• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Livraria Cultura fecha três lojas físicas

Pelo menos continuou uma livraria no lugar...
No shopping aqui perto de casa a nobel que tinha virou mecado dia
 
Cultura respirando por aparelhos e torcendo pelo impossível XD


Após o fechamento de sua loja no Conjunto Nacional, a Livraria Cultura anunciou uma nova loja no bairro de Higienópolis, em São Paulo. De acordo com o Metrópoles, o novo endereço da livraria será na Avenida Angélica, número 1212, em um casarão tombado e considerado como patrimônio histórico desde 2013. O perfil oficial da livraria postou um vídeo bem humorado nas redes sociais que faz referência à abertura da nova loja.

A Livraria Cultura fechou sua loja no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo, no início de abril. A movimentação mais recente do processo de falência da rede no STJ ocorreu no dia 20 de março, em situação de "concluso para decisão", ou seja, pronto para o julgamento – é bom lembrar que a decisão pela falência da empresa já foi proferida pelo TJ-SP e revertida por uma liminar no STJ.
 
Uma coisa era ir na Cultura porque você tava passando pela Paulista ou quando a livraria ainda tinha fama de ser boa. Considerando que o último ponto deixou de ser verdade há tempos, não consigo pensar em alguém indo pra Angélica só pra ir lá.

Pois é.

E São Paulo está com boas livrarias naquele miolo. A Martins Fontes é ótima; e abriu ali no Conjunto Nacional a Drummond, que é bem bacaninha também.

E pra quem quiser ir até Pinheiros, a Livraria da Vila ali está incrível e gostei demais do atendimento que tive lá. Tem também a Travessa por ali, que é menos incrível, mas é ok.

Eu também dificilmente me deslocaria até a Angélica pra dar essa conferida, a despeito da curiosidade.

A Cultura, já nessa fase decadente, ali no Conjunto Nacional, estava uma desorganização só e o atendimento estava sofrível.

Mas... sorte pra eles!
 
Cultura Angélica.jpg

Dando uma olhada no Google Maps. Essa é a casa que na época que o Google mapeou estava com placa pra alugar.

E COM ABSOLUTA E TOTAL CERTEZA eu iria pra Angélica, fácil!.

1° Porque ali perto na mesma avenida está a sede principal de eventos do CREA, onde vou no mínimo duas vezes ao ano. Então já aproveito o rolê e passo por lá.
2° Está a 900 metros a pé da estação Higienópolis-Mackenzie. Pros preguiçosos que odeiam caminhar não é aquela moleza, mas nada pra matar alguém.
3° Ir a um casarão tombado num bairro muito bom dá um charme especial. Excelente escolha!
4° Av. Angélica >>>>>>>>>> Paulista, por que é infinitamente mais arborizada, MUITO mais bonita, mais tranquila pra se caminhar a pé do estar na avenida mais estupidamente urbanizada, mais culturalmente arrogante e mais metida a besta da cidade.

Por essas e outras, ainda que seja os últimos centímetros da chama da vela, que seja eterna enquanto dure.
 
Ver anexo 99161

Dando uma olhada no Google Maps. Essa é a casa que na época que o Google mapeou estava com placa pra alugar.

E COM ABSOLUTA E TOTAL CERTEZA eu iria pra Angélica, fácil!.

1° Porque ali perto na mesma avenida está a sede principal de eventos do CREA, onde vou no mínimo duas vezes ao ano. Então já aproveito o rolê e passo por lá.
2° Está a 900 metros a pé da estação Higienópolis-Mackenzie. Pros preguiçosos que odeiam caminhar não é aquela moleza, mas nada pra matar alguém.
3° Ir a um casarão tombado num bairro muito bom dá um charme especial. Excelente escolha!
4° Av. Angélica >>>>>>>>>> Paulista, por que é infinitamente mais arborizada, MUITO mais bonita, mais tranquila pra se caminhar a pé do estar na avenida mais estupidamente urbanizada, mais culturalmente arrogante e mais metida a besta da cidade.

Por essas e outras, ainda que seja os últimos centímetros da chama da vela, que seja eterna enquanto dure.

Não por isso. Higienópolis é "culturalmente arrogante e metida a besta" pra baralho! Acho que todos se lembram da revolta da população local quando falaram em abrir ali uma estação de metrô, que traria para o bairro o trânsito de "gente diferenciada". Mas concordo que a região ali é bonita.

Acho que o ponto interessante no seu post, Fúria, pensando a minha realidade de idas esporádicas a São Paulo (normalmente nos fins de semana), é a proximidade do metrô. Nesse sentido, talvez a curiosidade eventualmente me leve até lá. :think:

E sobre a Paulista... pô, eu adoro a Paulista fechada aos domingos, com artistas de rua a cada 50 metros; gente andando de bicicleta ou de patins, feirinha de artesanato no vão do MASP, fora o que os aparelhos culturais ali presentes oferecem em termos de exposições e atividades, etc.
 
Não por isso. Higienópolis é "culturalmente arrogante e metida a besta" pra baralho! Acho que todos se lembram da revolta da população local quando falaram em abrir ali uma estação de metrô, que traria para o bairro o trânsito de "gente diferenciada". Mas concordo que a região ali é bonita.

Olha no começo até achava que fosse um enorme preconceito vindo muito mais da parte dos moradores que vivem praticamente numa bolha, mas você não pode se esquecer dos comerciantes e como sou empreendedor, sempre vou me colocar mais no lugar deles.

Em primeiro lugar eles se preocuparam muito baseado no que viram em Moema que é um bairro da zona Sul de padrão similar teve quando as estações de Metrô da linha Lilás chegaram por lá e o índice de assaltos a bares e restaurantes subiu consideravelmente, pois lá sempre foi tranquilo as pessoas poderem almoçar tranquilamente em mesas nas calçadas sem correr risco de importunação ou serem facilmente roubadas. Vários desses locais, agora só tem vidros e/ou são fechados para não perderem mais clientes e a liberdade com o prazer social da refeição ao "ar livre" foi minguando.

É claro também que não existe só a questão da violência como também de muita sujeira na ruas. São Paulo já possui um centro velho já bastante degradado e o chamado "novo centro" que passou a ser o eixo da Av. Paulista (incluindo a Brigadeiro, Consolação, Augusta, etc) que no passado não muito distante também já foi muito mais tranquilo e charmoso também passear por ali e já tive prazer de poder andar a pé com mais tranquilidade nessas avenidas, mas também passou a ter os mesmos problemas de furtos, muito lixo jogado na rua, imóveis ociosos se degradando de forma acelerada e nisso se os moradores e comerciantes de Higienópolis não desejam ver isso frequentemente, é um direito até justo que eles tem.

E sobre a Paulista... pô, eu adoro a Paulista fechada aos domingos, com artistas de rua a cada 50 metros; gente andando de bicicleta ou de patins, feirinha de artesanato no vão do MASP, fora o que os aparelhos culturais ali presentes oferecem em termos de exposições e atividades, etc.

Atualmente a única coisa que realmente me atrai nessa avenida é ver alguma mostra inédita dentro do MASP e se tiver aberto em dia de semana sempre darei prioridade total pra esse dia. Por ter tido um tio meu que há pouco tempo ficou internado num hospital ali próximo, depois de muitos anos fui um Domingo a tarde lá quando não circula trânsito de veículos e a coisa mais decepcionante que vi, foi ver que a ciclovia mais hiperfaturada do país simplesmente nesse momento não é usada, fica completamente vazia com os ciclistas preferindo correr no meio do espaço que naquela faixa de horário foi destinado totalmente aos pedestres e ficando com risco de ser atropelado por ciclistas avoados. Quando volto do hospital no começo da noite e retorno a avenida com o trânsito de veículos já normalizado, a quantidade enorme de lixo jogado nas calçadas é algo de dar nojo. É um lugar que infelizmente não me proporciona o menor prazer de ir. Se for pra curtir uma boa feira de artesanato? A da Praça Benedito Calixto em Pinheiros é muito mais interessante e variada.
 
Ver anexo 99161

Dando uma olhada no Google Maps. Essa é a casa que na época que o Google mapeou estava com placa pra alugar.

E COM ABSOLUTA E TOTAL CERTEZA eu iria pra Angélica, fácil!.

1° Porque ali perto na mesma avenida está a sede principal de eventos do CREA, onde vou no mínimo duas vezes ao ano. Então já aproveito o rolê e passo por lá.
2° Está a 900 metros a pé da estação Higienópolis-Mackenzie. Pros preguiçosos que odeiam caminhar não é aquela moleza, mas nada pra matar alguém.
3° Ir a um casarão tombado num bairro muito bom dá um charme especial. Excelente escolha!
4° Av. Angélica >>>>>>>>>> Paulista, por que é infinitamente mais arborizada, MUITO mais bonita, mais tranquila pra se caminhar a pé do estar na avenida mais estupidamente urbanizada, mais culturalmente arrogante e mais metida a besta da cidade.

Por essas e outras, ainda que seja os últimos centímetros da chama da vela, que seja eterna enquanto dure.
Eu ri pelos motivos 2 e 4, e embora reconheça que há atrativos na região, não consigo pensar em alguém que pense, "opa, vou na Angélica hoje!" No próprio ponto 1 você menciona que aproveita a viagem — eu faria o mesmo se estivesse com vontade de bater perna pra ir até a Santa Cecília. :lol:
 
E São Paulo está com boas livrarias naquele miolo. A Martins Fontes é ótima; e abriu ali no Conjunto Nacional a Drummond, que é bem bacaninha também.

E pra quem quiser ir até Pinheiros, a Livraria da Vila ali está incrível e gostei demais do atendimento que tive lá. Tem também a Travessa por ali, que é menos incrível, mas é ok.
Pois é, e a Paulista ainda tem muitos espaços culturais próximos, bares, etc. Ali naquela área próxima tem o quê? Que eu lembre só uns restaurantes caros — me corrija por favor, @Fúria da cidade — e um shopping.
 
Louco é o dono desse imóvel que aceitou locar para a Cultura. A empresa tá devendo para todo mundo, e, snme, não estava conseguindo sequer pagar o aluguel da unidade do Conjunto Nacional. E aí para despejá-la judicialmente seria um processo longo, cansativo, mais uma vez. Não faz sentido.
 
Pois é, e a Paulista ainda tem muitos espaços culturais próximos, bares, etc. Ali naquela área próxima tem o quê? Que eu lembre só uns restaurantes caros — me corrija por favor, @Fúria da cidade — e um shopping.
Eu fiz há pouco tempo um curso de pós-graduação no Claretiano que faz fundo com a Av Angélica e bem próximo a Av Higienópolis. Ali é uma região de diversas faculdades e tem diversos bares e restaurantes pra todos os bolsos, mas tem aqueles que dá pra almoçar muito bem num teto de até R$ 50,00 tranquilo.

Só restaurante e Shopping? Não esqueçamos que ali bem perto tem "apenas" o Estádio do Pacaembu que agora com a modernização de arena multiuso volta a dar nova vida a aquela região. Justamente a estação nova do Metrô que ficaria na Angélica pro povo ir mais a pé ao estádio, foi desviada em cerca de 600 metros pra ficar mais próxima dele. Pelo menos os reclamões fizeram algo bem útil.
 
Não esqueçamos que ali bem perto tem "apenas" o Estádio do Pacaembu que agora com a modernização de arena multiuso volta a dar nova vida a aquela região.
Mas ainda tá com uma reforma ferrada ali, não? Tava pensando em ir numa feira de livros que vai ter no fim do mês e a turma tava se perguntando se ia sair mesmo.
 
Mas ainda tá com uma reforma ferrada ali, não? Tava pensando em ir numa feira de livros que vai ter no fim do mês e a turma tava se perguntando se ia sair mesmo.
Como toda grande obra na cidade, está atrasada previsto pra entregar 100% só em Janeiro do próximo ano, mas uma hora vai sair e como equipamento multiuso, o que me anima é que vai atrair vários eventos bons.

Louco é o dono desse imóvel que aceitou locar para a Cultura. A empresa tá devendo para todo mundo, e, snme, não estava conseguindo sequer pagar o aluguel da unidade do Conjunto Nacional. E aí para despejá-la judicialmente seria um processo longo, cansativo, mais uma vez. Não faz sentido.
A não ser que quem está alugando, não precise tanto do dinheiro e está sendo caridoso o suficiente pra dar uma última chance da livraria ter uma sobrevida e que talvez não teria se estivesse no endereço anterior. O tempo dirá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo