Equipes estudam obrigatoriedade de 2º pit stop para evitar provas "chatas"
O GP do Bahrein de Fórmula 1 abriu a temporada de 2010 com uma prova sem grandes ultrapassagens ou outros momentos emocionantes. Preocupadas com a chance de as mudanças na categoria resultarem em corridas chatas e sem atrativos, as equipes já se mexem para sugerir novas alterações.
A primeira delas é tentar fazer com que seja obrigatório que todo piloto passe por dois pit stops. As paradas nos boxes agora são apenas para troca de pneus, uma vez que o reabastecimento foi extinto e todos os carros largam com combustível para a corrida toda.
“Eu acho que será ruim se não reagirmos”, afirmou o chefe executivo da Mercedes GP, Nick Fry, segundo o site Motorsport. Para ele, mudanças técnicas e da disputa tem de estar na mesa de negociação, mesmo que elas sejam sempre “difíceis e caras”.
Martin Whitmarsh, presidente da Fota, a associação de equipes da F-1, sugeriu a mudança, que deve ser encaminhada para a FIA.
O problema visto no Bahrein é que com a chance de as equipes fazerem um pit stop apenas, as estratégias perderam impacto e as ultrapassagens passaram a depender mais de erros dos pilotos.
Sebastian Vettel, por exemplo, encaminhava-se para uma vitória de ponta a ponta depois de sair na pole position. Ele não venceu por um problema mecânico em que perdeu potência do carro e terminou em quarto, atrás respectivamente de Fernando Alonso, Felipe Massa e Lewis Hamilton.
Heikki Kovalainen, da Lotus, também apoia a obrigatoriedade da regra. “Eu concordo totalmente, nós precisamos fazer algo”, disse o finlandês, que também descreveu a corrida como “chata”.
Em seu retorno à F-1, Michael Schumacher deu a mesma opinião. “Agora é a largada e depois andar sem erros. Ultrapassar está quase impossível se não for no erro dos outros. Infelizmente esta é a ação que teremos, devido às novas estratégias”, analisou ele.
Fonte: UOL
--------------------------------------------------
Com o reabastecimento tínhamos realmente mais emoção nas paradas e muitas ultrapassagens, devido à algum errinho ou algo parecido.
Pelo visto teremos alguma mudança.