Puxa, q legal esse tópico!
Me lembro dos primeiros livros q li desses dois autores:
Contos de Terror, de Mistério e de Morte (do Poe) e do Lovecraft
O Estranho Caso de Charles Dexter Warden (acho q é esse o nome, se não for corrijam-me, por favor).
Alguém lembra o nome daquele conto (q mais me impressionou) do cara q não gosta dos olhos de um velho e o mata só por causa disso? (do E A Poe).
O Chamado de Cthulhu Noossa! Isso é horror! Eu ficava tentando imaginar como se pronunciava esse nome Cthulhu
E aquele conto do cara (acho q é um professor) cujos corpo e mente são "tomados" por um ser extraterrestre e extratemporal (uma espécie de lesma gigante) e depois (novamente como professor) descobre o mundo q existiu desse povo-lesma no deserto do Egito? e quase leva o livro.
Eu acho q é tudo imaginação do Lovecraft sim, claro.
O q não deixa de ser fantástico porq ele era um cara recluso, nunca viajou e tinha uma vida social praticamente inexistente.
E, ainda assim, ou talvez por isso mesmo, tinha essa imaginação extraordinária.
Os menos impressionáveis podem achar as histórias desses dois bobinhas, mas é bom lembrar q as histórias, os filmes de horror e de fantasmas dos dias de hoje tem muito (muito mesmo) de Poe e Lovecraft (Stephen King é o exemplo mais óbvio mas tem muitos outros).
Adorei esse tópico
Dharma Kaya