Pra mim, considerando o modo como o "vulto" nuvem Sauron, MESMO DEPOIS da destruição do Anel, ameaçava obliterar os sobreviventes/vencedores da Guerra do Anel e teve que ser varrido por um vento "providencial" "manwëniano" pra mim tá muito lógico que ele seria muito mais capaz de realizar a "façanha" de peitar Manwë caso o Anel estivesse intacto e na sua posse no fim da Terceira Era, Tar Mairon.
É, penso, meio que dedução lógica; o Anel e ele tiveram 3019 anos pra acumular energia sem comparativo dispêndio em relação ao da Segunda Era. Peitar Celebrimbor, Galadriel, Gil-Galad, Elrond e Celeborn, além do reencarnado Glorfindel) e manter domínio mental sobre numenorianos/numenorianos negros além dos caóticos orcs, não era fácil.
Pintura aquarelada do próprio Tolkien mostrando a nuvem Sauron
Era daí que vinha a quase meia dúzia e um cadinho mais de "nuvens Vingador" do Caverna do Dragão nos oitenta( eu contei 7 até agora).Hauhauhau.
And even as he spoke the earth rocked beneath their feet. Then rising swiftly up, far above the Towers of the Black Gate, high above the mountains, a vast soaring darkness sprang into the sky, flickering with fire. The earth groaned and quaked. The Towers of the Teeth swayed, tottered, and fell down; the mighty rampart crumbled; the Black Gate was hurled in ruin; and from far away, now dim, now growing, now mounting to the clouds, there came a drumming rumble, a roar, a long echoing roll of ruinous noise.
‘The realm of Sauron is ended!’ said Gandalf. ‘The Ring-bearer has fulfilled his Quest.’ And as the Captains gazed south to the Land of Mordor, it seemed to them that, black against the pall of cloud, there rose a huge shape of shadow, impenetrable, lightning-crowned, filling all the sky. Enormous it reared above the world, and stretched out towards them a vast threatening hand, terrible but impotent: for even as it leaned over them, a great wind took it, and it was all blown away, and passed; and then a hush fell.
Bônus: um dos episódios melhores escritos pelo ótimo Michael Reaves, nuvem vingador "saurônica" com mãozinha ameaçadora no final.
http://www.youtube.com/embed/o8XB8TOjY0g
http://www.youtube.com/embed/WC1XFePiY08
http://www.youtube.com/embed/mLHiNh7qPwk
E, ademais, o "ataque/retaliação" dos Valar, nuvens de Manwë na Segunda Era, não era tanto contra a PESSOA FÍSICA de Sauron mas, sim, contra o templo profano erguido por ele no centro de Armenelos. Ele estava, sim, de posse do Anel do Poder em Númenor( os comentários de Tolkien a esse respeito NÃO SE CONTRADIZEM da maneira que as exposições do Gandalf sobre o Anel se opõem, é a expressão
"munir-se de novo" que em inglês é mesmo ambígua).
E7. Where was the One Ring while Sauron was in Númenor?
(last revised 12 Oct 2002 )
On his finger. “He naturally had the One Ring, and so very soon dominated the minds and wills of most of the Númenóreans.” [L #211 (279)]
Tolkien’s very clear statement agrees with the logic of Sauron’s character. Sauron had two choices: take the ring with him to Númenor, or leave it in Middle-earth. But nowhere there would be safe, from his point of view: while he spent decades in Númenor, anyone might have found the Ring and claimed it. Sauron would never risk that.
Some people are misled by Tolkien’s statement that Sauron “took up again” the Ring after making himself a new body [Silm: Rings (292)]. All that means is that he first completed the new body, then turned again to his plans for world domination.
Steuard Jensen has written on this topic; see “Where was the Ring when Númenor was destroyed?”
A propósito:
o mais provável é que os Valar NÃO QUERIAM matar Sauron daquele jeito em Númenor porque o transformariam em mártir da causa do pirado Ar-Pharazôn. E, sabiam que ,tb, com a energia do Anel, ele reencarnaria relativamente depressa de qualquer modo. ( Há até que se cogitar que Sauron QUISESSE que eles fizessem isso. Imaginem ele reencenando uma ressurreição em Númenor depois de uns cinco anos desaparecido depois de Ar Pharazôn e sua esquadra terem morrido/sido presos em Aman...: "É vc Mestre? Vc voltou pra nós!!!")
Então vamos ressaltar alguns pontos que as citações feitas aqui definiram:
a)Tolkien NUNCA QUIS sugerir que Sauron NÃO LEVOU o Anel pra Númenor.
b)Vou destacar que, a respeito da confrontação com a ira de Manwë, lembremos que Sauron é que subiu pra arrostar a fúria da tempestade elétrica, o ataque não era dirigido a ele especificamente.
E, mesmo assim, devemos presumir, ele gastou UM BOM BOCADO da energia absorvida pra fazer aquilo, já que, depois da destruição de seu fána, caindo junto com Númenor e levitando/teleportando o Anel pra Terra Média ( além de ter influenciado a mente dos Numenorianos "suscetíveis"), ele levou CEM ANOS pra reconstruir o fána, mesmo conservando a posse do Anel. Compare isso com a manifestação da energia absorvida na "sombra" ( fána dissipado" da "nuvem Sauron") depois do Anel estar destruído e da Torre Negra ter esboroado.
Pra mim, isso mostra CLARAMENTE a diferença de energia acumulada no vínculo simbiótico/simpático Sauron/Anel no fim da Terceira Era.
c)A minha conclusão pessoal da discussão de evidência é a seguinte: Tolkien, QUANDO REDIGIA o livro, tinha MESMO INTENÇÃO de estabelecer que Sauron tinha sido MAIS PODEROSO com a posse física do Anel na Segunda Era, mas, à medida que ele prosseguiu na redação do romance, e, depois, ao revisá-lo, PRINCIPALMENTE pra Segunda Edição, eu PENSO que ele começou a perceber que o aumento de potência mostrado por Sauron ( implícito em diversas coisas já comentadas) concomitante com O AUMENTO exponencial da dependência do Anel, sugeriu na cabeça dele a noção de revisar TOTALMENTE a metafísica do SdA e da Segunda Era inteira no tocante ao problema dos anéis, de maneira que, no fim, me parece que a idéia MAIS CONSISTENTE com a forma publicada do livro é a de que Sauron ERA MAIS PODEROSO na Terceira, mesmo sem a posse física do objeto,
(ele "casou", simbólica e metafisicamente, com o Elemento Morgoth, colocando parte do seu espírito no ouro ( elemento mais corrupto em termos de EM) do Anel e selando a "aliança" com um puta spell que ELE MESMO não podia desfazer) e que sua sanha pra conseguir o Anel de volta no SdA NÃO ERA, ao contrário do que Gandalf dizia/pensava no A Sombra do Passado, pra obter força pra solapar o resto da resistência ( coisa que, foi revelado depois, ele JÁ POSSUÍA de sobra) mas, sim, por um MEDO TERRÍVEL de alguém conseguir usar o Anel CONTRA ELE
Caso um novo "Senhor do Anel" pudesse quebrar os spells de controle que o vinculavam na sua forma encarnada ao Anel, (pelo menos a "titularidade" do link podia ser quebrada, ou seja, a presença do espírito de Sauron no anel era inexpurgável, mas sua "transmissão" de energia pra "matriz" no corpo encarnado
podia ser redirecionada por alguém com a posse física do Um), isso implicaria, inevitavelmente, como Tolkien disse, na "possessão" progressiva dessa pessoa hipotética pelo "sauron" "pseudo-alma" ("horcrux") dentro do Anel) ( "ele (o Anel) seria o vencedor no final").
Se isso fosse feito, e Tolkien disse que só Gandalf teria chance de conseguir,É possível que o novo "dono" do Anel pudesse, inclusive, SUGAR o poder já acumulado no fána de Sauron. Realmente faz sentido ele TER TANTO MEDO como tinha.
Emblematicamente: meu post 666 no fórum
Só pra deixar um bocadinho mais claro sem exceder minha contagem "cabalística" de posts: os três problemas de continuidade principais que Tolkien pretendia resolver com o Retcon aditivo/modificativo do Elemento Morgoth no Anel do Poder.
a) Se fosse do jeito que Tolkien tinha originalmente planejado e Sauron tivesse PERDIDO PODER sem o Anel mas, mesmo assim, o Senhor das Trevas já era tão monumentalmente poderoso no fim da Terceira Era ao ponto de manipular o clima, provocar e controlar erupções vulcânicas, sismos e cobertor cinéreo enfeitiçado, mandar, potencialmente, em Smaug, despertar o Perdição de Durin, SEM O ANEL e 3000 anos depois de perdê-lo, COMO justificar que ele teria sido derrotado na Segunda Era COM O ANEL DO PODER no dedo e sendo MAIS PODEROSO SEM transformar, retroativamente, elfos e numenorianos em Super saiyajins e desfigurar o Legendarium?
b)Como justificar o comportamento aparentemente complacente e moroso do Conselho Branco ( mesmo descontando a sabotagem e FDPtagem do Saruman) ao analisar o nível de perigo de Sauron e agir de acordo( "tolerando" a presença de Sauron em Dol Guldur durante 1500 anos) sendo que, OBVIAMENTE, à medida que o tempo passava, ele era MUITO PERIGOSO mesmo sem o Anel? Resposta: julgando pelos comentários de Gandalf no início, fica inferido que eles o achavam MUITO MENOS ameaçador do que, de fato, era e que eles NÃO ENTENDIAM, verdadeiramente, a magnitude da ameaça representada por Sauron e pelo Anel até, praticamente, o MEIO da narrativa. Eles NÃO SABIAM do lance todo da captação de Elemento Morgoth porque, inclusive, a única pessoa que poderia ter inferido a coisa, Celebrimbor, não estava mais no Mundo dos Vivos e, como Tolkien mesmo disse, Sauron FINGIU um nível MUITO MAIS BAIXO de poder amealhado e deu a eles uma falsa impressão de segurança. Meu palpite: Sauron usou o entendimento original do próprio autor( Tolkien) sobre a metafísica do Esquema dos Anéis como um smokescreen sobre o VERDADEIRO perigo que ele representava. Os Sábios achavam que os Anéis davam acesso "só" à potência subcriativa doada por Sauron e pelos elfos de Eregion liderados por Celebrimbor e, quando muito, a uma parcela comparativamente ínfima do poder do Fogo Secreto e do Elemento Morgoth e não que ele fosse uma bateria/dínamo/torre parabólica de EM em escala global.
Pode ser vergonhoso para quem se diz fã devoto, mas acho que eu nunca entendi exatamente este ponto central da história: o propósito do Um Anel.
Por que Sauron resolveu correr tamanho risco? e
de que modo ele exercia poder sobre os demais? Afinal, ao forjá-lo, ele não
somou poderes, ele apenas os dividiu entre o seu próprio corpo e o Anel, correto? E de que modo isso foi benéfico para ele: ele conseguia controlar
as ações daqueles que portavam os outros anéis? O que ele chegou a ganhar, efetivamente, com isso?
Alguém pode me explicar com o máximo de detalhes, por favor? Não aguento mais amigos me perguntarem isso e eu ter que desconversar.
c)Como explicar o aumento de nível de poder de Sauron e sua recuperação MESMO SEM a posse física do Anel? Inclusive os acréscimos, dispêndios e regenerações de poder da Segunda Era sendo que a potência subcriativa colocada no Anel tinha que ter valor constante e não ser renovável? Inclusive,
como o postador iniciador do tópico aqui inferiu: pra apostar ou investir TANTO PODER ASSIM num objeto externo que podia lhe ser tirado, Sauron tinha que GANHAR algo MUITO PRECIOSO em troca além da mera "eficiência," rapidez de "máquina" pra fazer coisas (a la rubi do Sandman). O EM preenche essa lacuna lógica e ainda explica as outras.