Minha irmã dizia a mesma coisa: ela aceita qualquer bobagem cuja explicação seja "mágica" (Harry Potters da vida), mas zumbi ela sempre achou idiota demais. Um bicho sem órgãos, às vezes até bastante descarnado, e sem nenhuma fonte de energia, que consegue perambular indefinidamente pelo mundo... O pior mesmo só quando tentam dar uma explicação pseudocientífica para o funcionamento do zumbi, tipo Resident Evil e seu T-Virus e outros que iam na mesma linha.
Acho que existem alternativas menos toscas para o "gênero zumbi", a começar por não fazê-los propriamente mortos-vivos (a menos que a causa seja algum tipo de necromancia, maldição etc., entrando no terreno da magia de novo), mas algo mais próximo da raiva (uma super-raiva assassina que força o cara a ficar canibalizando tudo pela frente enquanto houver energia no corpo — mas isso traz limitações óbvias ao perigo que ele impõe).
Eu até nunca entendi a progressão matemática por trás do zumbi-padrão: se em condições ideais o zumbi devora a vítima integralmente, e é só quando ela é mordida e escapa com vida que se torna também zumbi, como explicar que de um surto localizado a coisa atinja proporções mundiais tão rápido como em alguns filmes?
Bem, isso no caso da série não ocorre. Quem já viu até pelo menos a season 2 (se não me engano), sabe que todos estão "contaminados" com algo que os torna zumbis no momento em que morrem por qualquer razão que seja. Eles até chegam a encontrar um laboratório e um cientista que lhes explica isso e que parece interessado em descobrir uma cura etc. mas no fim das contas o laboratório explode e vai pelos ares, os protagonistas aceitam que a merda não tem jeito e passam a viver um dia depois do outro sem qualquer ambição maior do que a sobrevivência imediata... Isso já na season 2...
Quanto à minha opinião da série: eu acho que você não perde nada se deixar de vê-la. Não por causa dos zumbis, que isso não me incomodava, eu consigo suspender a descrença o bastante pra aceitar até zumbis a depender da abordagem geral da obra — mas porque é uma série que nunca soube para onde ia, não tem qualquer objetivo definido enquanto narrativa (não é teleológica): só um contínuo vagar em busca de sobrevivência, dia após dia, enquanto alguns personagens principais vão morrendo e sendo substituídos por outros
ad infinitum. Isso pode parecer muito "realista" para quem acha que a vida também é uma série de eventos aleatórios, mas a arte deve ter um norte pré-definido, algo que justifique o "vou contar esta história" e não outra qualquer aleatória. A coisa dos zumbis no Walking Dead se banaliza de tal modo que ninguém mais se assusta com eles; em certo ponto já os matam como quem toma um cereal no café da manhã. Mas a meu ver foi a perda completa de qualquer norte o que condenou a série ao eterno
embromation e à irrelevância
.