uou, o lance do hino ainda tá rendendo. nem estou muito na pilha de falar da gestão atual, mas enfim, como está rolando desinformação acho válido lembrar que:
o slogan do governo atual é "
pátria amada brasil". esse seria o equivalente do "pátria educadora" da dilma e o "um país de todos" do lula. o problema que estão levantando é que ao usar o slogan de
campanha o ministério estaria indo contra o artigo 37 da constituição, que prevê: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". citando
reportagem do g1 com uma especialista:
Para Luciano Godoy, um slogan de campanha eleitoral não pode ser usado em mensagens oficiais. "A propaganda do governo deve ser impessoal e não pode fazer propaganda oficial, por isso os governos desde FHC adotam um slogan diferente daquele da campanha, para não cair nesta ilegalidade."
além disso tem a questão de filmar crianças sem a autorização dos pais, que vai contra o ECA e a constituição.
e aí tem a parte em que rola um ruído na discussão e fica parecendo que o que está sendo questionado é a obrigatoriedade do hino, sendo que já é obrigatório desde 71, e tem lá uma atualização em 2009 na constituição falando da obrigação de cantar em escolas públicas e privadas uma vez por semana. e 2009 era lula presidente, haddad ministro da educação. como a oposição questiona uma parada que já tá lá? como os governistas falam disso como se fosse algo novo? e que diferença faz cantar o hino? é sobre disciplina? é sobre ensinar valores patrióticos? não sei bem que mal tem nisso, sinceramente. cresci cantando hino, rezando antes da aula e isso não refletiu de modo relevante na minha formação, seja para o bem, seja para o mal. a parte que fere a constituição belê, vale chamar a atenção. mas nesse meio tempo até o ministério recuou e reconheceu o erro, então what's the fucking point?
ps: em tempos de mamadeira de piroca, é sempre bom lembrar a mensagem do filósofo bilu: