Quem olha o desempenho geral do PIB do ano inteiro baseado apenas pelo que a mídia tendenciosa divulga, da forma mais trouxa cai na falsa ilusão que o ano inteiro foi tudo lindo e maravilhoso, mas quando se vê o desempenho trimestre por trimestre até chegar no final do ano cai na real. Nem Sérgio Mallandro como presidente do Brasil faria melhor.
Pergunta honesta: a mídia "tendenciosa" é pró-PT, Fúria?
Cara, o Boletim Focus previa, no início de 2023, que o Brasil iria crescer 0,78%.
O país cresceu
3 vezes mais que a previsão do "mercado". O "mercado" errou por muito, não é mesmo?
Ninguém que avalie friamente os resultados achará que está tudo lindo e maravilhoso. Há indicadores positivos e negativos a considerar.
Nesse aspecto, veja que a fala do ministro Fernando Haddad -- e deixo registrado que estou bem longe de dizer amém para a cartilha com a qual o governo, buscando viabilidade política, se comprometeu nessa seara -- foi bastante sóbria, longe desse espírito de oba-oba que você aponta. Comemorou o crescimento acima do previsto -- era pra lamentar? -- mas fez a ressalva de que o que puxou o crescimento foi a produção agrícola, o consumo das famílias, as compras governamentais e as exportações, indicando como problema o fato de o investimento não ter acompanhado esse movimento, com recuo na formação bruta de capital.
De minha parte, também eu considero que crescimento abaixo de 3% não seja motivo pra comemorar.
Mas independentemente do tamanho do crescimento, há que se avaliar a qualidade desse crescimento. A avaliação do Haddad passou também por aí. Ele disse, com todas as letras, que com investimento caindo esse crescimento deixa de ser sustentável, pois geraria pressão inflacionária. Fica subentendido, na avaliação dele, que o crescimento que tivemos em 2023, grosso modo, não é um crescimento "de qualidade".
Sobre o oba-oba, o Fúria talvez se incomode com a militância. É próprio da militância se empolgar. É natural. Mas o meu palpite é de que o Fúria está justamente na chave oposta à que ele critica, vivendo em um cenário de terra arrasada. E tampouco julgo que seja esse o caso.
Qualquer que seja o caso, por aqui seguimos sem nenhuma saudade do governo Bolsonaro.