Nob
Usuário
Knolex disse:Nob disse:O jeito de como as décadas são chamadas não importa. O que importa é o ano em que terminam e começam, que segue o mesmo modelo de séculos e milênios. Caso contrário, haveria um ano a mais.
Aparentemente você não leu NADA do que eu disse. Se a porcaria da denominação é apenas uma referência à terminação, e não uma medida de anos per se, ela se associa a essa referência. A década de 90 é a década cujos anos terminam em noventa-e-alguma-coisa, e portanto vai de 90 a 99. Entendeu? Não teria sentido eu me alongar tanto nisso no meu primeiro post, montando uma linha de raciocínio e dando exemplos, se não fosse pra explicar e sustentar um ponto, não acha?
A medida de décadas a partir do começo com terminação 0 e fim com terminação 9 é utilizada porque as pessoas passaram a utilizar a denominação "década de 90" e assim associaram a essas terminações. Mas nas pesquisas utilizam as terminações normais.
Por exemplo, veja essa notícia da Folha de São Paulo. Ali se diz "Na última década", associando com o fato de a pesquisa ser realizada nos anos de 1991 a 2000. O fato de as pessoas usarem a definição errada não altera a definição oficial.