É uma pena que foi pouco explorada. Se o prólogo mostrasse mais imagens da batalha mostrando mais o Gil Galad, Elendil, Anárion, Isildur, Elrond, Cirdan e os demais exércitos com certeza ficaria bem melhor do que já está.
Mais batalha da Última Aliança, nós todos certamente gostaríamos de ver, o problema é o tempo mesmo. Esses acontecimentos são muito (e foram no prólogo) importantes para se entender o resto do filme, principalmente para quem nunca leu Tolkien. Mas SdA não é sobre isso. Assim, a explicação sobre a origem do Anel, de como foi perdido e achado novamente, teve de ser rápida para dar lugar à história principal.
Nos storyboards da pré-visualização, no momento que o narrador diz
"e alguns nascidos para não morrer, a quem a idade e a doença não tocavam, encontraram a morte. Gil-galad foi morto. Elendil tombou", Sauron pega Gil-galad pelo pescoço e o levanta até o nível de sua face. Nesse instante, pelos desenhos, nota-se que o corpo do Rei-Élfico arde em chamas, como se só de olhar para ele, Sauron tivesse a capacidade de queimá-lo vivo. No quadro seguinte ele joga o corpo de Gil-galad para longe e ataca Elendil.
Não me lembro como é que Gil-galad morre nessa batalha, alguém que saiba, por favor, diga aqui, mas se não foi dessa maneira, ou seja, imolado vivo por um poder de Sauron, seria mais uma cena para a galera aqui criticar e dizer que está diferente do que Tolkien escreveu. Portanto, eu deixaria o prólogo com as personagens que ele tem.