Putz... pensei que só eu era bitolado com meus livros...
O fato é que sou bem chato... raramente empresto livros, mas mesmo assim só para algumas pessoas, ou melhor, para dois primos meus que tratam relativamente bem deles. Sou chato sim. Quando saí de casa para estudar, há dois anos, mandei fazer uma estante para colocar minhas HQs e meus livros. Uma estante de madeira, com portas de vidro e chave, sendo que só é aberta quando vou para casa. Assim, todos podem olhar o que tem lá dentro mas não podem tocar... meio que nem museu né!
E não tem essa de faxineira ir limpar; justamente por isso mandei fazê-la fechada para não entrar poeira, e não ser necessário limpar, pois essa função cabe somente a mim. E cuido das minhas HQs muito bem... são mais de 500 (para alguns é muito, mas sei que para outros é pouco) separadas por colunas de acordo com títulos, editora e tal.
Já os livros, que ainda são poucos (uns 30, 40, sei lá) ficam na parte mais alta da estante, e me exigem cada vez mais reestruturar a ordem lá dentro, fundindo colunas de HQs porque o espaço está diminuindo. Ficam lá, todos arrumadinhos, bem organizados (meio que só eu que entendo o método de organização deles, mas está por autor, mas fora de ordem alfabética). Alguns eu encapei com papel contact para conservar mais... já tô com saudades das criancinhas
O pessoal reclama, porque quando leio um livro, abro-o o suficiente para lê-lo, ou seja, em um ãngulo com menos de 90°
. E se pedem emprestado eu invento desculpa, e já chego falando: Mas você vai cuidar bem dele? Não vai abrir muito para não estragar? Não vai usar a orelha como marcador de página? Não vai deixar em qualquer canto? Vai deixá-lo bem guardado? Daí até desistem
E quando vejo alguém maltratando um livrinho? Ai... fico meio com raiva...
capa amassada, mole, sujo... nem rola
Mas o mais importante de tudo é que independente do modo como você trata seu livro, todos absorvem (ou deviam absorver) o que ele quer passar, e isso é o mais importante. De uma forma ou de outra, todos lêem os livros e depois podemos discutir sobre eles aqui. no Literatura,
seja você um carrasco, um nerd, um chato, um vaidoso, um cauteloso, um malvado...