Elrond Meio-Elfo disse:
As pessoas sofrem e morrem sem propósito algum. Turin amaldiçoou toda uma geração de povos, famílias e raças. Pessoas morreram de suas próprias mãos e devido a atos fúteis e infundados por nenhum propósito final. A Ruína de Glaurung? Foi por isso que Gondolin, Nargothrond, Brethil, Doriath, ou seja, quase toda a Terra-Média foi arrasada???? Para o cara se tornar a Ruína de Glaurung???? Qué isso....
Morgoth amaldiçoou toda uma geração de povos, famílias e raças. Toda a desgraça que porventura Túrin causou tem raízes no Vala, assim como Fëanor.
Querendo ou não, ele tinha um destino sim. Essa questão do "herói sofredor" é mais comum do que parece em mitologias e literatura em geral, e isso influenciou
Tolkien, de modo que ele colocou esse elemento na própria obra.
Ah, sim: Doriath foi destruída pela burrice de Thingol e com a ajuda da cobiça dos anões.
Elrond Meio-Elfo disse:
Livre-Arbítrio??? Que livre-arbítrio Turin Turanbar tinha???????? O cara era provavelmente o ÚNICO ser em toda a Terra-Média que não tinha controle nenhum sobre a sua vida e o seu destino. Seja através da maldição de Melkor ou através da vontade do próprio Iluvatar, Turin não teve nenhum controle sobre o rumo de sua vida, matou injustamente e traiu conscientemente.
O mesmo livre-arbítrio que todos os outros seres imbuídos da Chama Imperecível tinham. O fato de Morgoth o ter amaldiçoado não muda isso, pois não era ele quem decidia quem tinha a Chama Imperecível ou não. Ele apenas dificultou as coisas para Túrin, que também fez um monte de besteiras pelo próprio caráter irrascivel.
Não há como resumir secamente à "vontade de Ilúvatar", pois assim, ninguém teria realmente livre-arbítrio... o que não acontece.
Elrond Meio-Elfo disse:
Para muitos dos Filhos de Iluvatar muita coisa do que Turambar fez foi pura maldade. Para outros, foi o poder do Anel de Morgoth. Agora para outros foi simplesmente a vontade de Iluvatar, independentemente desta ser BOA ou MÁ.
Realmente muitos devem ter achado que Túrin foi um "propagador"
da maldade, mas muitos também tinham consciência de seu gênio indomável e da maldição de Morgoth, de modo que tinham cuidado ao fazer tais julgamentos.
Mas não independente da vontade de Eru ser boa ou má: para eles, para os que REALMENTE estavam a par das tradições originadas dos Valar, a vontade Dele SEMPRE era boa.
Elrond Meio-Elfo disse:
Não estou aqui questionando a bondade, maldade ou até mesmo o caráter de Turin veja, eu não acho que ele pretendeu ou teve muita escolha em muita coisa que se acometeu pra cima dele. Tudo aquilo era a vontade de Ilúvatar. Não teve nenhum propósito positivo final... porque a "Ruína de Glaurung" pra mim não cola... e muita gente morreu e sofreu por nada. O que eu estou fazendo aqui é questionar essa idéia de Iluvatar "bonzinho". Isso porque como observadores externos nós sabemos que muita coisa poderia ter sido diferente se ele fosse realmente "bonzinho". Pra mim ele não é bonzinho... e não é malzinho. E eu sou um Filho de "Iluvatar"... Pra mim ele apenas é. Pode até ser que eu tenha sido corrompido pelas sombras... quem sabe.
PP
É verdade que tudo
levava para o Fim que Eru já tinha planejado desde o Início, mas os
caminhos até esse fim eram de escolha de seus Filhos... nisso ele nunca interferiu (livre-arbítrio, lembra?).
Ninguém "sofreu e morreu" por nada. No Final, haveria o julgamento da parte de Eru, onde tudo seria refeito e reparado. Gostando ou não, temos que nos lembrar sempre do aspecto cristão disso, e assim, acaba fazendo mais sentido.
Pode-se questionarm pode-se não gostar, mas uma vez que Eru = Deus cristão, ele é totalmente bom sim.
O fato dele ser "realmente bonzinho" não significa que ele tem que interferir a favor de seus filhos. Se fizesse isso, ele seria um "ditador divino"; Ele, porém, lhes deu o livre-arbítrio pra levarem suas existências como bem entendessem, tendo que prestar contas a Ele apenas no Juízo Final.
Elrond Meio-Elfo disse:
Eu até questiono a "bondade" dos Valar. Oras, se eles eram tão "bons" assim, se Manwë e Mandos eram tão "bons", pra que se meter no "livre-arbítrio" dos noldor e expulsá-los e amaldiçoá-los de volta à Terra-Média e assombrá-los repetimente com desgraças, destruição e ruína.....
Os noldor causaram sua própria desgraça, e principalmente por causa do temperamento de Fëanor (apenas Finarfin recobrou o juízo a tempo). Eles não se meteram no livre-arbítrio deles, tanto que não os expulsaram: os noldor foram embora porque
quiseram; o que Mandos fez foi
julgá-los, já que essa era sua função, pelo Fratricídio de Alqualondë. Os noldor procuraram tudo o que receberam. O Juramento de Fëanor foi a desgraça maior dos noldor.
Elrond Meio-Elfo disse:
Resumindo, vc precisa ser MUITO crente pra achar que todos os fatores estão trabalhando a seu favor..... Mas isso aqui já tá ficando muito religioso pro meu gosto......
Mas Tolkien realmente era MUITO crente nesse sentido, de modo que tudo isso se justifica. Está tudo no Letters, para quem quiser conferir.