A respeito da queda de Elendil e Gil-Galad, há uma série de vertentes/pontos de vistas que tentam trazer "à luz"/mais informações que não temos tanto no legendarium. Ora, o mesmo Sauron que ficou 7 anos "ruminando" na torre de Barad-dûr, enquanto os exércitos de homens, elfos e anões estreitavam o cerco à sua fortaleza, veio (lógico, é um exercício de imaginação ou "extrapolação") a utilizar seus "maquinários" e servos em suas contendas contra os seus inimigos, mas além disso há 2 pontos que me passavam desapercebido outrora:
Ponto 1:
"Sitiaram a fortaleza por sete anos e sofreram perdas pelo fogo, por lanças e setas do inimigo, e Sauron fez muitas investidas contra eles" (Silmarillion - Dos anéis de poder e da Terceira Era - 374).
Me parece que, além dos meios convencionais, creio que Sauron utilizou-se (acho que por algum tempo fez uso disso; pois ele aparenta ter refeito seu Fana, mas não ter se "recuperado a totalidade do seu poder") dos fogos advindos das entranhas da terra de Mordor; meio que "invocar"/requerer a saída do magma para atingir seus inimigos (lembrar que ele usou o magma em seus feitiços e em sua forja). Se isso realmente ocorreu, parabéns aos elfos-homens-anões (quem sabe estes últimos tenha sido a salvação dos exércitos, é algo a ser discutido, eu acho) por serem capazes de manter e pressionar o cerco à Sauron.
Ponto 2:
"No final, porém, o cerco era tão rigoroso, que o próprio Sauron se apresentou; e lutou com Gil-Galad e Elendil, matando os dois; e a espada de Elendil quebrou quando ele tombou." (Silmarillion - Dos anéis de poder e da Terceira Era - 375).
Sem dissentir:
"Eu vi o último combate nas encostas de Orodruin, onde Gil-galad morreu, e Elendil caiu, e Narsil se quebrou sob seu corpo."
A somatória dessas duas passagens vão remeter a dois fatos, ou seja, a de que Sauron, mesmo diante de uma hoste de inimigos que cercaram totalmente seu refúgio, conseguiu "abrir caminho" (para mim lutando, mas não necessariamente sozinho) e atravessar a "estrada" que separa a torre da montanha da perdição, ou seja, se estou certo ele atravessou de 20-30 milhas de distância (deve de ter sido uma carnificina), perseguido (no mínimo pelos 5 grandes combatentes) e chegou a Orodruin, mas porque? Porque ele para lá foi?
A resposta mais óbvia, que eu também vejo, é a de que estando lá, ele poderia se utilizar do acúmulo de Elemento-morgoth que se concentra no interior do vulcão e utilizar o anel, bem, pra vencer ou fazer pagar caro sua existência.
Mas para mim, há outro motivo, pois vejamos:
"Sam chegara ao coração do reino de Sauron, e às forjas de seu antigo poder, as maiores da Terra-média; ali todos os poderes eram subjugados." (O retorno do rei - A montanha da perdição, pag. 1001).
Invulnerabilidade? Anulação de todos os poderes? Teria ocorrido algo "semelhante" quando Sauron estava no pináculo da sua torre de sacrifícios em Númenor (estaria com/sendo trazido elemento morgoth com os sacrifícios)? Ora, a luz de Earendil (que Tolkien, salvo me engano, considerava a luz da Silmarill como sendo "análogo" à luz do espírito santo: Acho que há um artigo de Ilmarinen, salvo me engano, que fala sobre isso...vou procurar) oriunda da pedra na testa de Earendil fora anulada.
Dessa forma, tomando a ideia trazida já aqui no fórum, a de que Sauron pudesse "virar um novo Melkor", e tomando-se também (trazida no fórum) a função do elemento-morgoth "aumentar o poder de Sauron", no final, poderia Sauron realmente suplantar os poderes do mundo por esse "meio" que tentei abordar aqui no tópico? (em todas as discussões de "O que aconteceria se Sauron tomasse o um anel na 3ª era, acho que isso seria uma das poucas formas de Sauron ficar meio que "quase-absoluto").
"Então os raios aumentaram e mataram homens nas colinas, nos campos e nas ruas da cidade. E uma faísca de fogo atingiu em cheio a cúpula do templo e a fendeu, e ela ficou envolta em chamas. Mas o templo em si não sofreu abalo, e Sauron ficou de pé em seu pináculo, desafiando os relâmpagos sem ser atingido."
Havia então uma tolerância quanto a danos "mágicos"/subcriativos? Se assim o for, parabéns a quem forjou Narsil e Aeglos, parabéns mesmo. E sorte da Terra-média Sauron não ter chegado "dentro da montanha".