Thresh
Usuário
Ahh, Bolsonaro? É um lixo também, assim como todos políticos. O Estado é uma quadrilha, e imposto é roubo...
Tu foi de politização do Tolkien para Estado mínimo/anarquismo em 2 comentários lol
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Ahh, Bolsonaro? É um lixo também, assim como todos políticos. O Estado é uma quadrilha, e imposto é roubo...
O detalhe é que:
São vários sub-fóruns tolkenianos nos "andares de cima" do fórum e que pra quem tá começando, entrou na página inicial do fórum, mas se esqueceu de um detalhe que é deslocar a barra de rolagem do navegador que permite descobrir o restante do seu conteúdo (pois sem fazer isso fica a forte impressão inicial de estar num fórum exclusivamente sobre Tolkien) e aí visualizou aquele retângulo a direita "Novas Mensagens", onde aparece os títulos dos últimos tópicos comentados, isso até dá margem de pensar que esse tópico não se encaixava no fórum. Provavelmente deve ter sido que aconteceu.
Acho que o @Strassburger , agora viu que o fórum é bem mais amplo do que imaginava inicialmente.
Acho que o @Strassburger , agora viu que o fórum é bem maismaconheiroesquerdopatalacrosferaLula Livrevoltado ao esquerdismo do que imaginava inicialmente. Agora só relaxar e curtir de boaa ganja.
Mas cara, ninguém aqui tá politizando o Tolkien. Em alguns aspectos Tolkien era conservador, em outros era um pouco mais complicado, como por exemplo ele ser monarquista mas ao mesmo tempo se identificar como anarquista, o que não é uma posição de direita (ele diz isso à seu filho Christopher numa carta de 1943*) e em outros sentidos ele simplesmente odiava política. Em relação à religião ele era sim conservador. Em política ele não era nem conservador nem liberal. Amava a Rainha e odiava o Churchill. Ele era um patriota no sentido de amar a Inglaterra, mas era contra o Imperialismo Britânico (colonização e tudo mais). E Tolkien não tem nada a ver com Bolsonaro, já que mesmo que Tolkien fosse 100% conservador (em termos de política) o fato é que conservadores não são todos iguais entre si. Aqui no fórum alguns apoiam o Bolsonaro, outros criticam, mas eu pelo menos nunca vi alguém aqui tentando politizar o Tolkien ou sua obra pra fazer parecer com que ele apoiaria esse ou aquele político.
*Trecho de uma carta de Tolkien à seu filho Christopher de 29 de novembro de 1943:
"My political opinions lean more and more to Anarchy (philosophically understood, meaning abolition of control not whiskered men with bombs) – or to ‘unconstitutional’ Monarchy."
Mas esse "anarquismo" do Tolkien, ligado à crítica ao Estado, não é algo estranho à direita. Está presente no anarcocapitalismo, que tem se tornado relativamente popular, e também algo similar aparece em ideologias conservadoras anti-liberais, como o patrianovismo, carlismo e regressismos do tipo, que tendem a criticar o Estado (liberal, social ou até o absolutista) em favor de uma monarquia com menos poderes e valorização das localidades, o que é algo próximo do ambiente medieval... ainda que não sejam anarquistas em um sentido estrito, até porque Tolkien não parecia sê-lo, como ele mesmo diz (a anarquia aqui é "philosophically understood") e conforme fica claro na carta completa. Não vejo nesse dito anarquismo nenhuma dificuldade em enquadrá-lo totalmente na direita. Muito menos em odiar Churchill ou o "imperialismo britânico".
Aliás, Tolkien odiava Churchill mesmo? Eduardo Stark da Tolkien Brasil fez aqui um compilado das falas de Tolkien sobre Churchill, e não me parece ser o caso...
Aqui no Fórum Valinor ninguém politiza Tolkien mesmo, porque ninguém tem feito muita coisa em relação a Tolkien (quer dizer, falta Tolkien e não politização ), mas na internet tem muita gente vendendo que O Senhor dos Anéis, como outras obras nerds (HP, SW, etc.) tem um conteúdo inerentemente anti-direita ou ao menos anti-Bolsonaro. O que não acho que seja verdade, especialmente no caso de Tolkien, que se fosse pra ser politizado, o seria para o lado direito do espectro político. O texto do Imrahil foi um exemplo de manifestação desse tipo e deu gatilho para várias outras.
Sim, ele era "anarquista" do tipo intelectual. Mas Tolkien não confiava em quase ninguém em política, e não se encaixa nas definições de esquerda ou direita na forma como esses termos são usados no Brasil atualmente. Como eu disse, em religião ele era conservador, em política não muito (mas não era liberal nem esquerdista, nem de longe). Como um apaixonado pela natureza, membro de uma minoria religiosa (católicos são e eram minoria na Inglaterra) e com um forte senso moral (julgando sempre as pessoas pelo seu caráter) ele dificilmente seria do tipo que vota cegamente em alguém só por ser desse ou daquele partido ou por se identificar com essa ou aquela ideologia no espectro político, sendo ele definido como conservador ou não (o que pouco importa).até porque Tolkien não parecia sê-lo, como ele mesmo diz (a anarquia aqui é "philosophically understood") e conforme fica claro na carta completa. Não vejo nesse dito anarquismo nenhuma dificuldade em enquadrá-lo totalmente na direita.
Acho que é uma forma inovadora de argumentar.** Posts duplicados combinados **Eu sou perseguido pela @Pim Até uma inocente pergunta avaliando os primeiros oito meses de governo, e sofro uma brutal avaliação.
Acho que é uma forma inovadora de argumentar.
Oh não! Acho que eu também tomarei um.
Eu sou perseguido pela @Pim Até uma inocente pergunta avaliando os primeiros oito meses de governo, e sofro uma brutal avaliação.
Acho que é uma forma inovadora de argumentar.
Oh não! Acho que eu também tomarei um.
@Neithan, o Glenn te ligou? O Araraquara conseguiu novos áudios. Tô saindo do encontro do Foro e te encontro às 8 na casa da Gleisi.
O que nao tem sentido sao esses ataques pessoais seus contra mim. Nem to te reconhecendo mais.