Tilion disse:Muita gente critica o Manowar, por exemplo, nem tanto pela atitude "true" deles, mas por fazerem exatamente o mesmo som de sempre, como se isso fosse realmente ruim em uma banda de metal. Neste caso, é justamente uma das virtudes do Manowar manter aquilo que se dispôs a fazer desde o início, e o fã pode ir comprar qualquer disco da banda sem medo de que venha bomba por aí. Quando deram uma "leve" mudada em um álbum, o Fighting the World, em algumas músicas, pessoal caiu de pau em cima, a banda percebeu a cagada e voltou a fazer o que sabia fazer de melhor.
E o fã de Manowar também sabe que nunca vai ouvir nada diferente, vai ser sempre aquele mesma coisa, logo comprar um álbum novo não é mais necessário (claro que isso é pura teoria, sei que o Manowar tem quase trinta anos de carreira).
Tilion disse:Em resumo é isto: no metal, se tu estiver fazendo algo bem, continue nessa mesma linha que o sucesso é garantido. Ecletismo é coisa de banda de rock progressivo, que tenta de fato soar diferente a cada álbum (Pink Floyd, Jethro Tull, PFM...), não de metal.
Acho que na verdade, só as bandas de Metal é que não inovam. Esse "ecletismo" pode ser visto em quase todos os estilos. Um exemplo é o punk que sempre inova e acaba criando novos estilos.