Tilion disse:
Considerem que, se Eru não se encaixa nos conceitos de "bom" e "mau", nada impede que, ao criar seus Filhos, ele apenas o estivesse fazendo para se divertir em um tabuleiro de xadrez universal... e isso para ele seria nada mais do que trivial, e nem "bom" ou "mau".
Eu vou tentar dar uma resposta para isso dentro do legendário.
Acho que essa idéia de que Eru poderia apenas ter criado um grande jogo para se distrair tem um problema: seria assim apenas se Eru não tivesse dado uma e a mesma natureza para todos os seres conscientes que ele criou. Mas ele fez isso. Todos os seres originalmente eram bons. Isso mostra que Eru se importa com seus seres conscientes. Se ele estivesse fazendo um jogo, ele não teria dado essa natureza, e para todos, igualmente. Ele queria que suas criaturas seguissem o caminho correto.
Mas nesse caso, alguém pode perguntar, por que alguns seres se desviam do caminho do bem, pretendido por Eru, se todos são criados bons? Outra pergunta: onde fica o Livre-arbítrio nisso tudo?
O Livre-arbítrio vale no sentido de que os seres conscientes podem se desviar do caminho do bem que era o intento de Eru para eles (e nesse caso, em última instância, eles vão certamente sofrer as consequências disso). Não me parece que livre-arbítrio e a idéia de que Eru criou todos os seres conscientes bons sejam contraditórias. Melkor é certamente um bom exemplo: se vocês olharem como o mal começou a aparecer nele, vocês vão ver que foi uma coisa gradual. No começo uma centelha de orgulho, só, que cresceu até dar no que deu. Um outro exemplo, menos óbvio mas mais interessante, é o de Míriel. Quase não aparece no Silma a idéia de que ela estava errada em querer morrer depois do nascimento de Fëanor, mas no HoME 10 essa idéia aparece claramente. Míriel não era má, não fez isso por maldade, mas a atitude dela deu motivo para que muitos males acontecessem. Se ela tivesse suportado viver, muita coisa ruim ( e também muita coisa bonita e boa) simplesmente não teria acontecido.
Bem que a Pearl podia aparecer por aqui agora...