Bom terminei o último jogo da série e darei a minha crítica a cada um.
SPOILERS
Secret of Monkey Island - criado por Ron Gilbert, esse jogo inspirado no brinquedo da Disneylândia, Piratas do caribe, é um jogo muito divertido e com piadas inteligentes e ótimas citações de filmes e livros. Guybrush é um personagem muito interessante que apesar de muito atrapalhado, faz tudo pra se tornar um pirata e resgatar Elaine, a sua Plunder Bunny, das mãos do pirata morto-vivo LeChuck. A Uma ótima trilha sonora mas que infelizmente não há música em grande parte do jogo. Ótimos desafios apesar de nem todos serem óbvios.
Enfim, um tremendo jogo que marcou época, principalmente por causa do grande sistema SCUMM inventado por Ron, e é um dos melhores jogos que já joguei.
Esse primeiro jogo serve como um ótimo e típico primeiro capítulo de uma trilogia. Apresenta os personagens numa história simples, sem muitos recursos e com um final feliz.
Nota: 10,0
Monkey Island 2: LeChuck's Revenge - Nesse jogo, Ron contou com mais tecnologia e pode fazer um SMI melhorado mas com uma marca muito grande que é a
ousadia. A história é totalmente diferente do primeiro e começa com Guybrush pendurado numa corda segurando uma caixa. Elaine aparece e ele começa a contar que tudo começou quando ele estava a procura do grande tesouro Big Whoop. Uma história mais piratesca, com mais ilhas, mais piadas, citações e inimigos. Os cenários e a música também estão melhores.
Tem também o final mais maluco e polêmico da história do vídeo-game o que nos faz pensar se Ron Gilbert é um gênio (eu acho que sim). Um final que não tem muita explicação mas que de acordo com um certa teoria, ajuda a contar qual é o verdadeiro Segredo da Ilha dos Macacos.
Esse episódio funciona como um segundo capítulo de uma trilogia ou até melhor pois quebra todas as regras da continuação não ficando dependente do primeiro jogo em quase nada, como por exemplo sem nem mesmo mostrar a Ilha dos Macacos, e com um final surpreendente e sem explicação. Um dos melhores jogos que já joguei que empata com o primeiro.
Nota: 10,0
A Maldição da Ilhas do Macacos - Já sem a participação de Ron Gilbert esse jogo perde em algo mais ganha em outras. Há quem diga que seja o melhor jogo da série (eu não acho). Jonathan Ackley foi o responsável por esse e não decepcionou. Com ótimas idéias e de acordo com uma entrevista que li dele vi que é um cara muito inteligente e criativo. Os gráficos estão lindos de morrer e a trilha sonora mais ainda com ótimas vozes principalmente a de Dominic Armato que faz...Guybrush. Toneladas de piadas e citações. Mais muita coisa ficou mal explicada como a fuga de Guybrush o Parque dos Malditos. Mas a explicação de o que é o Big Whoop ficou legal apesar de não ser a explicação que Ron daria. Ótimos desafios mas muitos sem fazer sentido.
Esse jogo também é bastante ousado por fazer as coisas do jeito em que querem sem se importar muito com os jogos anteriores mas também sem se esquecer dos anteriores.
Funciona muito bem como terceiro capítulo de uma trilogia pois dá um final as histórias iniciadas e com um final feliz. Talvez seja um erro por não deixar nada em termos de história para um jogo posterior. É somente um pouqinho melhor do que os jogos anteriores.
Nota: 9,5
Fuga da Ilha dos Macacos - O mais fraco de todos. Não foi feito nem por Jonathan Ackley. Uma história fraca que teve inventar tudo como no segundo jogo da série. Inventou-se o Insulto Definitivo que nem de longe é um Big Whoop. Mas bem que poderia dar um jeito, como no segundo jogo, de não se ter um aventura com Guybrush casado recebendo ordens de Elaine.

Dois novos vilões mais ou menos mas com LeChuck irreconhecível, submisso e sem um pingo de maldade dos outros jogos. O jogo exagera muito no saudosismo e imita muita coisa dos primeiros jogos em vez de homenagear o que mostra uma falta de criatividade e uma preocupação em agradar aos fãs. Inventa-se uma história meio forçada que conflita em vários trechos de sua história contada nos outros jogos. Tem boas piadas, mas não em boa quantidade, sem muitos piratas e uma tolice chamada de Monkey Kombat. O visual de Guybrush está bem legal mas nada diferente dos que se vê hoje em vários personagens em 3D. A jogabilidade piorou pois é pior de andar com Guybrush e temos que achar vários objetos "utilizáveis" só com o movimento de cabeça dele. Os desafios estão bons mas om uma quantidade maios de desafios sem sentido.
O final do jogo é horrível e nos faz pensar que o jogo é pior do que ele é. Mas vale a pena por ser Guybrush. É um jogo bom mas nem de longe é bom quanto os outros.
Nota: 8,0