Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*
Agora que fala nisso me dou conta de muita coisa que existe de parecido(pois nem mesmo dumblendor e igual a Gandalf nem a aranha igual) mas pode ser so coicidencia nao??
Ou sera que JK Roling queria imitar o mestre??
SAo questoes que so ela pode responder...
MAs que e curioso la isso e...
*yams*
Bem concordo também que Rowling foi no máximo influênciada por Tolkien, mas não teve nenhuma intenção de copiar SdA
Acredito que a Rowling não tenha plagiado,mas a essencia é bem parecida,pois as obras tem muita coisa em comum,desde das criaturas ate pequenos detalhes.
Mas o que importa é que nós ganhamos muito com isso,pois quanto mais autores melhor.
Falando de Gandalfx Dumbledore: Bem, eu nunca vi uma história com fantasia envolvida que não tivesse tipo um "mestre", que ajudasse os heróis na trama. Por mais bizarro que fosse.
Ex.: Yoda, Brom(apesar de este ser até mais original, pq morre logo de começo, e não é tão "perfeito" assim), Artemis Fowl(apesar de este ser o principal do livro), Merlin,
Sauron x Voldemort: Mesma coisa, TODA história tem um vilão supremo, ou uma força do mal suprema... certas coisas não tem como evitar, é QUASE sempre igual...
Ex.: Mordred(ele não é exatamente supremo, mas é muito inteligente), Vader, o Rei do livro de Eragon/Eldest (o nome não se encontra em minha mente no momento),
Nazûl x Dementadores: Bem, são bem parecidos, é verdade. Mas tem funções tão diferentes que acho que não fica muito a ver(a não ser que Nasgûl sejam guardas de prisões também...O___O) Mas eles não se parecem com Ra'zacs, Ra'zacs são "insetos"(insetos mesmo, besouros) falam, tem personalidade e também parecem passarinhos
Horcruxes x Um anel: naaah... Horcruxes são mais como um artefato que te faz reencarnar... Dava pra matar Voldemort, só que ele ia ir gastando suas horcruxes até não ter mais nenhuma. Fora que o Um anel concede poderes a todos que o usarem, e horcruxes só revivem o dono.
É visível a semelhança de alguns elementos da obra de J.K Rowling com a de Tolkien. De fato, numa carta em que ela expunha seus atores preferidos estava Tolkien, e, dessa forma, crê-se que as semelhanças podem não ser meras coinscidências, e que O Senhor dos Anéis pode ter influenciado fortemente a septuologia Harry Potter.
Só pra citar alguns exemplos clássicos:
- Gandalf x Dumbledore
- Sauron x Voldemort
- Nazgûl x Dementadores
- Beorn x Hagrid
E uma sugestão minha:
- Um Anel x Horcruxes?
Nesse caso, juliano tá certo ^^ mas assim, eu acho que sempre um livro tem que ter influencia de algo, não importa o que...quanto a tolkien, todos os livros depois de SdA tiveram influencia dele, praticamente tudo teve pelo menos um poquinho...Nunca conheci alguém que não conhecesse SdA, por menos que fosse, e Tolkien praticamente "fez" o conceito que temos hoje de um elfo\anão...apesar de ter exceções, como Artemis Fowl
Acho besteira ficar comparando os dois. São dois excelentes escritores. Portanto, é melhor ler e apreciar suas obras do que compará-las.