of five years the World Motor Sport Council has had regard: (i) to Mr. Symonds’ acceptance that he took part in the conspiracy; and (ii) to his communication to the meeting of the World Motor Sport Council that it was to his “eternal regret and shame” that he participated in the conspiracy.

As regards Mr. Piquet Jr., the World Motor Sport Council confirms the immunity from individual sanctions under the International Sporting Code in relation to this incident, which the FIA had granted to him in exchange for volunteering his evidence.

As regards Fernando Alonso, the World Motor Sport Council thanks him for cooperating with the FIA’s enquiries and for attending the meeting, and concludes that Mr. Alonso was not in any way involved in Renault F1’s breach of the regulations.

The World Motor Sport Council would like to thank the Stewards and legal investigation team (in particular Dorothy Cory-Wright of Sidley Austin LLP who conducted the interviews at the Belgian Grand Prix).

The full reasons for this decision, in addition to a complete recording of the proceedings before the World Motor Sport Council, will be made available shortly.

http://www.formula1.com/news/headlines/2009/9/9953.html
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iqc1KJBrU2JqkxrhBKWcHgC2QWpg
 

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