Não vejo assim. Muito pelo contrário, nunca achei que Frodo falhou. Afinal de contas, como Tolkien mesmo afirma, destruir o Um Anel por vontade própria era impossível. Frodo também não se corrompeu. Ficou em posse do Um Anel por anos e anos, e o levou, acima de qualquer espectativa, o Precioso até as Fendas de Sauron, até o coração de Mordor, a Terra das Sombras, onde o poder de Sauron era mais forte do que qualquer outra força na TM.
Frodo recebeu o Um por herança, simples. Apenas continuou sua vida, como um hobbit sábio (para os padrões do Condado) e respeitado. Afirmo que Bilbo teria orgulho de Frodo pós-festa do Bolsão, afinal de contas, veria um hobbit diferente dos demais. Pois, mesmo sendo reservado, se encontrava com elfos ou até anões, e chegou a ser chamado (antes de chegar a Valfenda, vejam bem) um amigo-dos-elfos. Não era um hobbit comum.
Quando soube da importância do Um, fez o que Gandalf o recomendou, e sairia do Condado, abandonando tudo e todos, apenas para salvar aqueles que ele amava. Mas, teve a conspiração e ele acabou partindo do Condado com três companheiros. Conseguiu chegar a Valfenda com Um, e no caminho, feriu o Rei Bruxo, e suportou a vontade dos Espectros por 15 dias (feito pouco lembrado, mas muito importante). Em Valfenda, ele mesmo assumiu a responsabilidade de ser o portador do Um Anel de Sauron. Por vontade própria, decidiu carregar um fardo maior que qualquer outro da TM naqueles tempos.
Quando a comitiva chega em Rauros, Frodo decidi ir SOZINHO em direção a Terra Negra. Só não vai porque Sam o encontra. Por que faria isso? Para poupar (mais uma vez) aqueles quem ele ama. Mais uma vez é movido pelo amor aos seus amigos. Ainda nas Emyn Muil (tá certo?) surge Smeagol. Frodo poderia ter matado. Deveria ter matado Gollum, mas não o fez, pois se apiedou de Gollum, e por misericórdia e pena, decidiu levar Gollum consigo, tentando "resgatar" Smeagol de suas vida "fedegosa".
Após isso, houve o Portão Negro, Ithilien, Faramir, Vale Morgul, Laracna e Cirith Ungol....sabemos o que aconteceu, e em todos esses trechos, Frodo veio conduzindo sua missão da melhor forma possível. Foi pego por Laracna, pois não a tinha visto, mas por fim foi salvo pelo "acaso"(se é que podemos chamar de acaso) de existir uma batalha entre Orcs em Cirith Ungol, onde Sam pôde chegar no Torreão.
Assim, Frodo e seu companheiro conseguem chegar até o Coração de Mordor, atravessando o Morgai e as planícies de Gorgortoh.
Mas, ao chegar lá, enfrentando dezenas de obstáculos, problemas, lutas internas e externas, Frodo não consegue destruir o Um Anel. Por que se corrompeu? Ou por que era impossível, para qualquer um, destruir o Um Anel de Sauron nas fendas da Perdição? Tolkien diz isso. Tolkien afirma que era impossível. Se Gandalf sabia disso, eu não sei. Acho que nem faria diferença. Como Gandalf mesmo disse, foi uma atitude desesperada, a última esperança de destruir o poder de Sauron. E deu certo, o Um foi destruído. Por que? Porque Gollum apareceu, lutou com Frodo, arrancou o Anel de seu dedo (junto com seu dedo) e sem querer, tropeçou, e morreu, levando consigo o Um Anel, e todo o poder que restava a Sauron.
Agora, se analisarmos bem, veremos que Gollum só aparece lá no fim, pois Frodo muito antes disso teve pena dele. O caráter misericordioso de Frodo, fez com que Gollum estivesse ali, para cumprir seu destino. Frodo enfim, cumpriu a missão que ele mesmo aceitou, por vontade própria, como Gandalf mesmo diz: " O reino de Sauron está terminado! O Portador do Anel cumpriu sua Demanda".
Frodo não jogou o Um Anel na Fenda, mas foi o responsável para que isso acontecesse. Sua misericória, sua pena e sua bondade, fez com que Frodo foi "abençoado" pelo destino (ou melhor, recompensado), e o Um teve seu fim.
Agora, Frodo nunca teve como missão JOGAR O UM ANEL NAS FENDAS. Ele teve como demanda destruir o Um. E o Um foi destruído, de fato. Por força? Não. Por pena. Não foi a força de Frodo na hora H que fez com que Sauron fosse derrotado, foi a misericórida de Frodo, muito antes, que fez com que isso acontecesse. Graças a Frodo, e todo o seu caráter, o Um Anel foi queimado.
Temos que analisar TODA a demanda, e não só o último passo. Nas fendas, nem Frodo, nem Sam, nem Aragorn, Bilbo, Gimli...muito menos Galadriel, Gandalf....talvez, (mas Tolkien nunca diz isso, suposição minha) Tom Bombadil e mais ninguém. Mas, pelas atitudes de Frodo, o Um foi destruído. Ele consegue algo que mais nenhum ser conseguiria. É esse o ponto, entendem? Frodo fez mais que qualquer outro, ele conseguiu o impossível, que era destruir o Um! Isso é que é demais, e bem complexo, que deixa de ser clichê! Gollum só destroi o Um, pela misericória que Frodo teve com ele, nas Emyn Muil! E graças a Gollum e Frodo, Sauron teve seu fim.
Aí no final, concordo com o artigo: Tolkien é genial, não só em criar mundos, mas em criar personagens complexos, humanos, completos.
Sem contar a linda mensagem transmitida, em que a misericórdia de um ser, pode mudar o destino de todos. A clemência que é recompensada pelo sucesso.