O voto obrigatório serve para legitimar as elites intelectuais e políticas que governam (e sempre governaram) este país. Explico: se o voto fosse facultativo neste sistema eleitoral que possuímos, seria uma alternativa, por exemplo, para esta eleição onde se tem de optar não pelo melhor, mas pelo menos pior dentre os candidatos (uma vez que se sabe que, ganhe quem ganhar, as políticas governamentais continuarão as mesmas) o voto nulo, pois como a abstenção seria (sempre é) mais significativa, através do voto nulo poderia-se regeitar a totalidade dos candidatos e forçar os partidos a apresentarem outros (isto consta da lei eleitoral). Como o voto é obrigatório, para que este fato ocorra, seriam necessários 51% do total de votos válidos (e os nulos são válidos, para este cômputo) o que é impossível de se alcançar com um colégio eleitoral tão grande.
Sou pelo voto nulo num sistema de voto facultativo. Neste que está aí, ainda vou pensar no assunto!
santa aquerupita... bem como você não citou QUAL lei eleitoral, então tive de buscar por conta própria. Suponho que neste caso, você só esteja interessado na eleição para presidente:
Constituição
http://www6.senado.gov.br/con1988/CON1988_08.03.2006/CON1988.htm
§ 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
Uma pequena busca no google, já vi gente interpretando de acordo com o próprio nariz esse pequeno parágrafo, alguns até falando que enquanto não for considerado nulo o voto é válido.
De manha a globo chamou atenção sobre votos nulos e urnas nulas, mas não achei qualquer menção disto na legislação eleitoral ainda. Mas faria sentido, como a suspeita na Florida quando houve o combate Bush/Gore, ou mesmo agora no méxico com suspeitas de urnas fraudadas, etc.
Com isso e com o advoquês de um defensor do voto nulo de outro fórum, fui procurar documentação da própria justiça eleitoral, ao invés de procurar a interpretação de trocentos neguinhos que disse-que-disse...
http://www.tse.gov.br/internet/index.html
em especifico sobre a legislação (no frame, pedindo para abrir em janela separada o link é o seguinte
http://www.tse.gov.br/servicos_online/legislacao/index.html
de fato, na página 118, artigo 212 fala sobre esse comentário da rede globo: votos nulos não são a mesma coisa que votos de seções/urnas anuladas...
essa impressão foi reforçada quando li Sobre a Nulidade da votação (e não do voto, se me entendem), na página 120, que versa mais sobre MARACUTAIAS que podem acontecer durante as eleições, podendo o TSE anular a eleição quando a nulidade dos votos atingir mais de 50% dos votos país. Outro ponto que volta e meia escuto dos defensores do voto nulo e que foi interpretado do jeito que quiseram (mas que no final das contas não adianta nada nem para os próprios defensores)
Ou seja, seria válido como no caso das do México quando rondou a suspeita de fraudes em inúmeras urnas.
Mas no final, isso foi divertido porque numa palestra há pouco tempo, percebi que realmente minha carreira não requer conhecimentos legislativos, e o palestrante instou a gente a procurar aprender um pouquito... E como o Tisf notou, sem real educação política acontece isso de até gente com melhor educação entender errado um texto e se abster de um direito pensando que com isso consegue mudar o mundo.
No meu caso, o que ando preocupada é com eleição pra senador e deputado estadual, porque eu já escolhi o federal. O estadual descobri que é um pilantra, e não vou votar mais nele. Sobre senador, acho ele um bunda mole e não quero mais votar nele. E como podemos ver, quando temos inúmeros sanguessugas, um bunda mole faz muita diferença em não fazer nada para mudar porra nenhuma, "apesar de ser honesto"

E como eu disse, não quero votar no sanguessuga.
Isso porque eu tenho certa educação política e me POLICIEI para lembrar quais foram meus candidatos no passado, vigiei e monitorei suas condutas, para não recontratá-los.
O que é outro ponto que me irrita nesses tablóides sensacionalistas. Ficam reclamando que não podem demitir os safados, blablabla...
ora pois... se quando AS VEZES a justiça impugna a elegibilidade de um FDP, ou seja, faz o serviço, e depois vem todo o povo e vota no FDP, eu começo a achar que as pessoas são meio loucas.
ah, outro rambling... página 102 do volume 1, sobre a contagem é interessante a parte sobre votar em legenda. Parece (voto escrito) que quando votava em vários de um partido automaticamente era considerado daquele partido...