• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Indicações (180ª Semana) - LEIA O 1º POST ANTES DE INDICAR

Quem será o Autor da Semana (180ª Semana)?


  • Total de votantes
    6
  • Votação encerrada .
Re: Indicações (74ª Semana)

Acho que a enquete já terminou, mas reindica ele na semana que vem.
 
Re: Indicações (74ª Semana)

Mas aí você vai ter o prazer de receber e-mails da Belzinha, com esse smiley aqui: :jornal:
Ou este: :mrgreen:

Falando nisso, não recebi um essa semana.

(Acho que agora ela está realmente brava!
Calma, Bel. Vou mandar o meu post logo. Prometo. =/ )
Recebi um aviso da Bel. Ela me mandou uma mensagem de perfil dizendo que, sem querer, acabou clicando em editar um dos meus posts, mas que era para eu ficar tranquila que ela não alterou nada. Interpretei o aviso da seguinte maneira: "editei seu post, se atrasar para criar o tópico do autor da semana, eu dou um jeito de editar a sua vida".
 
  • Haha
Reactions: Bel
Re: Indicações (74ª Semana)

Acho que dá para o Boccaccio empatar. Vamos gente votar no grande escritor italiano.
 
Re: Indicações (74ª Semana)

Acho que dá para o Boccaccio empatar. Vamos gente votar no grande escritor italiano.

attachment.php
 

Anexos

  • autor da semana.webp
    autor da semana.webp
    9,2 KB · Visualizações: 37
  • Haha
Reactions: Bel
Re: Indicações (74ª Semana)

Cleo/Melian, não percebi que a enquete já tinha se encerrado. Então é esperar você criar o respectivo tópico.

Abraços.
 
Re: Indicações (74ª Semana)

Cadê o personagem do WG ​​Sebald para (re)indicar o Galera, hein?
 
Re: Indicações (74ª Semana)

Indico Jostein Gaarder.

-------------------- x --------------------

Semana passada não tive chance de fazer uma apresentação adequada, mas agora farei.
Não, não será uma mini-biografia. Motivos totalmente pessoais!

Imagino que Jostein não será um escritor que reverberará pela história, não é um grande filósofo ou escritor revolucionário, não é o mestre Sócrates, nem Platão, mas me ajudou a crescer. Talvez a época tenha sido propícia, e por isso tenha sido um autor marcante, de diversas formas, eu fui solidificando parte do que sou hoje.
Ler os livros dele me deram margem pra ver o quanto o mundo é grande, não só geograficamente. Entendem, o mundo é imenso, de conhecimento, de ideias, de teorias... muitas escolhas minhas moldaram-se a partir desse conhecimento. Não sei tudo, e nunca vou saber. Bang!


Então, fazendo adequadamente uma explicação de por que indicar Jostein Gaarder.


Uma vez, lembro como se fosse ontem, minha professora de sociologia, filosofia e história nos fez a pergunta na prova:"Por que aprender história e o que a fazia importante?"

(Sociologia mexe com a gente, entender o homem e complicado, imagina a sociedade inteira?)
Eu só lembro de ter parado, pensando, naquela época poucas coisas eram difíceis, era fácil tratar o mundo indiferente, e eu só respondi: "-Porque as pessoas precisam saber de onde vem, pra saber aonde vão!
A vida, ela é sempre a mesma, as pessoas que são diferentes. Momentos parecidos, pessoas parecidas, e mesmo assim, tudo é diferente.
Se é um mundo igual, então quero saber o que formou o modo de pensar, de agir e reagir do homem, as culturas, as guerras, o 'mundo de hoje' e, poder compreender o que vai ser do mundo amanhã."

Era simples, era rápido e era curto. Eu "quero poder ler o mundo, entender as pessoas". Estava descobrindo que a história/sociologia/filosofia podiam me ajudar nesse objetivo, tanto que, no meio do caminho, antes de passar a ler o mundo, eu li Sócrates, e ele disse "conhece-te a ti mesmo". A palavra virou uma oração: conhecer-me antes e passar a desbravar o mundo, porque não posso entender nada, se não posso entender-me (me entender :think:), depois ler as pessoas, os dias, os anos...

-------------------- x --------------------

Mas tinha outra questão na prova: "Seja sincero, é uma resposta pessoal. Se fosse você a estar no lugar de Sofia, o que acha que teria feito? teria se dado conta? teria descoberto o segredo? Realmente teria arriscado correr atrás das pistas ou o medo, o comodismo a/o teria dominado?" (Detalhe que, era a questão que mais valia. Eu guardei a prova de recordação).

Era muita fácil dar a resposta que todos dariam. "É claro que sim, eu teria prestado atenção nas pistas, blá, blá, blá..."
Eu repassei as aulas, os filósofos, a filosofia de vida que sigo. Relembrei d"O mundo de Sofia", que havia desbravado ideias distintas, contrárias e intransigentes, e sabem a resposta que dei?
-"Não!
Não teria tido a coragem de ir atrás, muitas coisas teriam passado despercebidas, eu estaria desatenta, estaria acomodada, minha zona de conforto era boa, e a dela (sofia) também. Daria no mesmo.
EU teria ficado na minha casa e esquecido as cartas
, mas ela não, ela seguiu...
Isso fez a diferença e isso me fez diferente.
Devemos ser eternos rebeldes, eternos insatisfeitos. Não com a vida, mas consigo mesmos. Sempre tentar melhorar, e essa melhora não acontece mudando os outros, mas a si próprios.


No fim, Gaarder não fez nada, deu o impulso. rsrsrs
P.S: Fui a única que tirou máxima na prova, mas até hoje fico em dúvida se existia uma resposta certa pra essa pergunta.
Não deve existir.

Enfim, votem no Tio Gaarder! o/
 

Tópicos similares

  • Fechado
  • Enquete Enquete
Autor da Semana Enquete (114ª Semana)
Respostas
6
Visualizações
677
  • Fechado
  • Enquete Enquete
Autor da Semana Enquete (113ª Semana)
Respostas
9
Visualizações
765
Respostas
10
Visualizações
1K

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo