ué, o que eu disse é que justamente há essa transição durante o fundamental. o fato de harry potter não ser leitura obrigatória* em várias escolas não quer dizer que ninguém esteja lendo harry potter na escola, muito menos que o pessoal sai da ruth rocha para o machado sem passar por nenhum infantojuvenil.
o que não dá é para chegar marmanjo no ensino médio (quando os professores começam a trabalhar os romances do machado) pedindo livro do harry potter, né. até porque se o aluno não conhecer os clássicos da literatura nacional durante o ensino médio, vão conhecer quando? vão pedir harry potter no enem e no vestibular tb?
eu fico com a sensação que esse negócio de "queria harry potter, tive que ler machado" é meio coisa de quem espera que literatura, por ser de humanas, tenha que ser necessariamente uma distração, um passeio, fácil.
* eu sempre fico pensando no coitado do professor que pense em agradar o eleitorado e colocar harry potter na lista de leitura obrigatória nesse crentequistão que é o brasil atual. não dá uma semana já tem gente pedindo a cabeça do sujeito.