A palavra PRECONCEITO em si já diz tudo: pré-conceito! Seria formar uma opinião precipitada sobre o caráter, personalidade, etc de alguém sem nem ao menos conhecê-la. Seria julgar pela aparência, fazer juz ao tão combatido regresso humano (eu ao menos vejo muitos indícios do mesmo por aí
).
Mas preconceito vai além de apenas julgar alguém por aparências, tanto que tal julgamento é até mesmo instintivo, um recurso de defesa criado pelo homem, pois o homem tem medo daquilo que ele não conhece, isso é natural. Mas preconceito é algo mais profundo... Conceito é a palavra que determina tal profundidade. Conceito é uma idéia fixa que você estabeleceu sobre algo, seria até mesmo um valor, um princípio. É algo bom ter como princípio que todos os gays são imprestáveis pesos para humanidade? É bom ter como princípio que todos os gays, ou negros, ou aidéticos teriam que estar mortos?! Ao meu ver pelo menos não.
Muitas vezes me repugno ao parar e pensar sobre a sociedade na qual eu vivo, com meus amigos, conhecidos, enfim, pessoas com quem convivo. Me repugno pois vejo o quanto muitos deles têm princípios ultrapassados, idéias coloniais e pensamentos um tanto "nojentos" quanto à seres humanos diferente deles. Tenho um amigo bem mulato, o qual difama negros, mulatos, pardos, etc. Muitas vezes sinto até vergonha quando estou sozinho vagando nesse tipo de pensamento.
Mas divaguei demais sobre preconceito de uma forma geral, e não fui muito no que pede o tema do tópico: preconceito ante homossexuais. Eles sofrem muito hoje em dia em qualquer sociedade no mundo todo. Seja aqui no Brasil, quanto na Cisjordânia, os homossexuais são reprimidos e praticamento obrigados a viverem em uma sociedade separada e viverem em constante alerta de acusações, preconceitos e até mesmo ataques. Drag Queens, transexuais, homossexuais e até mesmo hermafroditas são encaixados no mesmo grupo por pessoas prconceituosas, e isso acabe envolvendo uma parcela maior da sociedade do que imaginado por muitas pessoas. É triste a situação.
Porém o jargão principal que a sociedade deveria se livrar é o costume de entitular: "esse é gay, esse é pardo, esse é negro, esse é da roça, esse é..." Até parece que as únicas pessoas boas e decentes no mundo são brancos, heterossexuais e bem afortunados! Muitos com essa característica são as pessoas mais desprezíveis com as quais tive contato. Portanto eu digo: quando passarmos a ver as pessoas exclusivamente com PESSOAS (e não com algum título), passaremos a ter uma sociedade com menos preconceito.
Bem é esse meu recado, espero que alguém tenha tirado bom proveito dele! Obrigado!