Prezado Alison, saudações.
Por mais incrível que possa parecer, é sim possível reconhecer as emoções pelas expressões faciais.
Isso não é como uma bola de cristal ou como leitura de mentes. No entanto, cada emoção tem traços distintivos em nossas expressões faciais. É óbvio que, na vida real, não é como no seriado da Fox.
Por exemplo, você consegue ver uma microexpressão de raiva, mas somente a pessoa pode revelar para você por que sentiu a raiva ou quais foram as condições que envolveram essa emoção.
É preciso, portanto, um trabalho intelectual de quem reconhece e analisa expressões faciais. Além disso, é igualmente necessário que se estabeleça uma comunicação de confiança para que a pessoa revele o que somente ela pode contar (isso aparece na série também).
Digo isso a você pois trabalho com isso há muito tempo, memso antes do seriado eu já estudava e aplicava o método do Dr. Paul Ekman. Tenho diversos artigos escritos, um deles intiltulado a verdade está em nossos rostos, que pode ser encontrado em um site que mantenho na Internet.
Basta clicar no botão de minha home page aí abaixo.
Espero ter ajudado a trazer novas informações a esse forum sobre tão intrigante assunto.
Att.
Sergio Senna Pires