Em todo exercício filosófico dos filmes de ficção científica, o cerne maior diz respeito à questão existencial. Blade Runner é sucinto e objetivo em tratar isso de maneira absurdamente palpável. Conseguimos imaginar exatamente o mesmo cenário do filme em nossa realidade nos próximos 30 anos.
Eu diria não só à questão existencial (a nivel pessoal, se foi o que quis dizer) mas qualquer reflexão referente ao nosso estilo de vida, nossos pensamentos, nosso cotidiano. E o que vale filosoficamente é essa reflexão, a busca do Neo pela resposta sobre o que é a Matrix é a busca que a maioria de nós (senão todos) fazemos para encontrar a verdade, mas "Infelizmente, Matrix não pode ser explicada, você mesmo precisa ver para entender".
O que é RELEVANTE em Sci-fi para mim definitivamente não é universo da plasticidade. Em Matrix, o abuso de cenas de ação, coreografias e hipérboles visuais desprovidas de reflexão e IMPACTO (a luta entre NEO e Smith a-lá Dragon Ball) às vezes servem para preencher o circunlóquio pretensioso de diálogos cheios de atavios, que demonstram uma riqueza intelectual na superfície, mas vazia interiormente por não conseguir fazer do simples e objetivo, uma verdade irretocável em sinergia com o que sentimos. Blade Runner nos mostra que a escassez de frases intrincadas nem de longe é um defeito. Aliás, inteligência e conteúdo enquanto reflexões existenciais não estão necessariamente ligados a um léxico prolixo e obscuro
Eu não sei ao certo qual a definição apropriada de Sci-fi nem conheço muitos filmes desse gênero, mas não vejo as cenas de ação de Matrix como para preencher algum vazio, assim como Blade Runner não é "mais" Sci-fi que algum outro
só por ter menos ação, sem falar que as lutas de
Matrix (Matrix Reloaded e Matrix Revolutions são outros filmes) foram belamente produzidas.
Pelo menos no começo do filme (a meia hora inicial talvez) é bem óbvio os diversos detalhes como por exemplo a Trinity na sala 303 e Neo no quarto 101, as indagações sobre sonho e realidade e a citação 'Siga o coelho branco' mostrando tanto o que irá acontecer como nos alertando para prestar atenção nas referências, como o livro que ele abriu: Simulacra Simulation falando basicamente sobre realidade, simbolos e sociedade. Eu achei isso muito legal porque é como se o filme tivesse me pedido para abrir os olhos e quando fiz isso encontrei um "link" interessante, uma referência interessante, é bom encontrar conteúdo assim em um filme com tantos simbolismos. Isso me faz enxergar toda a produção como algo bem planejado e não um roteiro maquiado para vender efeitos especiais.
Matrix (tirando o primeiro) , a despeito de suas grandes qualidades estéticas, é rebuscado, clicherizado e sofismável ("Neo é o escolhido", "tomando a pílula azul vc tem uma ereção ad infinitum, tomando a vermelha, vc continua loser"). O primeiro Matrix é excelente por nos apresentar as premissas, sendo que as continuações são um fracasso por não fazê-las tangíveis. Sim, o primeiro Matrix é uma ótima diversão, e tbm profundo em sua preâmbula filosofia. Mas as continuações são um desfile de ousadia e de subestimação à inteligência alheia.
Ainda bem que é só o primeiro que está na votação e não a trilogia, e na verdade tomando a pilula azul você volta para a ilusão, acredita no que quiser, tomando a vermelha você verá tudo de uma forma nova, e essa é uma outra referência, dessa vez a "O mundo de Sofia" de Jostein Gaarder (outro "link" que achei muito interessante), nesta parte do livro Sofia recebe de Alice, do País das Maravilhas, dois vidros, um com liquido azul e outro vermelho, cada um faz com que você veja o mundo de uma forma diferente.
Pega qualquer diálogo hermético do Arquiteto ou do Oráculo e compare com frases como "Quite an experience to live in fear" ou " All those moments will be lost in time, like tears in rain". Quer dizer, grandes frases e reflexões não precisam de rodeios e pomposidades para "acordar" o telespectador e convencê-lo dos seus problemas e de suas fantasias. Diferente da tautologia do universo de Matrix, onde frases sem pé nem cabeça apenas escondem buracos e a mente um pouco bagunçada e não organizada de seus idealizadores
O Arquiteto não aparece no primeiro filme, e tirando ele eu não notei outras frases pomposas. Por causa dessa votação (mais pela discussão na verdade) eu me interessei em conhecer Blade Runner e rever Matrix, só que dessa vez procurando as referências que o filme joga, tudo isso o que falei até agora foi o que comecei a encontrar, existem por ai pessoas que conhecem mais referências e que citam nos diálogos com o Oráculo idéias de Sócrates e Platão, que eu só conheço de nome, mas por suas idéias estarem no filme, coesas com o tema do filme, procurar saber mais sobre estes pensamentos se torna mais interessante, e eu acredito que para um filme assim com tantos simbolismos e filosofias ser feito em formato blockbuster, a intenção era essa mesmo.
Em Blade Runner vc leva um soco no nariz, um chute na bunda e um dedo apontando pra sua cara lhe dizendo como vc é desprezível por viver numa ilha pseudo autossuficiente , desprezando sentimentos que literalmente repreende (nerds têm essa "capacidade") . Aí nos defrontamos com o Roy segurando a pomba e a libertando no fim, ou o seu suspiro ao falar das coisas que viveu e que se perderão no tempo. Matrix não tem frases que nos induzem a refletir. Tem, sim, um balaio de gato cheio de alegorias que não têm conexão alguma com a nossa vida cotidiana. Agora, tudo em Blade Runner nos faz pensar na nossa vida, no que sentimos e no modo como lidamos com o outro. Sci-Fi sem isso não me apetece.
Bom, Matrix
me faz pensar em questões mais profundas como a nossa existência enquanto sociedade, o discurso do Agente Smith com Morpheus nos comparando a virus também reflete com a noção de realidade e a escolha por continuar vivendo apenas como bateria porém com conforto, nem todo mundo quer abrir mão de ser um escravo em paz com a ilusão para conhecer a verdade, além da interessante relação entre escolha e destino que vemos em Neo, por ele ser o escolhido e por em vários momentos ter a chance de seguir um caminho diferente.
Não é todo filme que se destaca em tantos pontos, por isso votei em Matrix, além dele ter influenciado muito a forma como eu vejo o mundo hoje, inclusive [informação inútil]o meu nick é Siker por ser a junção do meu sobrenome (Siqueira) com Cypher[/informação inútil], não acho que ele vá ganhar, mas é bom que a gente conheça o conteúdo que ele é capaz de oferecer.